As possibilidades dos games para anúncios e ativações.
#LIVROS Adicionei novos livros para venda no Enjoei. Todos praticamente novos. Destaco os livros "Propaganda Subliminar Multimídia" e o clássico "Planejamento de Mídia". | ||
Game Media (ou Brand Gaming) é a inserção de anúncios publicitários no universo dos jogos. Esse novo canal de mídia é resultado do grande investimento que existe em games no mundo: é a indústria que mais movimenta dinheiro dentro da área de entretenimento, com mais de 163,1 bilhões de dólares ao ano, superando as indústrias do cinema e da música juntas. | ||
No Brasil, a perspectiva também é otimista: crescimento acima dos 10% a cada ano e com previsão de 3,5 bilhões de dólares em 2025. Então, com um cenário promissor, é natural que as plataformas comecem a desenvolver soluções de anúncios dentro dos jogos, principalmente se considerarmos a extinção dos cookies 3rd party, pois nos jogos temos a possibilidade de uma publicidade muito mais contextualizada (sem dependência de cookies 3rd party) e com uma vasta audiência imersa naquele canal. | ||
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Para Rafael Leitão, fundador da Tekoa, consultoria especializada em Growth e Game Media, há inúmeras possibilidades de ativação dentro dos games. Ele destaca a mídia In-Game (via Display ou Vídeo), DOOH (Digital Out of Home - conforme exemplo abaixo), em CTV (TVs Conectadas) e as ativações em apps mobile. Ele reforça que boa parte desses formatos já podem ser negociados em mídia programática e em tempo real, podendo ativar os gamers no momento certo. | ||
Especialmente em mobile, há diversos tipos de formatos. Tanto dentro dos próprios jogos mobile (formato in game) quanto em outros apps. Um formato interessante é o anúncio jogável (Playable Ads - exemplo abaixo), onde o usuário experimenta a jogabilidade do jogo promovido, atraindo retenção e atenção para o anúncio. | ||
Temos diversos cases de Game Media no Brasil, mas destaco esse feito pela Rappi em parceria com a Pepsico para promover a "Semana do Salgadinho" no jogo GTA. Para Leitão, esse case possibilitou integrar a dinâmica do jogo (o usuário comia um salgadinho e ganhava mais força no jogo) com a geração de vendas para a Rappi (havia cupons e link direto para a compra durante a experiência no jogo). Veja o case no vídeo abaixo. | ||
#PUBLI Para saber mais sobre Game Media, dá uma olhada no site da Tekoa e descubra como fazer ativações de anúncios em games com uma visão integrada de todos os canais. | ||
NOVIDADE DA SEMANA | ||
Cenp-Meios registra crescimento de 23% no primeiro trimestre de 2024 | ||
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Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024, o Cenp-Meios registrou a movimentação de R$ 4,573 bilhões em compra de mídia, 23% maior do que o mesmo período em 2023. | ||
Retomada da economia e o ano com Olimpíadas podem ter contribuído para esse aumento no início do ano. Todos os meios tiveram crescimento, exceto Jornal. | ||
Vi no Meio e Mensagem |