#124 Alguns dados do mercado para 2022
0
0

#124 Alguns dados do mercado para 2022

Iniciando o ano com dados de redes sociais, influencer marketing, e-commerce e e-sports

Gabriel Ishida
3 min
0
0

#TBTé a edição #23onde listo as tendências de MarTech para os próximos anos. Muita coisa se tornou realidade.

Email image

Para começar 2022, eu trouxe alguns dados e projeções que podem ajudar a embasar seu planejamento ou estratégia para esse ano.

Redes Sociais

  • No Brasil, estimativa de 159 milhões de usuários de redes sociais em 2021 e projeção de 165 milhões para 2022 (Statista);
  • 74,3% de penetração nos usuários brasileiros em 2021 e previsão de 76,8% para 2022 (Statista);
  • 3,78 bilhões de usuários de redes sociais no mundo em 2021 e projeção de 3,96 bilhões para 2022 (Statista);
  • YouTube é a rede social mais usada no Brasil (96% dos usuários a utilizam), seguida de WhatsApp (91%) e Facebook (89%) (We Are Social e Hootsuite);
  • No mundo, o Facebook é a rede social com o maior número de usuários ativos mensalmente (MAU = Monthly Active Users), com 2,7 bilhões de usuários. YouTube vem em seguida com 2 bilhões e o Instagram é o quarto com 1,16 bilhões. Apesar do crescimento exponencial nos últimos dois anos, TikTok possui 689 milhões de MAU (Broadband Search)
Email image
  • No Brasil em 2021, Facebook possui cerca de 130 milhões de usuários. Em segundo lugar, vem o YouTube com 127 milhões, seguido de Instagram com 99 milhões, LinkedIn com 45 milhões e Twitter com 16 milhões (We Are Social e Hootsuite).

E-Sports

  • Mercado global de games gerou 180 bilhões de dólares em 2021, 1,4% maior do que 2020, sendo que 52% foi para games mobile e 27% para consoles (Newzoo);
  • 3 bilhões de jogadores no mundo em 2021 (5,5% maior que 2020) com 55% concentrado na Ásia (Newzoo);
  • Quase 1,1 bilhões de dólares em receitas vindas de e-sports em 2021 (crescimento de 14,5% comparado a 2020) com 60% vindo de patrocínios (Newzoo);
  • Twitch é a líder disparada de horas em streaming, com 23,3 bilhões de horas assistidas. YouTube aparece em segundo com 4,5 bilhões de horas (Newzoo).

E-commerce

  • No Brasil, primeiro semestre de 2021 apresentou um crescimento de 57,4% em relação à 2020, faturando 53,4 bilhões de reais (Terra/Webshoppers);
  • A projeção para todo o ano de 2021 no Brasil é de um faturamento de 304 bilhões de reais, crescimento de 38% comparado com 2020 (Olhar Digital/CNC);
  • Mobile commerce ganhou força mundialmente e nos EUA já representam 6% das vendas do varejo. A expectativa é que suba para 10% em 2025 (eMarketer).

Influencer Marketing

  • No mundo, estima-se que foram investidos 13,8 bilhões de dólares em 2021, um crescimento de 43% comparado com 2020 e estima-se que atingiremos 25 bilhões em 2022 (Exame/Forbes);
  • 40% dos brasileiros já compraram algum produto por causa de influenciadores digitais, sendo a nação com maior impacto de influencer marketing (YouPix/Statista);
  • No Brasil, em 2021 as marcas aumentaram 71% o investimento em influencer marketing (YouPix);

São dados básicos, mas nos links de referência temos outros dados mais detalhados para você se preparar para esse ano.

Feliz 2022 para todos nós!

NOVIDADE DA SEMANA

Kantar Ibope atualiza o cálculo de ponto de audiência televisiva para 2022

Email image

Para acompanhar as variações populacionais e geográficas, o Kantar Ibope atualiza a forma de cálculo dos pontos televisivos anualmente.

Em 2021, um ponto de audiência significava 268.278 domicílios ou 716.007 indivíduos nos 15 mercados atendidos pelo Ibope. Para 2022, passa a ser 258.821 domicílios ou 713.821 indivíduos.

Na Grande São Paulo, um ponto de audiência televisiva em 2022 representa 74.666 domicílios ou 205.755 indivíduos. Abaixo os dados para cada mercado:

Email image

Vi no Meio & Mensagem