Comece o ano avaliando seu caminho
21
0

Comece o ano avaliando seu caminho

O começo do ano é um ótimo momento para pensarmos em começar algo novo, mas planejar se faz necessário.

João Vitor
0 min
21
0
Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve
Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve

A cada 365 dias o planeta dá mais uma volta em torno do Sol.

Por algum motivo, esse evento completamente sem importância prática real, se tornou parte da nossa cultura, e literalmente bilhões de pessoas esperam pela mágico dia 1º de Janeiro para começarem algo novo.

Essa realidade é tão comum e consolidada que o Google anualmente envia para seus anunciantes dados sobre tendências para o dia primeiro, e algumas delas são muito curiosas.

Esse é o dia com maior número de downloads e aplicativos do ano, e existem quatro categorias que se destacam que podem ser conectadas à diferentes áreas da vida.

  1. Amor e Relacionamentos
  2. Carreira
  3. Saúde
  4. Dinheiro

E se você parar e pensar sobre, faz sentido essas serem as categorias de destaque, afinal, é só olhar a lista de metas ou resoluções de ano novo de qualquer amigo no Instagram e você verá, quase que sem exceções, que todas as listas contêm itens ligados a um ou mais desses quatro grandes temas.

Nesse texto porém, quero te convidar a pensar não sobre as suas resoluções, mas sobre o seu plano para atingir tais metas.

Afinal, se como dito pelo Cheshire na história de Alice "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!", não ter plena consciência do seu ponto de partida também é um problema.

E aqui temos a primeira reflexão sobre as resoluções de ano novo e como se preparar para elas.

Não basta pensarmos em onde queremos chegar, o de onde partimos é igualmente importante.

Basta olhar para um GPS e você verá que a rota ou o plano de trajeto depende desses dois pontos, o de chegada e o de partida.

Vamos para um exemplo prático no mundo dos negócios.

Digamos que você tenha um ecommerce fashion e queira crescer 100% ao ano nos próximos 5 anos.

Se olharmos os dados do segmento de fashion Commerce nos próximos cinco anos, veríamos um grande desafio.

Dados provenientes do Statista
Dados provenientes do Statista

A receita total do mercado está crescendo? Sim, porém em uma velocidade cada vez menor.

Dados provenientes do Statista
Dados provenientes do Statista

E para piorar, essa desaceleração não é só no cenário Brasileiro, em todo o mundo vemos uma tendência de desaceleração do crescimento do mercado.

Dados provenientes do Statista
Dados provenientes do Statista

Porém, diferentes negócios enfrentam essa realidade de formas distintas. 

Se pesquisarmos os dados do mercado mais a fundo veremos que em praticamente todos os subsegmentos do mercado de fashion Commerce é esperado um aumento de preços na ordem de 50% nos próximos 5 anos.

Dados: Global Consumer Report 2020
Dados: Global Consumer Report 2020

Ou seja, vemos um cenário onde veremos crescimento, porém cada vez menor, e um aumento considerável nos preços.

Agora, pense na sua situação, quem é você nesse mercado?

Se os controladores do Grupo Soma que já fatura mais de 1 bilhão de reais por ano disserem que pretendem crescer 100% ao ano por cinco anos, o plano de crescimento tende a ser muito diferente dos planos de uma jovem marca nascente, que está dando seus primeiros passos nesse mercado.

Ou seja, o mesmo objetivo, no mesmo mercado, porém planos completamente diferentes, simplesmente por uma mudança no ponto de partida.

Agora, se em algo "simples" como negócios, a análise de possíveis caminhos para um mesmo objetivo é impactada de forma tão significativa por somente um fator, mesmo com tudo mais constante, imagine nas demais áreas da vida?

É exatamente por isso que agora, nesse começo de ano, meu convite para você é simples: entenda não só o ponto de chegada desejado, mas também o de partida e construa um caminho.

Planeje seu roteiro e assuma o controle, sim, o desconhecido existe, mas ainda assim, algum plano é melhor do que plano algum.