Pare de ser enganado!
58
0

Pare de ser enganado!

Victor Maia
0 min
58
0
Pensou que não podia ser enganado? Você acabou de ser. Leia novamente!
Pensou que não podia ser enganado? Você acabou de ser. Leia novamente!

A internet é a principal beneficiada em você ser um grande trouxa.

Cada vez que você abre o Instagram e é bombardeado por uma infinidade de imagens maravilhosamente produzidas que mostram o mundo perfeito dos usuários da rede, você é enganado.

Entenda uma coisa, aquela lamborghini que você vê o seu influenciador favorito dando um rolê não é dele, tão pouco o jatinho ou mesmo a cobertura em que ele vive.

"Ah, mas ele faz isso porque alugar é mais barato." Obviamente, não estou falando que ele está errado, o que eu falo que está errado é você que mal consegue pagar todas as contas do mês em dia tentar emular o estilo de vida de um Novo Rico.

A verdade é que a internet virou um poço de mediocridade!

Precisa ser fácil de entender porque as pessoas não perdem tempo interpretando textos. Precisa atrair cliques, precisa ser superficial porque precisa reter a atenção do público e coisas profundas não retém a atenção das pessoas.

Wait a second!

Em que momento aceitamos nos tornar uma Idiocracia em que quanto mais idiota melhor, pois entretém e atrai a atenção do público?!

Acorda, esse tipo de situação é um piloto automático, é feito como lugar comum, é justamente o status quo que imperava desde que notícia é notícia.

Significa que é só assim que as empresas de mídia ganham dinheiro?

Não.

Existem outras formas de se tornar lucrativo e ser bem sucedido através das mídias - não apenas as sociais. Falarei sobre isso ainda nessa edição, mas por favor, entenda você precisa criar massa crítica. Existem pessoas que ganham muito ao você não ter massa crítica, e você não faz parte desse grupo. Saiba disso!

Auto-interesse é o fator importante nesse momento.


Pare de ser manipulado, cuide da sua atenção!

Umas das atitudes que mais me ajudou a superar momentos de ansiedade e angústia, onde me duvidava da minha própria capacidade, foi simplesmente o isolamento.

Não como o que vivemos durante a quarentena, irei explicar.

Entenda uma coisa, pessoas auto-proclamadas influencers precisam de barulho para prosperar. Ou seja, precisam sempre aparecer pois assim mantém o engajamento de forma intensa, alta e constante.

Se você não for criterioso com as suas redes - seja ela social, e-mail e telefone - você entrará em um loop infinito de alimentação de estímulos, ou seja, a rede te entrega um conteúdo; você assiste, percebe que está distante de você, continua assistindo mais e mais o quanto aquele conteúdo é incrível e aquele vida de luxo é distante da sua e cai num ciclo vicioso de ansiedade. Muitas vezes levando a depressão...

Um hack que aprendi no livro do Tim Ferriss, Trabalhe 4 Horas Por Semana, tem a ver com a redução. Como assim? Reduza o número de estímulos, e no livro ele fala do e-mail ao contratar um assistente virtual para resolver a maior parte de seus e-mails.

Resolvi trazer para a vida das redes sociais.

O que eu fiz? Parei primeiro de seguir as contas "peso morto", de pessoas que eu sequer gosto e nada acrescentam em minha vida. Em algum momento segui apenas por educação, com o "follow-back". Removidos. Segui o processo...

Contas de influenciadores. Tracei uma premissa, se eu não conheço pessoalmente o influenciador e/ou o conteúdo dele não me adiciona de fato nada na minha vida, tchau!

Dessa forma deixei de seguir contas barulhentas e que dependem de você para sobreviver, ou seja, o tempo todo que vai te entregar algo de valor quer que você pague por isso. Essas contas não estão interessadas na sua audiência, apenas no bolso deles, o quanto você pode deixar para eles no final do dia.

Veja bem, não há nada de errado nisso, apenas não acho produtivo dedicar um dos meus ativos mais importantes - minha atenção - à eles.

Fazendo algo semelhante com os e-mails e demais redes sociais, tenho vivido com muito mais tranquilidade.


Gurus constroem suas fundações em bancos de areia

Agora existe um fator que ainda me incomoda, não o suficiente ao ponto de tirar o meu sono, mas incomoda.

Me parece que não aprendemos nada com o caso da Bel Pesce, ou simplesmente no Brasil originalidade não é algo reconhecido como relevante para um empreendedor.

Digo isso por um motivo, notei que existem alguns empreendedores que se tornaram influenciadores, copiando integralmente conteúdo de pessoas de fora do país. Sim, influenciadores que hoje inclusive escrevem em colunas de grandes veículos e construíram suas empresas sobre esses pretextos e storytellings.

Essas pessoas estão construindo seus castelos em bancos de areia!

Um desses influenciadora em que me refiro, é ao Rapha Avellar. Empreendedor brasileiro que possui um conteúdo de estranhíssima semelhança com o empreendedor norte-americano, Gary Vaynerchuk. E vou te falar não precisa de muito para perceber que essa estranhíssima semelhança possui traços de plágio...

Veja o exemplo a seguir da "incrível" semelhança no site de ambos.

Se você parar para ler o storytelling irá se emocionar em ver como são histórias tão semelhantes, mesmo estando separadas por gerações e alguns bons milhares de quilômetros.

Esse é o site do Gary Vaynerchuk em 2018.
Esse é o site do Gary Vaynerchuk em 2018.
Esse é o site do Rapha Avellar em 2018.
Esse é o site do Rapha Avellar em 2018.

A maravilha da internet é que existe log de tudo, esses prints por exemplo consegui ao visitar o Internet Archive na Wayback Machine. Se você for ao perfil do instagram do Gary e do Rapha continuará a ver as "estranhas coincidências" em formato de vídeos, forma de falar, títulos dos conteúdos e por aí vai...

Mas você deve estar aí se perguntando onde quero chegar com tudo isso, certo?!

Simples, demonstrar o quão medíocre tem sido a criação de conteúdo na internet e mais medíocre ainda tem sido a nossa audiência, ou a falta de critério da nossa audiência. Atenção significa tempo e tempo é um ativo escasso e não renovável, logo podemos dizer o mesmo para atenção; e a internet é um grande campo de batalha por nossa atenção.

Se você dedica a sua atenção à uma cópia, dá espaço a ela, pelo simples fato de que faltou critério; isso me mostra o quanto não aprendemos nada com a Bel Pesce.

Lembrem-se, na sociedade moderna a melhor alavancagem que você pode ter é atenção. Ela te ajuda a entrar no setor conhecido como Novos Ricos.

Mas por que isso ocorre? Por que a mídia, e por consequência sua audiência, não estão interessados em fatos e dados. Querem apenas audiência, e quando você já tem um volume suficiente dela, as pessoas passam a seguir o efeito manada!

Se o público não cria massa crítica, sempre haverá espaço para muitos charlatões.


Curadoria semanal

O que você não viu: Um repositório de todos os tipos de documentos que você precisar

O que foi notícia: App Coronavírus SUS tem parceria com Apple e utilizará dados para te ajudar evitar exposição à contaminados

O que você precisa saber: Microsoft se une a ByteDance para manter TikTok nos Estados Unidos

Livro da semana: How To Be A Capitalist Without Any Capital

Até semana que vem!

Victor Maia