A masculinidade bíblica de João Calvino: o exemplo de um marido piedoso.
0
0

A masculinidade bíblica de João Calvino: o exemplo de um marido piedoso.

Um dos maiores exemplos de masculinade bíblica que temos é  João Calvino, seguindo de forma piedosa Tiago 1:4.Aos 31 anos, casa-se com uma viúva (Idelette de Bure), assumindo ela e seus dois filhos.  Calvino vivia feliz com a esposa, por quem...

Felippe Hawkins
3 min
0
0

Verdadeiramente, um dos exemplos mais marcantes de masculinidade bíblica reside em João Calvino, que, com elevado grau de devoção, pautou sua vida segundo os preceitos de Tiago 1:4.

Email image

Aos seus trinta e um anos, ele tomou por esposa uma viúva, a nobre Idelette de Bure, assim assumindo a responsabilidade pelos seus dois filhos. Com amor e zelo extremados, ele se dedicava à sua companheira, com quem vivia feliz e a quem admirava com fervor.

Entretanto, apesar do seu lar ser um ambiente de contínuo tumulto, visto que parentes e amigos, juntamente com suas respectivas crianças, compartilhavam da sua morada, Calvino se mantinha firme e sereno. Por exemplo, o seu irmão Antoine vivia ali com a esposa e seus oito filhos.

Apesar do casal Calvino e Idelette ter gerado apenas um filho, Jacques, que, lamentavelmente, nasceu prematuramente e faleceu ainda em tenra idade, a união dos dois foi extremamente benéfica para ambos.

A saúde de Idelette, infelizmente, começou a se deteriorar a partir do ano de 1545, e ela acabou por falecer em 29 de março de 1549, após apenas nove anos de matrimônio. Ao lado dela em seu leito de morte, Calvino testemunhou a intensa dor da esposa e teve com ela um último diálogo no qual prometeu cuidar dos filhos do seu primeiro casamento.

"Em verdade, sinto-me extremamente pesaroso – fui destituído da melhor companheira da minha vida, alguém que foi eleito para mim de tal modo que, se isso houvesse sido determinado, ela teria sido uma companhia espontânea em minha indigência, bem como na minha morte. Ao longo da minha existência, ela foi uma auxiliadora fiel em meu ministério. Jamais tive de suportar qualquer empecilho por parte dela. Durante todo o curso de sua enfermidade, ela nunca me causou qualquer tipo de problema." (João Calvino, em seu diálogo com os amigos Viret e Farel)

Conquanto Idelette fosse de uma índole honrada, honesta e bela, conforme o relato de Farel, Calvino poderia ter escolhido se casar com qualquer outra mulher. Entretanto, ele decidiu honrar uma viúva com dois filhos, o que ilustra de forma cabal a nobreza de um homem transformado por Cristo.

Nestes dias tão tenebrosos, em que os homens se tornam frágeis e infantilizados, e em que agem de forma indigna fora dos muros da igreja, convertendo-se e logo em seguida buscando uma virgem para tomar por esposa, é de suma importância que tenhamos homens como João Calvino, seja para que as viúvas sejam dignamente honradas, que sejam os maridos piedosos, honrados e zelosos pais para as crianças que não são de sua linhagem sanguínea.

Que nossas vidas sejam um testemunho vivo e reverenciado da graça divina que se manifesta na vida dos homens verdadeiramente convertidos à verdade cristã. Que a luz resplandecente da santidade de Deus ilumine nossos corações e os encha de força e coragem para viver de maneira reta e justa diante do Todo-Poderoso. Que possamos, assim, olhar para esses homens como exemplos vivos de virtude e fidelidade.