Nossa Missão Histórica
0
0

Nossa Missão Histórica

Daniel Pels
2 min
0
0

Parasha Shemot

A parashá nos conta o começo da escravidão; o nascimento de Moshe e o começo da sua viagem, como um bebê na sua arca, a mercê do Nilo; crescendo como príncipe na casa do Faraó após Batia recolhe-lo do rio; revelando a sua indentidade como yehudi; largando a nobreza; juntando-se ao seu povo como escravo; sendo perseguido pelo Faraó por traição; fugindo para a terra de Midian onde encontra sua esposa Tzipora; tendo com ela 2 filhos (Guershon e Eliezer).

Mas havia chegado o momento da redenção, chegava a hora do povo de Israel cumprir sua missão histórica de ser uma nação de príncipes e sacerdotes, um povo Kadosh (santo). E também havia chegado a hora de Moshe receber sua missão de conduzir esse povo, agora escravo, a ser um povo livre, pronto para realizar seu destino, receber no Sinai a sabedoria eterna e espalhar para o mundo , mudando a história. Fazer um mundo melhor.

Então Moshe tem uma visão, um arbusto incandecente, que não se consumia. Essa foi a mensagem: nós vivemos nesse mundo, viajamos numa infinita estrada. Todos os os dias novos desafios, novas alegrias e decepções, mas dentro de nós sempre haverá e terá essa sarça incandecente que nunca pode se apagar. É o saber perdoar aqueles que nos machucam, é o saber entender o que o outro pensa, é saber amar, ajudar, a despeito de qualquer coisa.

Essa era a sarça incandecente no coração de Moshe Rabeino, que fez transformá-lo no maior ser humano que habitou nesse planeta até hoje. E essa sarça é o nosso povo que é eterno, por força da eterna sabedoria celestial, que é o mapa para esse caminho torto e complicado que é a vida.

D-s em uma única alegoria mostrou a Moshe o segredo da vida desde que saímos do ventre materno, até voltarmos a vida eterna após 120 anos. Parashá Shemot é cheia de fundamentos básicos a serem aprendidos. Aproveitem!

Shabat Shalom

texto: YY | adaptação e revisão: daniel pels