PUBALGIA E A ANATOMIA POR TRÁS DELA
0
0

PUBALGIA E A ANATOMIA POR TRÁS DELA

Desmestificando a pubalgia por meio da anatomia

Maria Eduarda Vieira
3 min
0
0

Já ouviu falar dessa patologia? Sente-se, vamos começar nossa viagem. 

Primeiramente, vamos desmistificar a palavra. “pub” vem de púbis (uma estrutura óssea que vamos falar mais adiante) e “algia” de dor, ou seja, dor na região do púbis. Na língua inglesa é possível encontrar como “groin pain” a dor na virilha. Seja no púbis ou no músculo, elas estão entrelaçadas. 

O púbis tem um papel de conexão, de muita estabilidade e com pouca movimentação. Seu objetivo é através dessa forte fixação gerar função em conjunto com os músculos anexados, ou melhor, dar movimento. Assim, possibilitar a estabilização para o quadril e quando necessário distribuir as cargas que a musculatura provoca por meio da contração muscular. Além de que, os músculos vão realizar um trabalho em conjunto de estabilização para o púbis visando reduzir o impacto da região.

Sim, os músculos trabalham muito. Para ilustrar o púbis, observe a imagem abaixo. 

Fonte (google imagens)
Fonte (google imagens)

As principais musculaturas tem o papel primário de adução (fechar a perna) e secundária de rotação interna (girar a perna para dentro). Outros movimentos também podem ser realizados.

Vamos ressaltar hoje o músculo adutor e suas porções, pectíneo e o grácil

Pense que o adutor é um sinergista, quem realiza o papel principal de movimento. Tem um papel importante tanto nos movimentos de flexão quanto extensão do quadril, porém vai depender da posição que o mesmo se encontra no momento da ação e sem dúvidas do movimento de adução é extremamente potente. O pectíneo já é menor que o adutor, mas auxilia nos movimentos de flexão e adução do quadril, tem funções semelhantes ao do adutor e alternadas quando o pé está no solo ou sem apoio, legal né?. Já o grácil realiza movimentos como adução do quadril, flexão de joelho e quadril, além de fazer a rotação medial do joelho. Ele está localizado mais para dentro, ou seja, mais medial que o restante dos outros. E por fim e não menos importante, considere que a cereja do bolo é a musculatura abdominal, já que, possui relação direta com os adutores.

Para conseguir visualizar, veja na imagem a seguir e leia novamente os músculos 

Fonte (google imagens) 
Fonte (google imagens) 

Como uma engrenagem, se o sistema não funciona ou uma das peças (digo aqui os músculos) não executam o movimento como necessário ela vai ocasionar dor onde está conectada, nesse caso no púbis. 

Em outro momento falamos sobre tratamento

Deixo a recomendação de um livro chamado: Anatomia palpatória e funcional do Christy Cael. Tem imagens muito ilustrativas e que vão auxiliar na hora dos estudos.

Até nosso próximo encontro :)

Com carinho, Madu.