Um card de dia das mães não adianta de nada!
0
0

Um card de dia das mães não adianta de nada!

Enquanto mãe passar por situação constrangedora no serviço, mãe ser demitida apenas por ser mãe ou mulher não ser contratada por ter filho ou ter o desejo de ser mãe de nada adiantam e-mails internos celebrativos, ações pontuais e discursos v...

Jaqson da Nakao
2 min
0
0

Enquanto mãe passar por situação constrangedora no serviço, mãe ser demitida apenas por ser mãe ou mulher não ser contratada por ter filho ou ter o desejo de ser mãe de nada adiantam e-mails internos celebrativos, ações pontuais e discursos vazios.

Isso são apenas ótimas fachadas promocionais, que não se sustentam no dia a dia e não colaboram efetivamente para aumentar a sensação de bem-estar do quadro de colaboradores.

E é justamente aqui o ponto de atenção: É IMPORTANTÍSSIMO que as lideranças empresariais possam entender seu papel social na implementação de diretrizes corporativas justas.

Hoje, metade das mães com crianças de até 3 anos estão desempregadas. Após 24 meses, quase metade das mulheres que tiram a licença estão fora do mercado de trabalho — a maioria das saídas acontece sem justa causa e por iniciativa do empregador. 

Na hora da entrevista para emprego, as perguntinhas clássicas do entrevistador(a) para 70% das mulheres ainda são:

-você tem filho?

- você pensa em engravidar?

Na hora da promoção dentro da empresa, esse preconceito também se instala. Mães são excluídas de projetos, são mudadas de cargo, tem redução de carga horária e salário.

Temos, hoje, no Brasil 51% de funcionárias mulheres, mas apenas 38% estão em cargos de liderança. E, aqui, o pulo do gato: mulheres se tornam líderes melhores após serem mães.

É preciso que empresários(as) e gestores(as) deem um passo adiante ao exercitar soluções possíveis para que mães sejam consideradas dentro das políticas empresariais e possam, assim, performar profissionalmente como são capazes.

Se quisermos, enquanto empregadores, atrair talentos, teremos de pensar, também, em como retê-los. Ninguém mais quer trabalhar em uma empresa que não respeita as pessoas. As empresas têm um papel fundamental na construção da sociedade que queremos. Não adianta só jogar a responsa no governo. No dia das mães, que elas possam ter empregos e condições de exercer sua profissão. Oss

Fontes:

  • Estatísticas de Gênero, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Maternidade e Mercado de Trabalho. site Vagas.
  • Sputnik
  • Consultoria Filhos no Currículo
Email image