#M02 - O paradoxo do ambicioso
46
6

#M02 - O paradoxo do ambicioso

Existe um paradoxo presente na vida das pessoas ambiciosas: "quanto mais eu conquisto, mais distante eu fico da minha ambição". Estranho, né?

Gabriel Costa
5 min
46
6

Engenheira pela Unicamp. MBA em Columbia. Atualmente trabalha na Amazon na Califórnia.

Carreira incrível né?

Esse é o resumo da história de uma grande amiga que ano passado veio me pedir uma conversa sobre carreira (minha filha, como eu posso te ajudar se eu só tenho 1/3 disso e olhe lá? uahhuahuahua).

Tivemos a conversa e o que eu só conseguia pensar depois era: “Como que alguém com tantas conquistas e provações está insegura? O que mais precisa acontecer pra ela entender que está bem acima da média e já conquistou muito mais do que a maioria das pessoas?”

E pensando bem, nos últimos anos tive conversas muito parecidas com pessoas em situações muito similares: muitas conquistas, mas infelizes e cheias de inseguranças. Só alimentando a síndrome do impostor.

Então eu percebi que existia algo em comum entre elas e eu chamei do “O paradoxo do ambicioso”. Em resumo é: quanto mais eu conquisto, mais distante eu fico da minha ambição.

Esquisito né?

Por isso é um paradoxo (também tô usando esse termo para parecer que eu sou mais intelectual 🤓).

O ciclo vicioso

O que acontece é o seguinte: Você começa a sua vida acadêmica/profissional com uma determinada ambição (fruto do seu meio e das suas referências). Tudo certo, você começa a estudar, trabalhar, aprender e conquistar algumas coisas.

E vai caminhando em direção a sua ambição - olha só você aqui embaixo, todo(a) pakito(a) a 25 unidades de ambição do seu sonho.

Email image

Só que uma coisa começa a acontecer. Quando você vai conquistando coisas e avançando na vida, chegando perto da sua ambição, você começa a frequentar lugares diferentes, ter acesso a discussões diferentes, a experiências diferentes.

Você passa a estar em ambientes de pessoas mais bem sucedidas. As pessoas são mais inteligentes, têm mais conquistas, mais dinheiro, sonhos maiores. Se antes você era o prodígio do seu grupo de amigos… agora você não é nada demais. Suas referências são outras. A barra subiu.

Seu nível de consciência do mundo e de onde você realmente pode chegar muda.

E aí, magicamente e sem você perceber, essa ambição muda. O que acontece é essa bela ilustração aqui embaixo:

Email image

Olha só… você até conquistou mais do que queria inicialmente mas não está tão feliz quanto antes porque a sua referência de sucesso e conquista mudou.

Pra piorar, você entra num dilema moral porque não se sente no direito de estar infeliz tendo conquistado o que consquistou. Afinal, até ontem era o que você sempre queria, não era?

Inclusive aqui nascem aqui váááárias das ciladas consumistas mas é papo para outra hora.

Desenhando assim você consegue perceber o tamanho da armadilha?

E como eu saio desse ciclo?

Talvez você já esteja concluindo que o problema então é você ter mudado as suas ambições. As minhocas na cabeça já começam a aparecer: “Será que eu sou um babaca agora? Será que estou me tornando uma pessoa fria e gananciosa??? Será que perdi minha essência? Será que fui corrompido pelo dinheiro?????”

Calma Beth. 😂 Não é pra tanto (bom, talvez até você seja um babaca mesmo mas não acho que a causa seja essa auhahuauhauhauhuhahua)

O problema não é mudar as ambições em si, isso é natural de acontecer. O problema é você medir o seu progresso com o indicador errado! Você mede o progresso e baseia toda a sua segurança na distância que você está da sua ambição. Antes era 25, agora são 40 unidades de ambição.

Se continuar assim, quanto mais você avançar, mais pra frente vai jogar sua ambição e mais distante vai ficar dela.

A gente só precisa usar os indicadores certos, e ambos são importantes.

Indicador #01: o quanto você já conquistou (I01 = onde estou - de onde eu saí)

Esse é o indicador que você vai usar para te dar mais segurança, autoconfiança e felicidade.

Indicador #02: o quanto ainda quer conquistar (I02 = minha nova ambição - onde estou)

Esse indicador é super importante para pessoas ambiciosas porque é que nos dá gás e energia para trabalhar, correr atrás e trabalhar duro.

Pode parecer óbvio agora, mas você viu pelo desenho que estava fazendo errado, né?

Última dica: documente as suas conquistas

Sim, eu sei que está parecendo agora um MEGA papo de coach. Sorry. #CoachMineiro

Mas uma dica importante. A gente tem uma dificuldade ENORME com o indicador 1, então precisa ser um esforço deliberado mesmo para entender que ele é relevante. Eu sou bem sistemático com essas coisas e tenho um único documento há anos que eu registro várias das coisas da minha vida pessoal e profissional que me ajudam a ter bastante clareza de tudo:

  • de onde eu saí (o que eu tinha e não tinha)
  • as minhas histórias (o que já ajudou a gerar de resultado e transformação)
  • os feedbacks que eu recebi (se várias pessoas já falaram a mesma coisa, aceite o elogio)
  • as pessoas eu já ajudei (não para cobrar favor depois, e sim para entender que algo bom está sendo feito.
Email image

Esse exercício é muito bom para você não se autosabotar. Dito isso… o resumo da história é esse:

Se você só olha para frente, você vive na angústia.

Se você só olha para trás, corre o risco de virar um babaca.

O segredo é olhar para frente e para trás ao mesmo tempo. Assim você sempre lembra do que conquistou, mas sempre de olho no que quer conquistar.

Eu sei, é mais fácil falar do que fazer. Mas tem que praticar e ensinar sua cabeça a pensar de uma forma diferente.

Abraços

Mineiro 🧀 (Sempre feliz. Nunca conformado.)