🎭 o cinema teatral de baz luhrman
1
0

🎭 o cinema teatral de baz luhrman

quem me conhece sabe que eu amo tudo o que é camp, kitsch e maximalista — e, é claro que isso se também aplica à filmes.

Isa⚡Almeida
2 min
1
0

quem me conhece sabe que eu amo tudo o que é camp, kitsch e maximalista — e, é claro que isso se também aplica à filmes.

baz luhrmann é um dos meus diretores favoritos porque ele abrange todos essas características e, por isso, ele é o assunto da nossa newsletter de hoje.


🔎 afinal, quem é baz luhrmann?

é um diretor, produtor, roteirista e ator australiano — sim, ele faz muita coisa, bem multidisciplinar mesmo — e o cineasta mais bem sucedido comercialmente em seu país, colecionando prêmios como BAFTAs, golden globes e oscars ao longo de sua carreira.

você pode não o reconhecer pelo nome, mas com certeza já assistiu algum dos fenômenos romeo + juliet (1996), moulin rouge (2001), the great gatsby (2013) ou o recente sucesso elvis (2022).

surpreendentemente, luhrmann dirigiu apenas 6 longas metragens, um número modesto comparado à outros cineastas de renome, mas seu trabalho não é menos importante: todos os seus filmes se tornaram hits históricos na cultura pop.

baz luhrmann é um autor — ou seja, faz filmes que refletem sua personalidade artística, com temas que se repetem, mantendo à coerência de um estilo inovador e singular. 


🎪 cinema espetáculo!

inspirado pelo teatro, mitos gregos, tragédias e comédias, luhrmann cria um universo cinematográfico extravagante a cada filme dirigido. ao invés de apelar para a representação do real, em busca da imersão completa dos espectadores, seus filmes possuem uma linguagem artificial — a audiência sempre é lembrada de que está assistindo a um filme, um espetáculo.

seu filmes são apelidados como “cinema em esteróides” pela edição frenética, uso exagerado de efeitos visuais, trilha sonoras contemporâneas — luhrmann adora um mashup de hits pop para conduzir as cenas — e elencos formados por grandes estrelas.


assista:

romeo + juliet (1996) no star+

moulin rouge (2001) no star+

the great gatsby (2013) na hbo max

elvis (2022) na hbo max

até a próxima news!

um beijo,

isa