As notícias da política mais importantes do dia (08/062022)
24
0

As notícias da política mais importantes do dia (08/062022)

Corre que o Bolsonaro está pistola. O presidente não entende como podem cercear o direito a mentir numa eleição. Que absurdo é esse? E Sérgio Moro acumula mais uma derrota na política, é coisa de amador. Hora de 11 curtinhas na minha Pingback...

Guga Noblat
4 min
24
0

Corre que o Bolsonaro está pistola. O presidente não entende como podem cercear o direito a mentir numa eleição. Que absurdo é esse? E Sérgio Moro acumula mais uma derrota na política, é coisa de amador. Hora de 11 curtinhas na minha Pingback.

Email image

1 - Ele está indignado. Afinal, que país é este que não permite mentir numa eleição? Onde já se viu isso? Bolsonaro não quer se sentir um rato acuado quando soltar fake news nas suas redes sociais. E a se considerar o que a justiça fez com Fernando Francischini, quem for pego na mentira poderá perder o registro de candidato. Ou ser cassado. Pasmem, é o horror do bolsonarismo e suas mamadeiras de piroca.

2 - Se apenas dois ministros do Supremo Tribunal Federal bolsonaristas já fazem um estrago desse tamanho, imagina mais 4 anos com esse presidente aparelhando a Justiça? Por ora tem Kassio Nunes e André Mendonça que atuaram no STF em dobradinha para salvar deputados aliados do presidente e em dobradinha foram derrotados.

3  - Não durou nem dois dias o sonho do ex-deputado Fernando Francischini de retomar o mandato. A 2ª turma do STF derrubou a decisão do ministro Nunes Marques que tinha anulado a cassação imposta pelo TSE. Era para o colegiado ter varrido por 9 a 2 a canetada de Nunes Marques, mas André Mendonça entrou em cena para pedir vista (mais tempo para analisar) no colegiado e deixar o caso transcorrer apenas na 2ª turma onde atuam apenas 5 ministros. A derrota ali seria num placar menos largo, como foi, 3 a 2.

4 - Apesar de derrota no STF, Bolsonaro voltou a subir tom contra os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes e alcançou o objetivo de inflamar mais o clima com a justiça. Disse que os dois ministros do Supremo atuam para eleger o Lula. E com todas as letras avisou que não aceitará o resultado da eleição se achar que teve fraude nas urnas.  

5 - A se levar em conta o exemplo de Donald Trump nos Estados Unidos, a estratégia de mentir se dizendo vítima de fraude eleitoral pode não levar a anulação da eleição, mas garante uma base de seguidores fieis, quase uma seita. A força eleitoral de Trump segue em alta.

6 - Puro desespero, é a imagem que Bolsonaro passa depois do STF impor um obstáculo e tanto aos políticos mentirosos e aos que sabotam as urnas. Ele está atirando na justiça, na imprensa e no sistema eleitoral.

7 - Palavras do Bolsonaro: "Se for punir fake news com derrubada de páginas, fecha a imprensa brasileira, que é uma fábrica de fake news".

8 - Delírios de Bolsonaro: "Eu que sou chefe das Forças Armadas. Nós não vamos fazer o papel de idiotas. Eu tenho a obrigação de agir. Tenho jogado dentro das quatro linhas, não acho uma só palavra minha, gesto ou ato fora da Constituição".

9 - Mais desespero. Bolsonaro falou que só se deve temer a morte eterna, chamou ministros do STF de canalhas e emendou: “Sou do tempo em que decisão da Justiça não se discutia, se cumpria. Mas hoje não vou mais cumprir”.

10 - Menos 100 mil reais na conta de Jair Bolsonaro por ataques contra jornalistas o longo de três anos. Só em 2020, Bolsonaro atacou a imprensa mais de 150 vezes.  A Federação dos Jornalistas resolveu processar o presidente e venceu. Cabe recurso.

11 - Não colou se hospedar em hotel de São Paulo para sair candidato por lá. Sérgio Moro teve negado o registro de domicilio eleitoral em Sampa. Se o ex-juiz concorrer ao Senado ou a deputado federal, será pelo Paraná mesmo. E é isso o que deve ocorrer, Moro candidato ao Senado pelo Paraná vem ai para desespero de seu ex-padrinho político Alvaro Dias, que concorrerá à mesma cadeira. A vida política de Moro por ora é um desastre absoluto.