#226 O relatório Digital 2024
0
0

#226 O relatório Digital 2024

Os destaques do principal relatório sobre o cenário de digital no mundo.

Gabriel Ishida
4 min
0
0

#RECADO Estou com uma nova newsletter! Não há periodicidade definida, mas será um espaço para eu falar mais sobre minhas experiências e o que tenho visto de interessante por aí, dentro do mercado ou não. E aqui está a primeira edição.

Email image

Saiu mais uma edição da tradicional pesquisa Digital da We Are Social com a Meltwater. Essa pesquisa mostra muitos dados sobre o consumo e comportamento no digital no mundo e em diversos países. Na minha opinião, é a fonte mais completa de dados de internet e redes sociais que existe.

E, como sempre, trago os principais destaques na minha visão.

Um cenário geral no mundo

Email image

Ainda espanta saber que mais de 33% da população mundial ainda não tem acesso a internet. Por outro lado, 93% dos usuários de internet possuem algum perfil em rede social.

A Índia superou a China no número de população, com 1,43 bilhão de habitantes vs. 1,42 bilhão da China. Brasil está em sétimo lugar no ranking das nações mais populosas do mundo com 217 milhões.

Email image

Outro dado interessante é o uso de devices. Me surpreendeu os 18,9% dos usuários de internet que possuem algum console de videogame e os 4,7% com aparelho de realidade virtual. Achei que seria bem menos pessoas em ambos casos, o que mostra o potencial de crescimento que existe na área de games/e-sports e metaverso.

Email image

Por outro lado, Índia possui quase metade dos habitantes ainda sem acesso a internet, enquanto que o Brasil já está com 86% de adoção, bem acima da média global (67%). Além disso, o Brasil é o segundo país com mais tempo de uso diário de internet, perdendo apenas para África do Sul.

Email image

Outro dado importante que é o volume de tráfego de internet que o Google Chrome é responsável. Essa informação nos dá a dimensão dos impactos do fim dos cookies de terceiros no Chrome, ou seja, quase 70% do tráfego é feito no Google Chrome, logo, esse volume sofreria perda de dados coletados por terceiros.

Email image

Cenário das redes sociais

Email image

Apesar dos diversos comentários sobre a morte do Facebook, a rede social ainda é a mais usada mensalmente no mundo, com YouTube, Instagram e WhatsApp logo em seguida. TikTok se firma como a quinta força e a tendência é alcançar o Instagram.

O Brasil se destaca sendo o país com a maior média de redes sociais usadas mensalmente pelos usuários. Eu sinceramente não consigo listar 8 redes sociais que tenho algum uso frequente.

Email image

Apesar do domínio de usuários mensais do Facebook e YouTube, o TikTok lidera como a rede social mais consumida mensalmente pelos usuários. Aqui podemos apontar seu algoritmo de recomendação, que é bastante certeiro para manter o usuário consumindo os diversos vídeos sem parar.

Email image

Outro dado interessante é o percentual de usuários que seguem algum influenciador digital nas redes sociais. O Brasil (40%) está muito acima da média global (22%).

Email image

E, por fim, dois dados sobre mídia: a média de CPC em Search Ads e CPM de Social Media. Ambos tiveram leve queda comparado com o último trimestre de 2023.

Email image
Email image

Há ainda a versão detalhada brasileira, mas eu irei separar uma edição da newsletter para uma análise mais aprofundada.

Para ver a pesquisa completa gratuitamente, clique aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

Itaú mantém liderança no ranking Brand Finance 2024

Email image

Pelo oitavo ano consecutivo, o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil, de acordo com a Brand Finance. O banco manteve a liderança apesar da queda de 4,4% no valor da marca (US$ 8,4 bilhões).

Com quatro marcas entre as 10 primeiras colocações, o setor bancário é o principal destaque. Além do Itaú, aparecem Banco do Brasil (segunda colocação), Bradesco (terceira) e Caixa (sexta).

A Localiza se tornou a marca que mais cresceu no Brasil, saltando do 16ª posição para a 7ª, dobrando seu valor de marca. Na sequência, aparecem duas marcas de varejo: Pão de Açúcar, com crescimento de 65%, e Extra, com alta de 59%.

Ao todo, as 100 marcas brasileiras mais valiosas alcançaram valor de US$ 77,2 bilhões. O número representa um aumento de 4% em relação a 2023.

Vi no Meio e Mensagem