Catan - O jogo que mudou o jogo
42
0

Catan - O jogo que mudou o jogo

Em 1995, Catan mudou a forma como as pessoas viam os jogos de tabuleiro e se tornou um divisor de águas em toda a indústria de jogos de tabuleiro no mundo. Mas como isso foi feito?

Renato Simões
5 min
42
0
Email image

Entre as décadas de 1930 e 1970, caso você, criança ou adolescente, quisesse alguma coisa para se divertir, quais eram suas opções?

Em um período muito menos conectado, de muito menos telas, as opções eram também em menor número. Dentre essas opções, uma das mais fortes era reunir amigos jogar jogos de tabuleiro.

Email image

No entanto, a partir da década de 1970, os jogos de tabuleiro começaram a ganhar uma concorrência crescente das máquinas de arcade, que culminaram no desenvolvimento dos consoles de vídeo games na década de 1980.

Apesar de ainda brigarem pelo seu espaço, continuarem buscando seu lugar ao sol, os jogos de tabuleiro começaram a perder campo e, principalmente, passaram a perder seus usuários mais e mais cedo.

Na indústria dos jogos de tabuleiro o futuro não era mais como era antigamente.<br>
Na indústria dos jogos de tabuleiro o futuro não era mais como era antigamente.

O que ainda não se sabia no maior mercado do mundo, os Estados Unidos, é que da Europa central, mais especificamente da Alemanha, mudanças vinham acontecendo desde o período pós-guerra e iam afetar o mercado de jogos de tabuleiro em todo o mundo, mas em 1995 iam revolucionar os jogos de tabuleiro no mercado americano.

Em 1995, o protético dentário - e autor de jogos nas horas vagas - Klaus Teuber criou um jogo chamado Siedler von Catan, ou Colonizadores de Catan. O jogo que, pro mercado alemão, não trazia tanta novidade assim, ao entrar no mercado americano causou um impacto enorme e ganhou prateleiras de lojas especializadas e, mais importante que isso, lojas não especializadas.

Um tabuleiro de Catan<br>
Um tabuleiro de Catan

Catan carregava consigo toda a escola alemã de jogos de tabuleiro, que vinha de longa data e nunca parou no tempo. O jogo, diferentemente dos mais tradicionais Banco Imobiliário e Risk (o nosso War), tirava o protagonismo do próprio sistema e passava para as decisões do jogador.

Vou explicar melhor.

Imagine que você está jogando Banco Imobiliário e chegou a sua vez de jogar. O que você precisa fazer? Rolar os dados e, de acordo com o número que sair, andar aquela quantidade de casas.

Se for uma propriedade de outra pessoa, você deve pagar a ela a quantia devida.

Se for uma propriedade sem dono, você decide se vai comprá-la pelo preço determinado, ou, caso não a compre, ela vai pra um leilão automaticamente.

Se cair em uma casa de sorte ou revés, pode acabar indo pra cadeia.

E por aí vai.

Agora me conte uma coisa, quais ESCOLHAS você fez durante essa jogada?

Pensando no que fazer quando descubro que não tenho opção<br>
Pensando no que fazer quando descubro que não tenho opção

Você foi obrigado a rolar os dados. Foi obrigado a andar aquele número de espaços. Foi obrigado a pagar o preço da casa que os dados determinaram que você caísse.

Caso tenha caído em uma propriedade sem dono, aí sim você tem sua escolha: comprar ou não comprar. Caso decida não comprar - sempre, caso você tenha dinheiro para isso, é melhor comprar - você coloca a propriedade em leilão e quem pagar mais caro vai comprá-la.

Na casa de sorte ou revés é sorte ou revés. Ou você se dá bem ou se dá mal de acordo com a carta que sair pra você.

Praticamente zero escolhas feitas em uma jogada. Você, por mais que possa parecer que tenha feito boas escolhas, mal interferiu no resultado da sua jogada.

E é esse protagonismo, de fazer escolhas significativas, que o Catan trouxe para o público americano.

A escolha é sua, qual pílula vai tomar?<br>
A escolha é sua, qual pílula vai tomar?

No jogo, os jogadores são colonizadores que estão explorando uma nova terra - Catan - e querendo expandir e fortalecer suas estruturas. Para isso, exploram os recursos naturais de onde estão.

Com esses recursos podem construir estradas e aumentar suas cidades e vilas, o que aumenta também a quantidade e a diversidade de recursos que conseguem explorar.

Além de poderem explorar recursos naturais e aumentar suas rotas e cidades/vilas, os jogadores também podem trocar recursos de forma livre com outros jogadores. SIM, se eu tenho dois barros dos quais não preciso, posso oferecer livremente para os outros jogadores. Quem fizer uma proposta do meu agrado vai trocar comigo.

Mais que isso, existem portos no tabuleiro que, caso eu tenha acesso a eles, vou poder trocar a uma taxa predeterminada diretamente com o banco, o que me garante acesso a todo tipo de recurso.

É claro que Catan também tem a sua dose de sorte, até bem pesada. A sua vez começa com a rolagem de dois dados. A soma dos dados é o número que será ativado naquela vez. Todos os terrenos que são marcados por aquele número vão produzir e, com isso, quem produzir neles vai receber um recurso daquele tipo.

Mas se eu dependo da sorte para pegar os meus recursos e dependo dos recursos para o resto todo do jogo, eu dependo da sorte para tudo, certo?

Certo, ou quase certo. O jogo te mostra quais somas são mais prováveis ou improváveis com a rolagem de dois dados de 6 faces e você pode utilizar esse conhecimento para escolher seu posicionamento inicial.

<br>

Isso impede que a sorte, ou a ausência dela, impactem seus resultados? De maneira alguma, mas transforma a pura sorte em probabilidade. Isso muda tudo.

Com esse protagonismo nas escolhas dos jogadores e a troca acalorada de recursos entre eles, Catan ganhou espaço e se tornou um grande case de sucesso no mundo todo. Ele foi uma abertura de portas do maior mercado do mundo para os jogos alemães.

Na próxima semana eu vou contar pra você como foi desenvolvida a cultura dos jogos alemães e vou contar um pouco do caminho que levou até o momento em que o Catan ganhou o espaço dele no mercado americano de jogos.