Conexão com o Próximo
0
0

Conexão com o Próximo

Parasha Vaigash

Daniel Pels
2 min
0
0

Parasha Vaigash

Competir com o final do ano no Brasil é difícil, mas um pouquinho da Parashá nunca fez mal a ninguém.

A história todos nós conhecemos: os irmãos de Yosef vem ao Egito para comprar comida pois existia fome em Cnaan. Yosef os reconhece e os coloca à prova, se realmente se arrependeram da venda. Obriga eles a trazerem o seu irmão menor Bniamin/Benjamin, para saber o quanto arrependido estavam do mal, da dor que causaram ao pai Yakov.

Os irmãos trazem Biniamim ao Egito e o apresentam a Yosef. Yosef acusa Biniamin de ter roubado o cálice real, e sentencia ele a escravidão. Nessa hora, sendo posto à prova, Yehuda toma a liderança e se oferece a ficar como escravo no lugar de Biniamin, pois a sua alma é conectada a dele.

Todos nós temos amigos, família, filhos. O nível de aproximação varia a cada um deles. O mais alto nível de relação entre as pessoas é quando as almas se conectam, quando todas as barreiras físicas caem e passam a ser um só em tudo, na dor e na alegria. Só o amor verdadeiro que não depende de nada físico pode realizar uma coisa assim.

"Kol Israel Arevim ze la ze", todo o povo judeu é responsável um pelo outro. Você ver seu irmão sofrendo e não sentir como fosse você mesmo é um defeito na nossa existência e na nossa essência. O objetivo é sempre procurar se conectar espiritualmente com nossos queridos e tentar sentir a dor, a alegria, as vitórias e as derrotas.

Yehuda e os irmãos, após terem chegado a uma escuridão tão grande que os levaram a vender um irmão ignorando o tamanho da dor que causariam ao seu pai, agora, vários anos depois, se oferece a ser escravo no lugar de Biniamin, para não causar mais dor ao seu pai. Esse é o objetivo da vida: que as almas se conectem, que aprendamos a viver para o próximo e não só para nós mesmo, para que possamos continuar na viagem, nesse trem, que é a vida.

Shabath Shalom

texto: YY | adaptação e revisão: daniel pels