Pioneirismo, Concorrência e Inovação com a Netflix
0
0

Pioneirismo, Concorrência e Inovação com a Netflix

Nessa semana a Netflix informou aos seus acionistas que perdeu assinantes pela primeira vez em mais de uma década.

Jeferson
3 min
0
0
Email image

Nessa semana a Netflix informou aos seus acionistas que perdeu assinantes pela primeira vez em mais de uma década.

A notícia fez as ações despencarem mais de 35% em apenas um dia, eliminando uma importância superior a US$ 50 bilhões em valor de mercado da empresa.

Foi só essa notícia se espalhar que os comentaristas da internet iniciaram o tradicional movimento de apresentar das suas certezas sobre os motivos desse resultado negativo.

Alguns apontam a falta de programas de qualidade, outros, o excesso de progressismo nas produções e temos ainda, os que reclamam das constantes altas nos preços...

Segundo a própria empresa, foi o encerramento das atividades na Rússia, que custou, de uma vez só, 700 mil assinantes, aumento da concorrência e amplo compartilhamento de senha, foram os principais motivos para essa queda.

A Netflix foi uma empresa pioneira quando começou a oferecer seus serviços de Streaming.

Logo em seu início, a empresa entendeu que precisaria investir em conteúdo próprio em 2013, já conquistou sua primeira série original de grande sucesso, House of Cards.

Depois disso, outros fenômenos de audiência surgiram, como Orange is The New Black, Bird Box, Stranger Things e La Casa de Papel....

Aliado aos grandes sucessos, a empresa conseguiu atingir um nível de maturidade tecnológica como poucos, até hoje, nenhum serviço de streaming consegue oferecer a mesma navegabilidade.

Outro ponto disruptivo da empresa está na sua comunicação, a adoção de uma postura diferenciada e divertida, que conversava diretamente com o consumidor, conquistou uma verdadeira legião de fãs apaixonados pela empresa e sua cultura.

O tempo passou e as grandes empresas de mídia entenderam que esse era o futuro do mercado áudio visual e aquele oceano azul vivenciado pela NETFLIX em sua fase de ouro acabou.

Hoje, mesmo diante de sucessos avassaladores como Red Notice, Round 6 e All of Us Are Dead, a empresa ainda não consegue mantes os mesmos resultados de antes.

A concorrência é sempre extremamente positiva para qualquer mercado, hoje em dia temos uma gama de streamings que podem lhe gerar milhares de horas em conteudo.

A NETFLIX foi a base para todos os streaming que surgiram posteriormente, tanto na estrutura de design das plataformas, como no modelo de comunicação em redes sociais, tudo tem referência da vermelhinha.

Mesmo assim, hoje ela disputa de igual a igual com suas concorrentes e ainda sai em desvantagem por não possuir um estúdio por trás, como Disney, Warner e Paramount...

A lição que temos aqui é que qualquer empresa, por mais pioneira que seja, nunca pode se colocar em uma situação de conforto.

Inovação e Transformação devem estar no DNA, é claro que isso vai ficando cada vez mais complicado com o crescimento.

Mas se você possui um pequeno negócio, não deixe de buscar mudanças e evite, ao máximo, o comodismo, essa é a receita para o fracasso.