Aprenda a aprender
53
1

Aprenda a aprender

Nossos antepassados, não muito distante, evoluíram em uma sociedade na qual tudo o que os afetava estava a alguns dias de caminhada ou de navegação. Se algo acontecesse no outro lado do planeta, eles jamais seriam impactados. Por isso, o pens...

Bruno Carvalho
0 min
53
1

Nossos antepassados, não muito distante, evoluíram em uma sociedade na qual tudo o que os afetava estava a alguns dias de caminhada ou de navegação. Se algo acontecesse no outro lado do planeta, eles jamais seriam impactados. Por isso, o pensamento era local. Não tinha razão para se preocupar além das fronteiras visuais. Ao mesmo tempo, a vida era linear porque nada mudava de um século para outro. A geração dos avós, dos pais, dos filhos e dos netos era exatamente a mesma. Demorava muito tempo para algum fato interferir a vida daquelas pessoas.

Photo by Unsplash
Photo by Unsplash

Hoje no entanto, habitamos um lugar bem diferente. Não é mais local e linear. É global e exponencial. Neste momento, se algo acontece do outro lado do planeta, por exemplo, somos impactados segundos depois. O mundo então, tornou-se nosso vizinho. Além disso, as mudanças não são mais de um século para outro. Ou de uma década para outra. Elas ocorrem de ano para ano, semestre para semestre, mês para mês. Enquanto as inovações do passado eram lentas, lineares e previsíveis, as atuais são rápidas, exponenciais e inesperadas. 

No entanto, com a velocidade exponencial e inesperada das inovações atuais, criou-se um problema no sistema educacional técnico, porque para aprender algo novo, você precisa de alguém que saiba sobre aquilo, porém não há ninguém para ensinar o que é novo. Eis que então surge uma das principais virtudes que diferenciam certas pessoas das demais. A autoaprendizagem. Isso separa precursores de seguidores, pioneiros de conformados. Não há professores para coisas que não existem. Ou você aprende sozinho ou você não evolui.

É por isso que muitos empreendedores bem-sucedidos nunca foram à escola. Ou desistiram no meio do caminho. Essa turma aprende por conta própria. É disso que um profissional deve se alimentar. Desse hábito de ser um autodidata implacável. Um doutor em aprender sozinho. Que, em vez de esperar pelos outros, simplesmente vai atrás e obtém toneladas de conhecimento por si só, que aliás, está disponível a qualquer um.  Só em 2020 2,2 milhões de terabytes de novos dados foram gerados todos os dias. Nunca produzimos tanta informação quanto hoje.

Em um mundo em que a única certeza é a mudança, a autoaprendizagem é uma habilidade que te levará mais longe.

Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/realbrunocarvalho/