As Ovelhas e O Consultor de e-Business.
85
0

As Ovelhas e O Consultor de e-Business.

Em um certo lugar, morava um pastor e sua família, de origem rural e sem qualquer pretensão de receber as inovações ou amplitude da urbanização latente. Eles tinham muitas, mas muitas ovelhas e um cuidado individual com cada uma delas....

Mário Guimarães
12 min
85
0
by @patrick_schneider on https://unsplash.com/photos/wczrs3Unfnk
by @patrick_schneider on https://unsplash.com/photos/wczrs3Unfnk

Em um certo lugar, morava um pastor e sua família, de origem rural e sem qualquer pretensão de receber as inovações ou amplitude da urbanização latente. Eles tinham muitas, mas muitas ovelhas e um cuidado individual com cada uma delas.

Esta era a foto que avistava o motorista do SUV alugado na estrada que beirava a terra do humilde pastor. Uma pena, que as fotos não carregam palavras e a primeira vista pode enganar muito mais do que se imagina.

O super ABS do Off Road funciona bem, levantou até poeira quando o impressionado e moderno cidadão decidiu parar para conversar com o matuto.
Logicamente, foi muito bem recebido, mesmo que o sorriso do pastor se misturasse com dentes sem clareamento e um par de palha no canto da boca, o jovem não sentiu nada além de alegria pela oportunidade de estar ali.
Depois de conversar por alguns minutos cordiais, básicos de uma apresentação, o moderninho já sabia o nome do lugar, do senhor e obviamente já havia deixado a sua "boa" primeira impressão, citando o nome da sua máquina parada na estrada, respondendo uma mensagem de áudio no seu phablet do ano e dizendo em voz alta que estaria a tempo para a próxima reunião, mas que ela poderia começar sem ele.

- Eu preciso ir embora, mas não gosto de perder oportunidades... - disse o rapaz com uma frase de efeito em seguida, daquelas que a não dá pra saber se é verdadeiro o autor.

- ...se o senhor me permitir eu gostaria de trazer uma melhoria aqui para o seu business. O que acha? Posso lhe mostrar?

- Olha, eu também não gosto de perder oportunidades não, se você puder ser breve, eu posso ouvir esse tal de business.

- É o seguinte, em poucos minutos, eu posso dizer quantas ovelhas o senhor têm, e não vou trazer só números, afinal, BI não é só um monte de gráfico bonitinho né!? Com esse diagnóstico do seu business eu vou lhe dizer a segmentação, vou higienizar sua base, apontar as pretas, brancas, doentes, com pouca lã e algo mais. E se o senhor quiser esperar um pouco mais eu consigo enviar um infográfico também para nuvem e depois eu passo o link ou imprimo e mando entregar aqui neste endereço.

- Eita! Nossa! Eu nunca vi um troço desses...

- É? Legal! Eu tenho os equipamentos ali no carro, vou pegar e já volto.

O pastor estava realmente impressionado com a modernidade da cidade e a velocidade com que o jovem urbano falava as palavras que ele não entendia.

- Pronto, já abri o app, logo vou começar a fazer o download de algumas coisas para o senhor ver como é rápido... Aqui, pronto, está vendo neste canto? Este é o mapa via satélite aqui da sua localização, ou melhor, da nossa localização.

- Mas eu não estou vendo as ovelhas... e nem eu aí!

- Não mesmo, a imagem não é Real Time, é só um app de geolocalização. - disse com um riso simpático repetindo a frase do pastor baixinho em tom irônico.

- Então começa moço, quero ver isso aí.

- Deixa eu perguntar antes de apertar o play. Podemos negociar uma permuta? Eu sei que uma ovelha dessas é super valorizada por aqui e mais adiante na cidade eu posso vendê-la. O senhor sabe que isso que vou lhe entregar vale muito mais, né?

- Tá, vamos! - confirmou o pastor sem pensar.

Alguns minutos depois o sistema entrega uma dashboard cheia de números e gráficos. O jovem digital que navegava entre mensagens e redes sociais no dispositivo móvel, percebe que está tudo pronto com algum delay e grita:

- Aê! Pronto. Vamos brincar de data driven!

- Data o quê ? Não terminou?

- Terminou sim, e as coisas não estão ruins mas poderiam estar muito melhores. É o seguinte, o senhor têm:

  • Um total de 750 ovelhas aqui nesta grande área verde;
  • 30% são pretas;
  • 57,8% são brancas;
  • 12,2% delas são malhadas;
  • Mais de 50% delas estão acima do peso;
  • 20% estão dispersas, longe do grupo;
  • e pelo menos 80% estão juntas, e ao que tudo indica, saudáveis.

- Olha garoto, eu realmente estou impressionado, você acertou tudo! Eu ainda preciso ver essa parte que você disse sobre algumas que não estão com saúde... mas parabéns, parabéns pelo seu negócio aí.

- Bem, obrigado. Não deu tempo de fazer uma relatório analítico completo pois o senhor está com pressa e eu preciso ir embora também, mas está entregue. Agora, posso pegar a minha parte e ir embora?

- Claro, escolhe aí, você entende bem.

O turista pegou o equipamento, guardou no carro, veio andando e assoviando um pop rock, ligou o smartphone para olhar o relatório novamente antes de escolher a sua permuta e... pronto! Animal escolhido. Pegou um pequeno, pensando em voz alta sobre o quanto era melhor ter um filhote ao invés de uma ovelha velha. Já perto do carro e com o animal embaixo de um dos braços, ele escuta a voz do pastor:

- Ei! Garoto! Deixa eu ti falar aqui uma coisa!?

- Claro. Pode dizer... - voltou com o animal ainda no braço. - Diga?

- Se eu acertar a sua profissão você me devolve?

Sem pensar duas vezes, apenas pela aventura de ser indagado por um homem rural, o jovem topou na hora.

- Vamos nessa! Pode tentar...

- O senhor é com certeza: um consultor.

- Eita! Exato! Como o senhor sabe? Não é possível...

- Então... você veio sem eu chamar, me falou tudo que eu já sabia e não entende nada do meu negócio. Devolve meu cachorro.

Dog GIF By Bazzi on https://gph.is/2qpxCdJ
Dog GIF By Bazzi on https://gph.is/2qpxCdJ

Não deixe que pensem por você.

É muito comum, e ainda mais nesse momento de pandemia, receber propostas revolucionárias de consultores digitais. Eu sou um deles e posso te afirmar com conhecimento de causa. Sim, já fui o cara da "ovelha trocada" da crônica acima.

Você talvez tenha lembrado de algum caso assim na sua empresa, no seu trabalho ou até mesmo no seu meio de convívio, o famoso network. Mas o que eu realmente quero trazer com essa reflexão é que você pode se preparar melhor para não cair em situações como esta do pastor gente boa.

Não deixe que ninguém pense no seu lugar. Você pode receber profissionais, fazer reuniões, brainstorm’s, design sprint's e cia. Mas, nunca deixe de olhar para o seu negócio de maneira racional. A tecnologia tende a nos impressionar e emocionar e isso sempre vai criar um viés problemático sobre as nossas decisões.

7 dicas para não errar na consultoria digital

1. A Tecnologia não resolve problemas do zero.

Você pode ir até a padaria na frente da sua casa a pé. Com alguma tecnologia, por exemplo, um skate, você pode ir mais rápido. Se for de carro, ou até de moto, pode chegar em segundos e sem nenhum suor. Mas, e se você estiver bêbado?

Lembre-se, a tecnologia vai otimizar, acelerar, compactar... mas nunca substituir um processo mal feito. Se a sua empresa faz 10 cadastros por dia manualmente e erra 3 dos 10, quando você inserir o robô sem validar cada processo e fluxo, pode ser que você aumente em 10x a velocidade de produção... mas os erros também. Saiba como resolver o processo e o fluxo de tudo antes de embarcar linhas de código e aparelhos high tech.

2. Cuidado com cursos de quem só tem NFS-e de cursos sobre como vender cursos.

O empreendedor de palco e o coach digital estão em voga. Mesmo que você não queira conviver com isto em algum momento esta publicidade vai te alcançar nas redes sociais e você vai perder alguns segundos com sacadas 5.0 na sua timeline.

Quem nunca abriu um negócio não pode te ensinar sobre como abrir um negócio. Quem nunca contratou uma pessoa não pode te ensinar sobre como se deve contratar alguém com qualidade excepcional em uma semana.
Quem nunca, nunca. Então questione sempre!

3. Transformação Digital, na cultura.

Podemos dizer, que no mundo conectado em que estamos, temos 2 tipos de empresas... as digitais e as atrasadas. Sim, é difícil discordar. Mas a frase fica um pouco vaga na prática, pois, é necessário levar em consideração o fator mais importante que eu conheço para qualquer mudança significativa: A Cultura.

Muitos consultores forçam as empresas a mudar de ERP, plataformas e sistemas. "Essa é a solução, a sua empresa parou no tempo", eles dizem.
O problema, é que muitas vezes você vai ver um aplicativo nativo, caro e complexo, ser desenvolvido em cima dessa máxima que quer a inovação pra já, mas, no fim, o resultado é um aplicativo que já nasce morto. A famosa frase do Peter Drucker...

"A cultura come a estratégia no café da manhã."

...ainda é a maior dor de cabeça da transformação digital.

Um consultor nunca vai entregar a mudança de cultura que a sua empresa precisa, então, antes de gastar muito dinheiro, alinhe as expectativas e de fato estabeleça a cultura que você quer chegar. Quem quiser entrar em sua jornada vai precisar se adaptar a sua cultura e não o inverso.

4. O melhor vestido de noiva.

As coisas precisam acontecer? Sim! Feito é melhor do que perfeito? Sim! Com certeza você já ouviu frases assim, com esse efeito do famoso #failfast by Silicon Valley. O problema não está nas frases mas na execução da proposta que de fato elas trazem, pois, na hora de entregar o resultado que o caixa (budget) precisa, as frases não estarão lá para te acompanhar.

Vamos pegar uma analogia mais clara?

Você vai se casar, vai precisar de um vestido de noiva, certo? Uau! Que dia! Você vai criar o melhor vestido de noiva do mundo! E vai economizar muito pois seu irmão é estilista e sua mãe costureira por hobby. Pronto o cenário ideal está montado e não pode dar errado. Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas...

Joseph Climber by Melhores do Mundo. https://globoplay.globo.com/v/3545324/ < Assista depois de ler o texto.
Joseph Climber by Melhores do Mundo. https://globoplay.globo.com/v/3545324/ < Assista depois de ler o texto.

O Vestido? Ficou super maravilhoso e arrisco dizer que vocês acertaram em cheio! Talvez o melhor vestido de noiva que eu já vi... o problema? Foi entregue um dia depois do casamento.

É melhor entregar o aproximadamente agora do que o perfeitamente nunca!

Mas o outro lado da moeda, é que a maioria das empresas e investidores não tem dinheiro infinito, e o consultor precisa entregar mais do que um teste com capa de design thinking. Mas ninguém vai se casar com um dia de atraso, ok!? Ok! Mas ninguém vai pagar por um vestido furado que não fecha o zíper. Fique de olho e muito cuidado para não comprar testes de consultoria.

5. Consultoria interna, também resolve.

Aplicando consultoria em algumas empresas de e-commerce, ultimamente, tenho notado que 50% ou mais, tinham a solução do problema dentro de casa. Mas, como diria a história de alguém que dividiu o calendário, santo de casa não faz milagre. Pagar para o consultor dizer, o que o seu funcionário (que você já paga por menor valor) já lhe diz faz tempo, me parece algo que vai além da falta de bom senso. É, má gestão e falta de empatia. Antes de ouvir um terceiro, ouça o seu time.

6. Lastro, pegadas, capivara, portfólio...

Antes de colocar qualquer consultor, saiba quem ele atendeu e o que ele entregou. Ligue, se for possível, visite a operação ou faça uma vídeo chamada. Só não perca a chance de validar o que você viu no site da consultoria. Muitos colocam clientes grandes que já foram atendidos pela consultoria, mas quando você ligar, vai perceber que o serviço entregue foi a participação em uma concorrência de conta, um trabalho básico de treinamento junto com outra empresa, um trabalho bem diferente do que a consultoria vende ou as vezes eles nem reconhecem a empresa que mentiu sobre ter atendido aquela empresa diretamente. Ah! Mas eu serei o primeiro cliente desse consultor, e agora? É simples, você não pode pagar caro para ser parte do risco dele, você já tem o seu. Ou ele participa do risco para criar o case ou não faz sentido.

7. Organização e tarefas claras.

A pior parte para quem trabalha com o mundo digital é convencer o contratante, de que data de entrega, o famoso prazo, é uma ordem de grandeza meio nebulosa.

Quantas vezes alguém lhe prometeu um prazo em TI e lhe entregou conforme o combinado? O produto que nasce pronto já nasceu morto. Quem nasce grande é monstro. O cliente, vai testar e vai achar coisas que ninguém achou, certo?

Agora, você acha que essa questão também vale para um consultor? Se houver prazos de TI dentro do negócio, desenvolvimento, códigos e afins, creio que sim, ele também vai precisar de um prazo mais maleável, mas o prazo precisa existir, ainda que seja um chute. Mas entenda, que a teoria do Cone da Incerteza de Boehm, vem desde a década de 80, mostrando que a incerteza é a única certeza de todo prazo em tecnologia.

Cone da Incerteza by&nbsp;Barry Boehm, versão descolada.
Cone da Incerteza by Barry Boehm, versão descolada.


E se, o papel da consultoria for entregar outras atividades ou visão de negócio, por exemplo? Não aceite, nada menos, do que datas e tarefas organizadas. Esta, talvez, seja a principal característica de uma boa consultoria.

Fim do meu primeiro texto.

E eu fico por aqui, no meu primeiro texto na pingback! Espero escrever muito mais pra vocês e trazer um pouco do que eu acredito e tenho vivido nestes últimos anos vivendo internet e e-commerce, ou melhor, "e-business", todos os dias.