O SUCESSO PELO FOCO NA DOR.
0
0

O SUCESSO PELO FOCO NA DOR.

O Corpo de Bombeiros é a instituição que, por mais de 10 anos, aparece como a mais confiável da sociedade Brasileira.  E porque isso acontece ?

LÉO FARAH
3 min
0
0

O Corpo de Bombeiros é a instituição que, por mais de 10 anos, aparece como a mais confiável da sociedade Brasileira.  E porque isso acontece ?

Email image

Recentemente recebi essa pergunta, porquê o bombeiro tem tanta credibilidade?

Confesso que era uma pergunta diferente de tudo que já havia respondido na vida e nunca tinha parada para pensar no assunto em um evento onde as pessoas procuravam saber sobre como encantar os clientes.

FOCAMOS NA DOR! É isso... é a dor que nos faz incríveis. O bombeiro tem concorrente? Sim, pode-se dizer que temos, o SAMU, os Bombeiros Civis e Brigadistas, mas nunca focamos nele, na verdade, se eles chegarem antes e salvarem uma vida, ou debelarem um incêndio, ÓTIMO, melhor para quem precisa. Mas eu nunca foquei nisso, eu focava e treinava para que o meu time fosse o melhor possível. 

Cada segundo importa. Tenho 60 segundo para sair do quartel, equipado para ir para ocorrências, então se eu conseguir sair em 30, melhor para vítima que está asfixiada em um incêndio. Faça um teste, fique 30 segundo sem respirar... Sim, é terrível. Nosso foco é na dor.

Um afogado, uma pessoa presa as ferragens, uma pessoa que sofreu um atropelamento, uma casa pegando fogo, cada segundo importa. Nosso sucesso vem da preocupação em aliviar a dor, e quando uma pessoa está passando por um momento difícil, quando você é a solução para sua dor, 1% do que você puder fazer, será talvez 100% da satisfação dela.

Mas o tempo é nosso inimigo, ele é cruel e não pode ser parado como um vilão nas histórias em quadrinhos. Quantas e quantas vezes já cheguei no local do sinistro e a casa já tinha sido toda tomada pelas chamas, a vitima já estava submersa a mais de 1 dia, ou a lama já havia coberto toda a casa. Mas ao longo de mais de 18 anos eu aprendi que SEMPRE HÁ ALGO QUE POSSA SER FEITO. Aquele quadro de fotografia que por um milagre não foi tomado pelas chamas, o cuidado para encontrar o corpo do filho e o abraço na mãe que perdeu seu ente querido, ou a santa que foi resgatada em meio a toda lama. Essas pequenas atitudes fazem com que sejamos diferenciados com nossos clientes.

E SE VOCÊ PUDESSE SENTIR A DOR DO SEU CLINTE? Muito antes disso, antes de chegarmos ao local, os bombeiros precisam sentir essa dor. Eles passam por exemplo por um curso onde ficam totalmente soterrados, com lama da cabeça aos pés, para sentirem como a lama tira calor do corpo e faz com que a vitima trema de frio. Eles vão para ambientes confinado de fumaça para sentir o desespero de ficar sufocados, no mergulho seus aparelhos autônomos são retirados, e os instrutores te vendam para que você sinta o medo de estar submerso, é isso que fazemos, nós atacamos a dor, nós vivemos a dor e nós trabalhamos para evitar e minimizar essa dor.

Quando as pessoas perdem as suas esperanças o seu mínimo, a sua menor atitude, pode ser o máximo para salvar o dia de alguém.