Lesões Musculares: o que são?
0
0

Lesões Musculares: o que são?

O artigo vai abordar e falar a respeito das lesões musculares que acontecem nos esportes

Maria Eduarda Vieira
2 min
0
0

Na pelada do futebol ou nos jogos da NBA é uma lesão que se faz presente, principalmente, por estar relacionada com movimentos que exigem trocas de direções rápidas e contrações excêntricas (são aquelas quando a origem e inserção do músculo se afastam produzindo uma rápida desaceleração do segmento muscular e geram uma absorção de choque) da musculatura. 

Mas, não se preocupe, vamos desmistificar alguns aspectos a respeito.

A composição corporal é composta por 40% de músculos, isso diz respeito a aproximadamente 600 músculos, fica fácil entender que é fundamental trabalhar a musculatura em todas as suas partes. Já, os fatores que definem e caracterizam a lesão são: a presença de hematoma (aparência de roxo), perda de força e a existência de um gap (lacuna) no músculo

Ainda, uma estrutura importante é o tecido conectivo muscular que está relacionada com a organização do músculo esquelético. Os quais estão ligados aos ossos e dispostos em grupos opostos em torno das articulações os agonistas e antagonistas. O objetivo principal desse sistema é gerar movimento e locomoção.

Os músculos se subdividem em fibras rápidas e lentas. Sendo que as rápidas são as que possuem uma tendência maior de gerar lesões. Devido sua especificidade dispõem de uma baixa quantidade de mioglobina (baixo teor de oxigênio) e, dessa maneira são mais claras e não avermelhadas conhecidas também como fibras brancas. Nesse caso, são usadas pelos músculos para produzir contrações rápidas e fortes e realizar movimentos rápidos e potentes

Para ilustrar pense no adutor (ele se localiza na parte de dentro da coxa) ao estar correndo conduzindo uma bola e efetuar uma troca de direção rápida ele precisa absorver esse movimento, caso contrário, ele pode “romper”.

Deixo aqui ilustrado o momento quase inesperado em que ela pode aparecer e decidir um momento a história não é das melhores, mas outro dia venho contar desse atleta. 

Fonte (google imagens)
Fonte (google imagens)

Assista e se emocione comigo: https://www.youtube.com/watch?v=t2G8KVzTwfw&ab_channel=Olympics

Até breve em nosso próximo encontro. 

Com carinho, Madu :)