Treinador estrangeiro na seleção. Vamos encarar?
1
0

Treinador estrangeiro na seleção. Vamos encarar?

Logo após a queda da seleção brasileira diante da Croácia e consequentemente o fim da era Tite, começaram as especulações sobre quem poderia sucedê-lo a frente do Brasil. 

Guilherme Bramos
2 min
1
0
créditos da imagem: ogoal.com
créditos da imagem: ogoal.com

Logo após a queda da seleção brasileira diante da Croácia e consequentemente o fim da era Tite, começaram as especulações sobre quem poderia sucedê-lo a frente do Brasil. 

Nomes como Abel Ferreira, atual treinador do palmeiras, Fernando Diniz, atual técnico do fluminense, e até mesmo o comandante multicampeão do Manchester City, Pepe Guardiola, ganharam muitos holofotes. Mas no início dessa semana, surgiu na imprensa esportiva a possibilidade do italiano Carlo Ancelotti aceitar negociar para o próximo ciclo. 

A chance de um técnico estrangeiro treinar a amarelinha, trás na bagagem muitos debates na imprensa, torcida e atletas. Tomemos como exemplo os craques do penta, Ronaldo e Rivaldo, que divergem a respeito de suas opiniões.

Na segunda-feira, dia 12, o Fenômeno participou de uma coletiva de imprensa em Doha no Qatar, e declarou o seguinte: “Tem muitos nomes incríveis que fariam muito bem. Ancelotti, Abel, do Palmeiras, Mourinho, da Roma… São nomes incríveis. Todos eles com contratos. Não sei o que a CBF vai fazer, mas a minha opinião é que apoiaria um nome estrangeiro”

Já Rivaldo opinou em seu instagram: "Eu não concordo e acho uma falta de respeito com os treinadores brasileiros que seja cogitado a contratação de um treinador estrangeiro para nossa seleção. Acredito que temos treinadores capacitados de assumir a seleção brasileira neste momento e fazer um bom trabalho, como : Rogerio Ceni, Fernando Diniz, Cuca, Renato Gaúcho e Dorival Jr. Trazer treinador estrangeiro não é certeza que seremos campeões mundiais. Até porque se fosse certeza, acredito que o treinador estrangeiro gostaria de ser campeão mundial pelo seu país e alegrar sua nação, que com certeza a sua seleção precisa mais que o Brasil, porque apenas nós somos penta."

Mas afinal, o passaporte deveria importar a essa altura do campeonato? Na elite do brasileirão, esse movimento já anda ocorrendo. Dos 20 clubes que disputarão a série A em 2023, 10 deles, até então, serão comandados por treinadores estrangeiros. Desses 10, 7 são portugueses.

É claro que para a seleção, essa decisão é rodeada por vários fatores. Não podemos esquecer que a CBF é responsável por realizar um curso de treinadores dentro do Brasil. Eles darão o braço a torcer e assumirão que fracassaram em capacitar técnicos brasileiros?

Ficará a cargo do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, a responsabilidade de fazer a escolha.

Quem será?