Brasil país do futebol ou da torcida?
0
0

Brasil país do futebol ou da torcida?

Nasci na época que todos dizem ter sido o período de ouro do futebol brasileiro; com apenas dois anos "eu" já era tricampeão!!!

Darci Grava Junior
4 min
0
0
Email image

Nasci na época que todos dizem ter sido o período de ouro do futebol brasileiro; com apenas dois anos "eu" já era tricampeão!!!

Após o feito de Pelé, Rivelino e Carlos Alberto o Brasil se auto proclamou "O País do Futebol". Mesmo sem gostar de futebol (sim, eu não gosto de futebol), sem jogar futebol e sem torcer para nenhum time, cresci ouvido essa máxima brasileira. Durante toda minha vida me senti um estrangeiro no meu país afinal, nas conversas de intervalo da escola, futebol; no cafezinho da empresa, futebol; na roda de cerveja, futebol; discutindo política, futebol porque, no Brasil, futebol também serve a políticos e a política.

Uma das coisas mais ridículas que acontece é chegar a algum lugar e as pessoas ao invés de perguntarem, o que estuda, onde mora, qual a profissão ou religião, não!  Perguntam qual time você torce como se a torcida por um time demonstrasse se vc é uma pessoa confiável, culta ou benevolente.

Ao longo do tempo passei a ignorar as chacotas e perguntas a respeito do futebol e normalmente tratava o assunto com humor ou, na maioria das vezes, com ironia. Infelizmente é  com ironia que a vida trata os irônicos e meu filho mais novo está se tornando um fã passional de futebol e todas as perguntas que já respondi na vida aos fãs de futebol, estou tendo que responder a ele nesse último ano.

Com essa convivência com o contraditório, resolvi voltar a refletir sobre o futebol no Brasil, e acabei descobrindo que meu problema não é com o futebol, é com a torcida do futebol!!!

A torcida de futebol é cega para os problemas do seu time, ela tem um amor incondicional que não manifesta nem aos familiares ou a Deus, a torcida não sabe o que é lógica, razão ou estatística. Ao torcedor não basta defender seu time mas tem que desqualificar o adversário, não basta torcer para um time, tem que torcer para uma organizada também. Para o torcedor não é suficiente assistir dois jogos semanais do seu time, ele tem que saber os detalhes mas sórdidos da vida íntima dos jogadores do seu time, e dos adversários também, senão como desqualificá-lo? E ao analisar essa catarse coletiva chamada torcida de futebol, entendi que o Brasil contemporâneo se moldou, desde a década de 70, como torcida. Afinal temos que exercer o "modus vivendi" de torcedores em todos os aspectos da vida cotidiana. Torcemos pelo Jogador acusado de estupro ou pela Vítima pobre "apaixonada pelo ídolo", pois somos incapazes de analisar contextos, leis ou provas. Em segundos escolhemos um lado e passamos a torcer. Torcemos por candidato a eleição em outros países baseados em "ele tem cara de ladrão" ou "a mulher dele é bonita" ou ainda "eles tem que ter uma mulher na presidência", pois somos incapazes de entender política externa, de saber em que o nosso país será favorecido, simplesmente escolhemos um lado e dá-lhe torcida! Torcemos por partido político! Não olhamos os fundamentos, os valores , as propostas...nada!!! O mundo civilizado também torce, mas normalmente por aquilo em que não se tem controle sobre o resultado e que normalmente não afeta a vida cotidiana, futebol por exemplo.

No Brasil não!!! No Brasil torcemos por tudo:Torcemos pelo réu, ao invés de exigir a lei; Torcemos pelo aluno ao invés de valorizar o conhecimento; Torcemos pelo político, ao invés de querer o bem comum; Torcemos pela greve ao invés de trabalhar pelo sucesso da negociação; Torcemos pelo jeitinho e não criamos a solução; Torcemos pela pobreza ao invés de criar riqueza; Torcemos pela punição ao invés de educarmos. Por que fazemos isso? Porque é mais fácil escolher um lado e torcer, do que aprender sobre os assuntos e lutar pela prevalência da verdade. Torcer é terceirizar a responsabilidade das suas escolhas, se o lado escolhido perde, xingamos e desqualificamos o adversário, brigamos e não nos sentimos perdedores, afinal quem perdeu não fomos nós. Mas se o lado escolhido ganha, ahhh!!!Somos vitoriosos, superiores, o máximo!!!

E de torcida em torcida, vamos historicamente deixando passar oportunidades, conhecimento, valores e principalmente dignidade! Dignidade de ser um povo que induz e produz sua própria mudança. Finalmente descobri o motivo de eu não gostar do futebol.