A moda de cada década: 2000 e 2010
302
4

A moda de cada década: 2000 e 2010

Britney Spears, neon, streetwear, logomania e mais! Vem descobrir a moda das décadas de 2000 e 2010!

Maria Clara Rocholi04/25/2021
3 min
302
4

Ao longo dessa série, percebemos como as tendências são sempre recuperadas e readaptadas para se encaixarem num contexto diferente daquele em que elas surgiram. O texto de hoje deixará essa ideia ainda mais explícita, já que, toda a estética dos anos 2000 está de volta em 2021. Vem comigo entender a moda desde a década de 2000 até os dias atuais!

2000

Com a ascensão da internet, as tendências, que antes eram movidas pela criatividade, passam a ser ditadas muito mais por grandes celebridades e copiadas por seus fãs. O mundo globalizado começa a influenciar inclusive a indústria da moda.

fast fashion e a cultura do consumismo ganhavam espaço nesse contexto, alimentados por lojas como H&M, Topshop, Zara, Forever 21 e Urban Outfitters. Assim, as roupas se tornavam descartáveis, com uma vida útil reduzida e o que era usado mudava cada vez mais rápido.

A cintura era preferencialmente baixa, tanto nos shorts, quanto nas calças cargo e skinny. Nas blusas, os decotes ombro a ombro, um ombro só e tomara que caia, além de regatas com alças finas e tops de bandanas, eram vistos por toda parte . Já nos pés, oxfords, botas Ugg, plataformas, sapatilhas e até sandálias gladiadoras conquistavam as novas gerações. 

A cultura do rap e do hip-hop, após a ascensão na década de 90, continuava a influenciar o streetwear, trazendo elementos como as jaquetas bomber, os conjuntos de moletom aveludados, os acessórios exagerados (correntes grossas, anéis chamativos e braceletes largos) e os strass, empregados nos cintos, bodychains e adornos no geral.

Os tons metalizados e escuros dominavam a paleta de cores. O tecido jeans era também aplicado em todo lugar: camisas, jaquetas, calças, shorts, saias, vestidos e até chapéus - como esquecer do icônico look combinando de Britney Spears e Justin Timberlake no AMA's de 2001?  

<i>Imagem/Reprodução</i>
Imagem/Reprodução

Do mesmo  modo, entra em cena a logomania (ênfase da logomarca nas estampas), fomentada principalmente pelas grifes Chanel, Louis Vuitton e Gucci em uma forma de ostentação. Essa prática era aplicada inclusive nos acessórios, como anéis, colares, brincos, boinas e bolsas, que carregavam os símbolos das grandes marcas.

<i>Imagem/Reprodução</i>
Imagem/Reprodução

Dentre as maiores empresas que moldaram a moda nos anos 2000 estão: Marc Jacobs, Louis Vuitton, Christian Louboutin, Alexandre Herchcovitch, Stella McCartney, Ronaldo Fraga e Diesel.

2010

Da facilidade de comprar pela internet consolidada até o debate sobre os excessos da indústria, os anos 2010 entraram para a história. Agora, a premissa maior era a recusa dos anos 2000 e a volta das tendências desde 1950 até 1990.

Enquanto a cintura alta modelava melhor o corpo e tomava o lugar do cós baixo, os mom jeans, os croppeds e o neon voltavam dos anos 90 diretamente para o colo dos fashionistas. Já o couro era recuperado lá de 1950 e se estabelecia nas jaquetas biker, nas botas e nas calças.

O colorblock, por sua vez, dava adeus à monotonia dos tons sóbrios, escuros e pastéis da década anterior, trazendo a pigmentação vibrante para as ruas, em roupas monocromáticas ou em combinações de cores.

Email image

Já o streetwear, manteve o posto de influente. O hype se tornava ainda maior: marcas que antes eram conhecidas apenas por skatistas e profissionais do ramo, se tornaram de conhecimento mundial. A Louis Vuitton inclusive colaborou com uma delas: a Supreme, em uma coleção assinada pelo diretor criativo da linha masculina, na época, Kim Jones.

<i>Imagem/Reprodução</i>
Imagem/Reprodução

Nessa mesma estética, a moda esportiva ganhava um status de peso por ter uma proposta mais democrática e confortável. Em 2014, pelo comando de Karl Lagerfeld, a Chanel deixou claro que esse estilo veio para marcar presença, quando apresentou uma coleção trabalhada no uso de tênis e roupas aconchegantes. Algo que antes não se imaginava em marcas de luxo.

Grandes marcas que se destacaram na indústria durante a década de 2010 foram: Dior, Louis Vuitton, Supreme, Off White, Chanel, Balenciaga, Vetements, Prada e Gucci.


Percebeu que tudo que usamos hoje tem uma origem na moda das décadas passadas?

Quarta feira tem mais! Inscreva seu e-mail na opção "seja membro" e me siga no Instagram (@cacarocholi) para descobrir mais sobre o mundo da moda!

Support
More Options