Você é uma empresa de 30 a 99 funcionários?
0
0

Você é uma empresa de 30 a 99 funcionários?

Tiago Schulz
5 min
0
0

Tem uma grande chance da sua empresa crescer, sem brincadeira. se você está nessa faixa de tamanho e crescendo mais de 25% ao ano, ótimo, você deve estar no caminho certo, logo vai chegar a 100 funcionários, passar para a próxima fase no jogo dos negócios. Se sua empresa parou, cresceu menos, sente que está desacelerando, algo precisa ser feito.

Empresas nessa faixa de tamanho, as vezes pra cima, as vezes pra baixo, estão em uma fase que chamamos de "Empresa Família". Uma empresa que tem pessoas muito engajadas, um produto geralmente maduro, um mercado que responde bem a esse produto, mas que não encontrou ainda sua "tração". Agora é a hora de encontrar as principais barreiras do seu crescimento, concerta-las, para voltar para sua tração.

Geralmente, encontramos um problema grave, na forma como a gestão trabalha, o livro High Ouput Management é o manual que vai fazer a sua gestão ultrapassar a barreira que está na sua frente.

Alguns dos problemas mais limitantes de crescimento são o formato como as decisões são tomadas, como a influência circula na empresa, como os dados são analisados, então, a solução vem por meio de diversas medidas, da diretoria até o time técnico, deve-se estabelecer padrões, deve-se estabelecer métricas e principalmente, seguir uma série de rituais. A liderança deve seguir um padrão claro, 99% das empresas vão dar certo seguindo:

Um time para ser saudável deve possuir de 4 a 8 liderados para cada líder, uma Reunião semanal com objetivo claro, Seguir uma direção da diretoria, que é transmitida por 4 a 5 indicadores de sucesso, 2 de esforço, 2 de resultado (podendo chegar a 3). Lideres, Liderados, Gestores e até Diretores, devem ter um playbook claro, descrição de suas atividades e uma gestão efetiva sobre como está sendo tratado cada evento.

Isto indica que a partir dai vai ser só felicidade. Óbvio que não.

No momento que começar a efetivar os rituais, definir os indicadores é altamente provável que tudo vai dar errado, afinal de contas, não se muda nada do dia pra noite. Você vai medir a qualidade dos seus Diretores e até do CEO, na definição clara destes indicadores, vai medir a qualidade da sua gestão média e liderança na passagem destes indicadores aos liderados, nas ferramentas utilizadas para captar, no formato e execução das reuniões semanais.

Então qual o papel de cada um do time nestes momentos?

O CEO deve estar atento para com o funcionamento geral da empresa, até aqui, como não existiam as conferências por objetivos, imaginamos que o CEO estava ligado a rotina do dia a dia de certos times. Alguns dias, os times que ele mais gosta, como muitas empresas o CEO sempre foi o melhor técnico, o que fez a frente com os clientes, pode ser o gestor de desenvolvimento de produtos, alguns casos, um excelente vendedor, o que conhece o cliente como ninguém. Estas habilidades, devem ser deixadas de lado, você CEO, deve ser quem define e revisa os objetivos gerais da empresa, quem pensa no futuro, quem desafia o mercado, quem responde única e exclusivamente a se esta empresa está no caminho do sucesso ou não.

Chegou um problema na mesa do CEO, e agora?

Uma das piores coisas a serem feitas em uma empresa, e geralmente é o que acontece, é o problema que não é de um CEO, chegar a mesa dele. A forma de resolver é o senso de criticidade deste avançar conforme a empresa avança. No livro Blitzscalling, Sonho Grande, O Lado difícil das situações difíceis, várias vezes, os escritores deram grandes exemplos de presidentes lidando com problemas da companhia, onde a forma como ele tratou, foi o grande divisor de águas, por isso, citados nestes ícones da bibliografia empresarial.

Quando problemas que não deveriam chegar a mesa do CEO chegam até ele, em grande parte, é por que ele está deixando, há sempre alguns questionamentos a serem feitos.

Este é um problema que deveria chegar até mim?

A solução para este problema eu sou a melhor pessoa para dar?

Há um profissional mais qualificado que eu na empresa hoje para resolver este problema? (geralmente deveria existir.)

O processo de solução deste problema está claro? (deveria estar)

Todos os protocolos estabelecidos foram seguidos pra este problema chegar até aqui?

Caso este problema deveria mesmo chegar até mim, não deveria ter um processo mais claro ou um ritual para esta chegada?

Então o que fazer com estas respostas?

Geralmente, um problema que está chegando a mesa de um CEO é um incêndio, que para muitos, está queimando alto, fazendo um barulho enorme pela corporação, trazendo um risco enorme a todos, desmatando quilômetros, matando espécies em extinção. Dentro desta metáfora, há muita verdade, para nossos colaboradores, a situação que eles estão enfrentando é mesmo o fim dos tempos, até para nós as vezes é, mas precisamos sempre questionar, como fazer isto não chegar até mim.

Ações, ações e ações, ao terminar de ler, cada vez que uma pessoa te ligar, cada vez que uma pessoa lhe perguntar algo, se questione, por que eu tenho que saber essa resposta.

Se o CEO tem resposta pra tudo, cadê os lideres?

1/5 artigos que vamos falar sobre isto.

Ainda vamos falar de:

Lideres

Time Técnico

Marketing

Vendas

Influência e Isonomia