1.99 News | Cuidado para não se boicotar
0
0

1.99 News | Cuidado para não se boicotar

Não existe elevador para o sucesso, você tem de ir pelas escadas.

Leonardo Capel
3 min
0
0
Email image

Cuidado para não se boicotar ao se comparar demais

Minha esposa diz que toda vez que eu vou explicar algo, eu preciso trazer algum exemplo para ilustrar. E ela não poderia estar mais certa. É como meu cérebro funciona.

Uma das frases de que eu gosto muito e que representa um pouco sobre conquistas é:

“Não existe elevador para o sucesso, você tem de ir pelas escadas”.

Ao pensarmos em qualquer área da vida, sempre existem degraus a serem escalados para o topo do que é considerado sucesso.

Scott Young, autor do livro best-seller Ultralearning, retrata muito bem esse conceito, traz a ideia de que, nas empresas, existem os estagiários, analistas, coordenadores, gerentes e diretores. No mundo acadêmico, existem os bacharéis, mestres, doutores, professores titulares e pesquisadores premiados. Nos esportes, existem os juvenis, juniores, atletas profissionais, atletas olímpicos e os recordistas mundiais.

Email image

Essa subida tende a acontecer de forma mais rápida nos primeiros degraus.

Além disso, temos dificuldade de enxergamos os degraus que se encontram muito acima ou muito abaixo de nós, fazendo com que apenas possamos ver em detalhes os que estão em uma posição acima e abaixo.

Todos os degraus de realizações muito acima estão longe o suficiente para que possamos basicamente ignorá-los: autores que são mundialmente famosos; atletas que possuem recordes ou empresários que abriram o capital de suas empresas na Bolsa de Valores.

Essas conquistas estão tão além do que já experimentamos, que elas não causam ansiedade.

Email image

No entanto, estamos mais conscientes das pessoas que estão um pouco acima de nós no ranking.

Quando se trata de escrever um livro, eu me comparo a autores que venderam mais de dez mil livros em seus países. Quando se trata de escalar montanhas, eu me comparo com pessoas que já subiram montanhas de mais de dois mil metros. Quando se trata de construir empresas, eu me comparo com empresários que possuem mais de cinquenta funcionários.

O problema é que, quando subimos um degrau em nossas escadas, o degrau logo acima aparece imediatamente.

Quando eu passei de um profissional autônomo para ter uma equipe, imediatamente essa nova conquista se tornou a minha base e minha comparação aumentou.

O sentimento de insegurança vem da ênfase excessiva no degrau acima, ao invés de reconhecermos os degraus que já subimos e os sucessos que já alcançamos.

A Síndrome do Impostor aparece aqui nos fazendo sentir que até mesmo o nível atual pareça insustentável.

A posição que alcançamos foi por sorte, circunstância ou porque os outros perceberam incorretamente que fizemos algo impressionante.

Portanto, há um medo constante de que possamos voltar aos degraus anteriores ou cairmos completamente da escada.

Não deixe esse sentimento abalá-lo, se você está onde está, foi devido a múltiplos fatores e méritos seus, assuma e contemple o quão incrível você é.


PS: Se você leu e gostou desse e-mail, por favor, me responda com sua opinião, sou eu que leio todos os e-mails e respondo também. Ficarei extremamente grato! 😊