5 minutos para entender sobre Proposição de Valor
13
0

5 minutos para entender sobre Proposição de Valor

Luiz Gomes
0 min
13
0

Depois de tanto que ouvimos falar sobre BMC, será que aprendemos algo com isso?

Email image

Você sabe que é uma proposição de valor?

Você cria uma startup querendo o que?

Provavelmente para tentar resolver algum problema que julga relevante ou aproveitar uma oportunidades que vale a pena transformar em negócio, mas será que esse produto gera no mercado uma percepção de problema resolvido?

Comece pela proposição de valor...

Quem tem uma startup já se viu em frente a um Business Model Canvas e, de certo, já ouviu a orientação de começar a preenchê-lo pela proposição de valor. Mas, será que sabemos identificar essa tal proposição de valor ou só colocamos o que achamos legal?

Proposição de valor é um acordo entre o que será entregue pelo negócio e o que é esperado pelo mercado.

Não adianta criar um negócio que entregue otimização, quando o desejo do mercado é segurança.

Esse alinhamento só é possível com o desenvolvimento da relação entre o negócio e o mercado, por isso, para começar a montar um modelo de negócio você precisa ter algum entendimento sobre o problema central as demandas de solução.

Características de uma [boa] proposição de valor

Email image

Se as proposições de valor precisam refletir um acordo entre oferta e demanda, então as startups precisam considerar que:

  1. Há um claro entendimento sobre o que está sendo entregue: Se o mercado olhar para o produto sem saber o que esperar, tem algo muito errado;
  2. É explicado como o problema é resolvido: Os adjetivos que colamos no Business Model Canvas correspondem a quais funcionalidades, na prática?
  3. Há resposta para "Por que estou aqui e não em uma solução concorrente", pergunta feita por boa parte das clientes quando se deparam na hora de decidir qual serviço será contratado;
  4. Os resultados obtidos são importantes para mostrar que seu produto já fez sentido para alguém: Melhor que relatos de clientes, mostre (se for permitido) como você atuou.

Erros comuns na aplicação da Proposição de Valor

Email image

No ímpeto de entregar produtos efetivos para o mercado, as startups acabam cometendo erros triviais na entrega da proposição de valor, erros como:

  1. Entregar um produto que não permite uma teste real de potenciais clientes, "pagar para usar" é uma estratégia que dificilmente dará certo;
  2. Não deixar claro como o produto, e suas funcionalidade, atuam na resolução do problema. Deixe os adjetivos de valor no Canvas, no site é importante mostrar como a coisa toda funciona;
  3. Não mostrar os resultados. Tem algum cliente ou usuária que tem uso efetivo do produto? Mostre, isso dará respaldo na aquisição de novas clientes;
  4. Esconder as condições de pagamento, é como acontece nas redes socais: Apresentam um produto, mas só fala o valor em chat privado. Se seu produto não pode ter o preço exposto, ele não terá credibilidade.

Por onde começar?

Quer saber qual proposição de valor faz sentido no mercado-alvo? Entenda seus processos de validação e o que você aprendeu com isso.

Email image

Tem alguma pergunta que não respondi?

Me manda mensagem com sua pergunta no meu canal do Telegram ou no Instagram, vai ser um prazer tirar sua dúvida!