Análise do filme: De olhos bem fechados
0
0

Análise do filme: De olhos bem fechados

Nessa análise, de um não especialista, mas de um grande amante do cinema, expõe os símbolos e a mensagem do filme De olhos bem fechados.

João Pedro Nachbar11/07/2022
6 min
0
0
Estreia do filme: 03/09/1999 | Duração: 2 hrs e 39 min | Drama, Suspense
Estreia do filme: 03/09/1999 | Duração: 2 hrs e 39 min | Drama, Suspense

Considerações iniciais:

  • Nessa texto haverá muitos spoilers, pois sem alguns detalhes importantes do filme ficará impossível de se fazer uma análise mais profunda;
  • Apesar dos spoilers, algumas cenas não foram retratadas, seja pela pouca importância ou pelo simples fato de que a proposta não é narrar o filme, mas sim captar a essência de sua mensagem e transmiti-la ao leitor;
  •  O objetivo da análise é complementar o filme. Nada tira a experiência de assisti-lo;
  •  Qualquer consideração ou acréscimo dessa análise poderá ser feita nos comentários, desde que realizada de forma respeitosa.

Introdução:

A última obra de Stanley Kubrick, De olhos bem fechados (1999), é um filme britano-americano estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman. Ele leva os gêneros de suspense e drama e é baseado no romance Traumnovelle, de Arthur Schnitzler.

Análise:

O filme, logo de cara, nos introduz ao jovem e belo casal ( e põe belo nisso!) Bill Harford (Tom Cruise), médico de sucesso, e Alice Harford (Nicole Kidman) , ex curadora de arte. Ambos estão se preparando para ir em uma festa de gala. Com o desenrolar da cena, nota-se que eles já estão há um tempo juntos, digo pelas atitudes automatizadas de um casal que não está com as paixões á flor da pele - evidenciada muito bem na cena em que Bill diz que sua esposa está linda sem ao menos ter realmente notado ela - e pelo fato de terem uma filha de sete anos. Além disso, percebe-se facilmente que eles possuem uma qualidade de vida, no que tange a dinheiro, muito boa.

Na festa de gala, em um determinado momento, o casal se separa. Com Alice bêbada de tanto tomar champanhe, provavelmente por estar incomodada de estar em uma festa com vários desconhecidos e pelo momento delicado do casal, que até agora só ela percebeu, um homem começa a flertar com ela, chegando ao ponto de, quando estavam dançando, ficarem com as faces bem próximas. Enquanto isso, Bill conversa com duas jovens, que claramente estão flertando com ele. Depois de alguns outros acontecimentos, eles vão embora.

Email image
Email image

Na cena seguinte, um dos pontos altos do filme, os cônjuges estão na cama fumando maconha. Alice, por efeito do álcool somada á sua indignação e o efeito da droga, começa a contestar se seu marido chegou a traí-la com aquelas duas garotas - ato que ele não fez. Com a cena se resumindo ao desabafo da mulher e a posição defensiva do homem, Bill fica em choque com  o depoimento de que sua mulher já pensou em estar transando com outra pessoa e a, inclusive, quase se deixar levar por uma aventura que levaria ao abandono de seu próprio marido e filha. A partir desse ponto é que a trama realmente começa a se densenrolar.

O jovem médico, após escutar todas aquelas verdades de sua esposa, fica claramente atormentado. Com essa conturbação mental e a cena fantasiosa de sua esposa o traindo invadindo sua mente, Bill começa a contestar tudo aquilo que o impedia de fazer coisas que considerava imorais.

Email image
Email image

Com objetivo de realizar o adultério, desde quase transar com uma prostituta, ser beijado por uma mulher casada, Harford recebe um "convite" para ir infliltrado em uma "festa" á fantasia com a promessa de haver mulheres lindas. Com um ambiente de mistérios magistralmente bem construída pela direção e trilha sonora, a tal festa se assemelha muito a uma seita macabra. Com todos fantasiados e com máscara, após um breve ritual, inicia-se a depravação e o sexo desmedido.

Email image
Email image

Após descobrirem que Bill estava infiltrado, a alta cúpula da festa o intimida e faz com que ele saia da festa e não os denunciem. Na verdade, só não há um castigo maior ao médico, devido uma das prostitutas mascaradas ter salvo a vida dele. Mais tarde, depois desses eventos, descobre-se que ela morreu.

As cenas da festa tem um valor muito mais simbólico do que literal. As pessoas de máscara, o sexo explícito sem moderação e os rituais representam a parte suja, animalesca e não reconhecível de um ser humano em suas plenas faculdades morais.

Uma parte interessante do filme que põe em dúvida se tudo aquilo era uma fantasia, um sonho ou se sua mulher estava naquela "festa" é justamente quando Harford chega de madrugada e vê sua esposa "resmungando" enquanto dormia. Quando Alice acorda, ela relata um sonho muito parecido com a horripilante seita que Bill participou, o colocando com mais dúvidas ainda sobre tudo que estava acontecendo.

Email image

Em seguida, com tanta initimidação, com direito ao protagonista ser perseguido e ter a máscara em que usava posta do lado de sua mulher na cama, ele desaba e chora, acordando sua mulher e revelando tudo o que se passava.

Email image

No fim do filme, Alice perdoa Bill com o argumento de que as fantasias e aventuras reais não poderiam resumir uma estrada inteira de um relacionamento. Ainda mais, ela faz um útimo pedido urgente que é: 

Email image

Conclusão:

É muito claro que o tema principal do filme permeia na ideia do relativismo moral, nesse caso, dentro de um relacionamento.

A abordagem desse impasse entre ser moral ou não, claramente demonstra, com o passar da trama, que se entregar a fantasias, aventuras, desejos carnais momentâneos é o início da ruína de um indivíduo e de um compromisso amoroso. 

O que também pode-se perceber com o longa é que o ponta pé inicial para essas ideias extra conjugais começam quando o relacionamento foi deixado de lado, quando não há mais diálogo sincero entre o par das insatisfações que estão ocorrendo. Isso pode ocorrer com qualquer um. Veja o exemplo do filme, Bill é um médico rico e bonito e Alice é uma ex curadora de arte que vive uma boa vida e é maravilhosa. Os problemas de um casal afetam a todos aqueles que não se atentam a cultivarem boas práticas no casamento. 

Kubrick, mesmo em seu último filme, não deixa de ser brilhante na direção, o movimento de câmeras ajuda a montar a atmosfera do filme. Os diálogos e trilha sonora também ajudam explendidamente em toda a montagem dramática, principalmemte na cena da festa à fantasia. E, é claro, que a atuação magnífica dos protagonistas também são um ponto altíssimo do filme. Para quem diz que Tom Cruise só sabe atuar em Missão Impossível, tem que ver esse filme.

Nota: 9/10

Support
More Options