No final tudo termina em Backlog
1
0

No final tudo termina em Backlog

Recentemente estava assistindo ao Papo Ágil do canal Caroli.org no Youtube, em que estava participando o Fábio Aguiar, criador do Product Backlog Building. 

Jocemar Ferreira Garcia
2 min
1
0

Recentemente estava assistindo o Papo Ágil do canal Caroli.org no Youtube, em que estava participando o Fábio Aguiar, criador do Product Backlog Building - PBB. 

Entre vários assuntos extremamente interessantes, o Fábio solta essa pérola: "No fim tudo termina em Backlog". Eu gostei demais dessa afirmação, pois no meu dia-a-dia havia discutido muito sobre isso.

Email image

Acho que as vezes menosprezamos a importância de gerenciar nossas ações, projetos e prioridades dentro de um backlog.

Seja em um contexto de uma transformação digital a nível de empresa, seja no contexto de melhorias dentro de uma tribo ou squad e claro na criação de produtos, por que não mapear as ações em um backlog e através de ciclos incrementais e acompanhar a evolução?

Recentemente criei um backlog de ações de agilidade a serem implementadas em alguns squads, dentro de algumas iterações. Fazia tempo que eu sentia falta desse acompanhamento mais preciso, sentia as iniciativas soltas, sem ligação, monitoramento e métricas.

Comecei a capturar itens de backlog no dia-a-dia, priorizá-los e adicionar ao backlog. O benefício disso foi que comecei a enxergar ações mais coordenadas, direcionadas ao ROI, afinal, seguindo os princípios Lean, foi possível enxergar alguns desperdícios e eliminá-los. Outro benefício claro, é que aprimoramos a nossa visão de entregas. É importante justificar o valor de cada entrega e também como ela se encaixa dentro de um contexto maior.

As vezes, trabalhamos em projetos ágeis, mas esquecemos que podemos utilizar da agilidade em vários contextos, inclusive para conduzir processos de transformação, ciclos de evolução de processos, team building, etc.

Se realmente tudo termina em backlog eu ainda não sei, mas posso afirmar que se você precisa demonstrar resultados, monitorar evolução, ter métricas, realizar ações priorizadas, planejadas e alinhadas com objetivos estratégicos, evidenciar as entregas e aprender constantemente:

1. Crie um backlog e priorize o que precisa ser feito;

2. Defina cadência e evidencie o que será entregue ao fim de cada ciclo;

3. Busque por feedback sobre o que está sendo feito;

4. Revise, aprenda e evolua através de feedback e das métricas;

5. Tenha sempre disponível a visão do valor de negócio que está sendo entregue;