A origem dos 5 sobrenomes mais populares do Brasil
26
0

A origem dos 5 sobrenomes mais populares do Brasil

O sobrenome das pessoas é o elo mais importante que as liga aos seus antepassados. Pouco se sabe sobre o surgimento dos sobrenomes, sabemos que surgiram da necessidade de distinguir os grupos familiares. É herança de uma estrutura medieval, ...

Mattheus Camargo
4 min
26
0
Email image

O sobrenome das pessoas é o elo mais importante que as liga aos seus antepassados. Pouco se sabe sobre o surgimento dos sobrenomes, sabemos que surgiram da necessidade de distinguir os grupos familiares. É herança de uma estrutura medieval, inserida na sociedade da época e que perdura até nossos dias. Na Idade Média, era comum usar como sobrenome a ocupação da pessoa, o lugar onde morava, características físicas ou variações do nome do pai.

Como o Brasil foi colonizado por Portugal e recebeu imigrantes de diferentes países durante os séculos 18 e 19, a origem dos sobrenomes mais famosos do país é estrangeira. Grande parte dessas famílias chegou ao Brasil durante o início da colonização, com as capitanias hereditárias, e se fixaram, principalmente, na região Nordeste. Desde então, se espalharam pelo resto do país, popularizando os sobrenomes.

Eu particularmente sempre tive a curiosidade em saber a origem dos meus sobrenomes, e descobri que apesar de serem brasileiros, 'Camargo' é muito popular no México, enquanto 'Araújo' tem, depois do Brasil, maior número de pessoas em Portugal. 

Confira abaixo a lista com os 5 sobrenomes mais populares do Brasil:

1- Silva

Mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome “Silva”, que também é o mais comum em Portugal. Derivado do latim, significa “selva”, ou floresta. A tese mais aceita é a de que o sobrenome teve origem no século 11, na Torre e Honra de Silva, o solar de uma família de nobres do Reino de Leão, uma das antigas monarquias ibéricas. No Brasil, o sobrenome foi difundido ao ser adotado por escravos e crianças filhas de pais incógnitos. Também foi usado por imigrantes que chegavam ao país e queriam começar uma nova vida, sem vínculos com o passado na Europa.

2- Santos

De origem religiosa, deriva da palavra latina “sanctus”, que significa “santo” ou “consagrado”. Um dos ramos dessa família pode ter se originado da Sierra de los Santos, localizado na Andaluzia, sul da Espanha. Durante a era medieval, Santos também era o nome dado às pessoas que nasciam no dia 1º de novembro, ou seja, no Dia de Todos os Santos.

Cerca de 3.981.191 brasileiros(as) têm esse sobrenome.

Esse é o 2º sobrenome mais comum no Brasil e em Portugal (sem contar o pessoal que assina “dos Santos”, que somam 706 mil brasileiros).

3- Oliveira

Oliveira tem uma raiz geográfica, que faz referência à árvore da azeitona, registrada no português arcaico como “olveira”.

Oliveira” surgiu como uma alcunha, para designar aqueles que possuíam plantações do fruto. O primeiro a possuir esse nome, provavelmente no século 13, foi Pedro Oliveira, um homem muito rico de Évora, em Portugal, cidade conhecida pela diversidade de olivais.

O sobrenome se tornou conhecido no Brasil graças à chegada dos imigrantes, com maior concentração na região Nordeste.

Cerca de 3,8 milhões de brasileiros(as) têm esse sobrenome.

4 — Souza

Souza” é o 4º sobrenome mais comum no país, presente na certidão de cerca de 2,6 milhões de brasileiros, enquanto “Sousa” reúne cerca de 830 mil pessoas. A origem dos dois é a mesma: derivam da palavra “saxa”, em latim, que significa “rocha”. Foi usado, inicialmente, pelas famílias que habitavam a beira do rio Sousa, no norte de Portugal. Segundo os genealogistas, o primeiro a adotar o sobrenome foi o nobre D. Egas Gomes de Sousa, nascido em 1305. No Brasil, sofreu uma variação e passou a ser escrito com “z”.

5- Rodrigues

Com registros originários de Portugal, Rodrigues é o 5º sobrenome mais comum do Brasil e significa literalmente o “filho de Rodrigo”, devido ao sufixo “es”. Mas a origem do termo, na verdade, é espanhola: a forma Rodríguez (com “ez” no final) é o sobrenome mais frequente em diversos países de colonização espanhola, como Colômbia, Venezuela, Cuba, República Dominicana, Uruguai e Costa Rica. No censo norte-americano de 2000, Rodríguez aparece em 9º lugar, confirmando a crescente influência da comunidade hispânica nos EUA.

Não encontrou o seu na lista? Clique no link e confira a origem do seu sobrenome!