O Risco da Ruína - 5 dicas de como não cair nessa armadilha
0
0

O Risco da Ruína - 5 dicas de como não cair nessa armadilha

Viviane Cabral
4 min
0
0
Email image

Sabe qual é a primeira coisa que as pessoas falam quando você menciona que trabalha no mercado financeiro, principalmente em ações? "Olha cuidado viu, esse negócio é perigoso! Muita gente já quebrou!".

Sim, é verdade. São tantas estórias, tantos casos de gente que vendeu casa, carro, pegou empréstimo e perdeu tudo o que tinha que dá pra fazer um blog só de casos de ruína.

De fato, o risco da ruína é real, e temos que levar isso muito a sério. O mercado financeiro tem a capacidade de te tirar R$ 1.000,00 em 30segundos.

Por isso, nessa minha caminhada ao longo de alguns anos, sim anos, tive que aprender a conter e minimizar riscos, e principalmente desenvolver um rigoroso gerenciamento de risco. Por achar esse tema tão importante, resolvi compartilhar com vocês 5 dicas de como NUNCA QUEBRAR a sua conta.

  1. Respeite o seu stop! É a sua palavra contra você mesmo, e nessa batalha a sua palavra tem que valer alguma coisa. Quando você disser: "Vou perder até aqui, esse é o meu limite!", não ultrapasse o seu limite. Você precisa ser uma pessoa de palavra pois o seu stop tem que ser imovível, imutável,sem negociação. Se você não consegue entrar em acordo consigo mesmo, se não consegue se obedecer, você definitivamente não está preparado para operar o mercado financeiro. Nunca negocie o seu stop!
  2. Certa vez, quando realizei a imersão do Stormer (quem não conhece, vale a pena conhecer) ele disse uma coisa interessante sobre gerenciamente de risco: estatisticamente, se você perder acima de 30% do valor total que você possui disponível, matematicamente você quebrou sua conta. Portanto, você precisa fazer uma conta simples: do total que você possui disponível em conta 6% deve ser o seu máximo de loss por dia. Ou seja: você apenas deve perder no máximo 6% por dia do que possui. Se você se dá o direito de fazer no máximo 3 trades por dia, você ainda precisa calcular o máximo de loss por trade, ou seja: 6%/3 = 2%. Portanto o seu máximo de loss por trade deve ser 2%. Você precisa ter calculado um loss financeiro por dia e por trade.
  3. Realize a configuração de risco na plataforma. Eu utilizo o Profit e recomendo fortemente que você configure o gerenciamento de risco da plataforma considerando os números que você calculou no item anterior. Abaixo a imagem de um gerenciamento de risco (considerando uma conta de R$ 10.000,00) configurado no Profit Pro. Basicamente ele bloqueia e não permite que você envie ordens após estourar seu risco no dia. Muito útil para evitar um dia de fúria por exemplo.
  4. Seja um bom perdedor, e perdoe-se. Quem nunca teve um loss, tentou recuperar e saiu perdendo ainda mais? Não há nada pior que ficar remoendo o teu loss e pior ainda tentar recuperá-lo. Esse comportamento é um dos mais destrutivos, e pode inclusive engatilhar um dia de fúria e você perder muito mais do que havia perdido antes.
  5. Profissionais não mudam o plano no meio do caminho, principalmente o stop. Se você quer levar o trade a sério na sua vida você precisa entender que a primeira grande mudança na sua consistência será perder menos. E pra isso, o seu gerenciamento de risco precisa estar memorizado. Posso perder no máximo x no dia, tenho x tentativas, meu loss máximo por trade e de tanto. Se você não sabe isso na ponta da língua você não está preparado para fazer trade. Muito menos, day trade. Portanto: memorize os seus números, muito mais importante do que saber a técnica você precisa saber quanto pode perder.

São dicas simples, mas a partir do momento que comecei a segui-las rigorosamente, comecei a perceber a mudança nos resultados. Se funcionou pra mim, com certeza funciona pra você!

Email image