NOÇÕES DE ECOLOGIA
0
0

NOÇÕES DE ECOLOGIA

NOÇÕES DE ECOLOGIA

Joliver
4 min
0
0

NOÇÕES DE ECOLOGIA

Nesta aula estudaremos sobre as Noções de ecologia. A principio veremos brevemente a história por trás desta ciência, em seguida seus principais conceitos e de brinde você terá acesso a 15 questões com explicações em nosso site para treinar e desenvolver seus conhecimentos. Então sem mais delongas vamos à aula.

O que é ecologia?

A primeira vez que este termo apareceu foi em 1886, pelo Alemão Ernst Haeckel, na obra Generelle morphologie.

A palavra ecologia é derivada do grego, oikós e logos, que significam respectivamente, casa e estudo.

Podemos dizer que a ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e deles com o meio ambiente em que estão inseridos.

Níveis de organização.

Em ecologia podemos encontrar cinco grandes níveis organização, sendo eles: organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Vamos ver as características de cada um.

Organismo. é um indivíduo de uma determinada espécie.

População. Este termo é usado para referir-se a indivíduos de uma mesma espécie, que vivem numa determinada área geográfica e num determinado tempo. Em uma população, há a troca de material genético entre os indivíduos.

Comunidade. É o conjunto de populações que vivem numa determinada área geográfica e num determinado tempo em meio a condições ambientais especificas. Na comunidade, os indivíduos de diferentes espécies interagem entre si.

Ecossistema. É o Local de interação entre comunidades e destes com o ambiente, ou seja, refere-se ao conjunto formado pelos componentes abióticos e bióticos de uma determinada área geográfica.

Fatores bióticos. Todos os seres vivos, como as plantas, animais e bactérias. São chamados de bióticos.

Fatores abióticos. Os elementos físicos e químicos do ambiente, tais como umidade, temperatura e luminosidade são os componentes abióticos.

Biosfera. É o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, é a reunião de toda a biodiversidade existente na Terra.

Além da compreensão dos níveis de organização em ecologia, é extremante importante compreendermos seus conceitos.

Habitat: é o local onde uma determinada espécie vive. 

Nicho ecológico: diz respeito ao modo de vida e comportamentos que determinadas espécies apresentam em relação a sua alimentação, reprodução e envolvimento com outros animais.

Pirâmide ecológica: é a representação gráfica do fluxo de energia e matéria nos diferentes níveis tróficos de um ecossistema. As representações podem ser de três tipos: número, biomassa e energia.

Relações ecológicas: diz respeito às relações estabelecidas entre os seres vivos. Estas podem ser intraespecíficas, quando envolvem indivíduos da mesma espécie, e interespecíficas, quando ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. E se, considerarmos os benefícios e malefícios provenientes de tais interações, podemos ainda classifica-las em harmônicas e desarmônicas.

Olá, pessoal! Se este vídeo está sendo útil a você, não se esqueça de se inscrever em nosso canal Youtube e de nos seguir nas demais redes sociais. Lembre-se sempre de deixar um curtir em nossos vídeos, isso nos ajuda e inspira a continuar criando e postando mais vídeos. Então sem mais delongas, vamos voltar ao vídeo.

Cadeia alimentar:   representa a sequência de seres vivos que servem de alimento para outros, iniciando-se com os organismos produtores e terminando em um decompositor.

Teia alimentar: representação de várias cadeias alimentares interligadas em um mesmo ecossistema.

Nível trófico: É a posição que uma determinada espécie ocupa na cadeia alimentar. São três os níveis tróficos principais, sendo eles: produtores, consumidores e decompositores.

Produtores: são os organismos capazes de sintetizar seu próprio alimento, também conhecidos como autotróficos.

Consumidores: são os organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento, e, desse modo, precisam alimentar-se de outros seres vivos, também são conhecidos como heterotróficos. Ainda podemos classifica-los em: consumidores primários, sendo aqueles que se alimentam dos produtores. Consumidores secundários os que se alimentam dos consumidores primários e os consumidores terciários os que se alimentam dos consumidores secundários.

Decompositores: são os organismos que obtêm os nutrientes de que necessitam a partir da decomposição de matéria orgânica, dessa forma realizam a devolução de alguns compostos químicos para o ambiente.

Biomassa. Matéria orgânica presente no corpo dos organismos vivos.

Biótopo. Representa uma microescala de um ecossistema, ou seja, local mínimo com capacidade para suportar a existência de uma comunidade.

Espécie. Para que organismos sejam considerados da mesma espécie, estes devem ser capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis.

Bioma. Chamamos de Bioma a reunião de diferentes ecossistemas, ou seja, grandes áreas ecológicas com características semelhantes sendo influenciados por diversidade biológica e condições ambientais próprias. No Brasil a floresta amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado são exemplos de Biomas.

Biodiversidade. De forma simples, significa toda a variedade de vida existente em todos os ecossistemas do globo terrestres.

Agora que você já conhece as principais características e conceitos de ecologia, chegou a hora de pôr seus conhecimentos em prática, para isso, preparamos para você 15 questões sobre noções de ecologia com explicações, em nosso site. O link para você acessar as questões está na descrição. Agradecemos por assistir este vídeo. Até a próxima.