Marvel: The Hip Hop Covers — Grandmaster Flash & The Furious Five “The Message” (1982)
23
0

Marvel: The Hip Hop Covers — Grandmaster Flash & The Furious Five “The Message” (1982)

Eae, eu sou o Load e bora conhecer alguns álbuns importantes do hip hop através das capas da Marvel?

Load
2 min
23
0

E aí, eu sou o Load e bora conhecer alguns álbuns importantes do hip hop através das capas da Marvel?

Essa é uma série que eu estava ansioso pra iniciar aqui. Em 2015 a Marvel, conhecida por alguns dos super-heróis mais famosos do mundo como Homem-Aranha, Homem de Ferro e os X-Men, começou várias homenagens à álbuns e artistas do hip-hop. Foram mais de 100 capas variantes e tenho certeza que você já viu algumas por aí!

Email image

Nessa série pretendo trazer uma capa por vez e por ordem de lançamento indo de 1979 até 2016, para que a gente possa se aprofundar mais sobre a cultura hip hop e para fechar com chave de outro eu também vou deixar os álbuns por aqui para você poder ouvir.  

Hoje vamos falar da capa da edição New Avengers #1 (2015) desenhada por Ed Piskor.  Essa capa é uma homenagem ao primeiro álbum do grupo Grandmaster Flash & The Furious Five chamado The Message lançado em 1982 pela Sugar Hill Records.  

Email image

Eu tenho certeza que você já ouviu essa música aqui, se liga só! 

Essa música se chama The Message e foi a primeira música de hip hop com comentário social, ou seja, como falamos aqui no brasil o famoso "Rap de mensagem". A música foi escrita como uma crítica à greve de transito que aconteceu em 1980 em Nova York e a letra da música fala sobre os sofrimentos e dores de cabeza que a pobreza causa às pessoas que vivem no centro da cidade. Ao final do clipe, sem motivo algum, o grupo ainda vai preso, como mais uma maneira de crítica.

Essa música fez com que o rap, que antes tocava apenas em festas caseiras como música dançante, fosse para outras plataformas sociais, se tornando um gênero também de protesto e servindo como inspiração para outros grupos que viriam depois como Public Enemy.

The message foi tão influente que outros artistas chegaram até a samplear a batida como Puff Daddy fez em 1997 com Can't Nobody Hold Me Down e também como  Ice Cube em Check Yo Self de 1993.

Ela também esteve presente em outras plataformas. Como muitos de vocês que jogaram Grand Theft Auto Vice City também puderam escutar ela tocando na rádio do jogo e não podemos deixar de comentar a presença de The message na série Todo mundo odeia o Chris, já que a série se passava nos anos 80, pudemos ouvir ela em um dos episódios.

Ainda, a importância desse álbum foi muito além do que no meio do rap e hip hop, se tornou algo tão influente que a revista Rolling Stone classificou The Message em sua lista das 500 melhores canções de todos os tempos ao lado de grandes ícones do Rock e do Pop.

Email image

Além de ser considerada um hino do hip hop,  The Message foi considerada por muitos críticos como a música que catapultou os MCs, mudando o foco que antes era nas mixagem e arranhões do Grandmaster a estrela, para os pensamentos e letras do MCs.

Então, meu amigo, se você não chegou a ouvir esse álbum que a Marvel homenageou em uma de suas capas, aproveita que vou deixar o link do spotify para você escutar, pois vale muito a pena!