Macarrão alho e ódio
3
0

Macarrão alho e ódio

Passar raiva com a profissão é a única instituição que continua funcionando perfeitamente no Brasil.

Lígia Colares
3 min
3
0

Passar raiva é a única instituição que funciona perfeitamente no Brasil. E passar raiva com a profissão é o que une todas as tribos.

Trabalho com publicidade, com foco em marketing digital. Falo isso com orgulho porque foi uma escolha muito consciente - abandonei uma profissão estável para trabalhar com o que amo. Mas amar é esse verbo intransitivo e intransigente quando se fala de trabalho.

Trabalhar no mercado literário (e com cultura num geral) é acordar todos os dias e dar um passo pra frente enquanto o país anda dez anos para trás. Com publicidade, então, é aceitar que: se deu tudo certo, é graças à equipe; se deu tudo errado, é culpa do marketing. E aí você olha para grandes empresas, grandes agências, e tá todo mundo ganhando prêmios à custa da própria alma - porque a saúde mental já foi rifada lá no estágio.

Somado a tudo isso, o desgaste pelo isolamento social (você sabia que rolam mudanças reais no cérebro por causa da pandemia?). E o fato de que  agora todo mundo "entende" de marketing digital, de social media. Todo dia chega em mim um post parecido com "dicas infalíveis para o lançamento de [insira aqui o seu produto]".

Descrição de imagem: Foto de dia de um foguete decolando. O foguete está em pé e acabou de decolar da plataforma, a parte de baixo tem uma grande chama da queima de combustível, e uma grande nuvem de poeira causada pela propulsão. O céu está azul claro com pouquíssimas nuvens. Fim da descrição. Essa é uma fórmula de lançamento que eu respeito.<br>
Descrição de imagem: Foto de dia de um foguete decolando. O foguete está em pé e acabou de decolar da plataforma, a parte de baixo tem uma grande chama da queima de combustível, e uma grande nuvem de poeira causada pela propulsão. O céu está azul claro com pouquíssimas nuvens. Fim da descrição. Essa é uma fórmula de lançamento que eu respeito.

E tá tudo bem compartilhar ideias e experiência. Só não tá tudo bem achar que é especialista nisso porque algum tipo de divulgação deu certo alguma vez. Divulgação tem nuances, é um trabalho importante não só para ativar o setor em momentos de crise, sabe? Mas você pode comprar meu cursMENTIRA

Talvez eu tenha me tornado inapta para interagir com pessoas, trabalhar em equipe, fazer planos a longo prazo. Ou talvez só precise de férias do meu CID como brasileira.


- Para não ser a pessoa que só reclama sem fazer nada útil, vocês querem que eu compartilhe algumas experiências sobre divulgação com vocês? Nenhuma fórmula pronta, nenhuma dica infalível, mas coisas que aprendi e estudei para lidar com o demonho Algoritmo. Se tiverem perguntas pode mandar também, eu tento responder!

- Por acaso, o clube sobre Alvorada em Almagesto foi ótimo! Eu ainda tenho bastante dificuldade para entender sobre Weird Fiction, mas recebi esse texto incrível do Arthur Marchetto que esclareceu muita coisa, caso interesse alguém!

- Com esse boom de newsletter, acho que vale lembrar que a Aline Valek lançou um curso completo (e com preço acessível) para quem também quer se aventurar nesse novo mundo. A newsletter dela é incrível, caso queiram conhecer também!

Devia ter colocado aviso de gatilho [Mau Humor] na divulgação dessa news né? Desculpas e obrigada por me ler!

Usem máscara e se cuidem. #ForaBolsonaroGenocida