+1 artigo sobre o Chat GPT (ele ainda não roubou meu emprego!)
0
0

+1 artigo sobre o Chat GPT (ele ainda não roubou meu emprego!)

A conversa sobre Chat GPT que você (ainda) precisa encarar! Se você quiser entender melhor essa tecnologia e o impacto dela no nosso ecossistema, recomendo conferir o artigo que acabei de lançar!

Isabela Castilho
4 min
0
0

+1 artigo sobre o Chat GPT (ele ainda não roubou meu emprego!)

Você pode até ter tentado desviar do assunto, mas com certeza não conseguiu escapar de pelo menos uma conversa sobre o Chat GPT. E provavelmente ainda vai precisar ouvir muito sobre ele.

E não, nem o Chat GPT, qualquer outra inteligência artificial ou algoritmo vai roubar o seu emprego (ou sua oportunidade de conquistar um). Se essa é uma das suas preocupações, acho que você ainda não entendeu exatamente o propósito dessa ferramenta.

Aqui no universo tech nós já percebemos que esse algoritmo de inteligência artificial vai transformar a nossa realidade, mas muita gente ainda não entende como exatamente isso deve acontecer.

Por isso eu te convido para acompanhar esse artigo para que eu possa te apresentar uma rápida observação sobre o futuro da programação na era do Chat GPT.

A primeira verdade que você precisa encarar é que ele veio pra ficar. Apesar de não ser uma ferramenta perfeita - longe disso! -, essa é uma das versões mais completas e abrangentes de uma inteligência até o momento. Pelo menos no segmento de I.A.s que simulam conversas reais, porque diariamente lidamos com algoritmos e inteligências e facilitam muito a nossa vida e a usabilidade de sites e aplicativos, como as que analisam e sugerem conteúdos que você pode gostar de consumir ou itens que você gostaria de comprar.

No caso do Chat GPT, o diferencial é a habilidade de processar e replicar a linguagem natural. Enquanto o algoritmo interage com qualquer pessoa utilizando machine learning e pattern recognition, são geradas respostas que parecem ter sido escritas por uma pessoa de verdade. 

A experiência ao redor dessa ferramenta deve melhorar mais a cada dia, principalmente agora, com o lançamento da API do Chat GPT (API é um mecanismo que basicamente facilita a comunicação de dois componentes), que possibilita a compreensão de mensagens e elaboração de respostas “quase-humanas” para os mais diversos aplicativos. 

Uma das conversas que circulam é sobre o impacto da tecnologia nas profissões. No nosso ecossistema, talvez por ter uma compreensão muito maior do que essa presença pode significar, a conversa tem sido cada vez mais pontual.

Quanto a opiniões, o próprio chat não pode ter uma, afinal, ele é “apenas uma máquina”, mas os profissionais do laboratório OpenAI com certeza prepararam uma resposta para esse questionamento. O problema é que algumas opiniões são apresentadas como verdades - pelo menos dá a entender que sim. E uma coisa sobre opiniões é que elas podem existir das mais diferentes formas. Inclusive o próprio Chat sinaliza isso:

| “ É importante lembrar que a opinião sobre inteligência artificial é diversa e pode variar de acordo com as experiências e valores de cada indivíduo.” |

Mas se você me perguntar, posso dizer que já noto e torço muito por uma movimentação positiva ao redor dessa novidade. 

E pensando sobre o “roubo de empregos”, você pode fazer o teste: peça para o Chat GPT ter uma ideia inédita, criar a solução de um problema, preparar uma regra de negócio, fazer um passo a passo de criação de protótipo e desenvolvimento de um aplicativo. 

Mesmo com todo seu banco de dados e conhecimentos acumulados pelo machine learning - inclusive a sua versão mais atual, o Chat GPT-4 - seria incapaz de detalhar esse processo (pelo menos de uma maneira confiável).

Se reparar na definição, você vai notar que uma inteligência artificial precisa e sempre vai precisar de uma interlocução humana. Essa é a segunda verdade que nós precisamos encarar. Nós existimos por muito tempo sem I.A.s - principalmente sem modelos tão inovadores como esse - mas elas nunca existiram sem humanos. 

Assim como absolutamente tudo que é criado por humanos, a inteligência artificial também está suscetível a erros. Basta circular e observar as interações que outras pessoas tiveram com o Chat que você vai notar. Desde sugerir livros que não existem até ser convencido de que 2+2 na verdade é igual a 5

E isso nos leva à terceira verdade: o Chat GPT e todas as inteligências artificiais são, na nossa realidade atual, ótimas ferramentas de aprimoramento de trabalho. Quando você começar a encarar essa verdade e começar a aplicar essas tecnologias como instrumentos no seu desenvolvimento, o jogo pode virar a seu favor.

Em poucos meses presenciamos muito impacto e diversas conversas sobre como será o novo futuro pós Chat GPT. Mas esse futuro ainda precisa ser construído. E, se você tiver coragem, essa é a hora de embarcar nessa construção.