Afinal, para quem é o serviço de segurança ofensiva?
0
0

Afinal, para quem é o serviço de segurança ofensiva?

Não há outra opção; a sua empresa precisa estar segura

Matheus Banhos
4 min
0
0
Email image

Não há outra opção; a sua empresa precisa estar segura

Dados e informações são as coisas mais valorosas que temos à venda nos dias de hoje. Tudo bem, você não paga para usar o Facebook, o Instagram e o Twitter. Mas, certamente, se não paga por um produto, você é o produto. Durante apenas um dia somos bombardeados por uma quantidade de anúncios incontáveis, feitos especialmente para nós, o público-alvo. Como tudo isso é feito? A resposta é simples: por manipulação e utilização de nossos dados. E é exatamente por isso que nada vale mais do que eles. 

Por esse motivo em particular é que cada empresa, por maior ou menor que seja, deve saber exatamente para onde estão indo as informações de seus clientes. Qualquer sistema, por mais seguro e blindado que seja, está suscetível a invasões. Um exemplo claro são os boatos difamatórios sobre o Facebook nos últimos anos, baseados na ideia de que a empresa estaria comercializando os dados dos usuários.

Além disso, ainda há o fator alarmante de que, hoje em dia, todas as informações são mantidas em sistemas interligados. Portanto, se um ataque acontecer, tudo pode estar perdido. O Brasil, inclusive, já foi classificado como um país perigosíssimo em termos de invasões de sistemas. E, se até empresas gigantescas podem passar por essas situações inconvenientes, por que a sua não poderia?

Qualquer instituição, não importa o tamanho ou o âmbito atuante, está suscetível a um vazamento de dados, simplesmente porque todas captam e mantêm informações de seus clientes.

 Na prática, as consequências são devastadoras

As consequências de uma violação da segurança do sistema causam sempre um grande prejuízo à empresa. Depois do ataque à rede, algumas coisas podem acontecer. Pode ser que o hacker tenha acesso aos dados de seus clientes e os coloque à venda, ou talvez ele ganhe acesso a senhas e informações sigilosas da empresa e faça uso delas. É impossível mensurar os danos causados por uma só brecha.

Você também pode ter problemas de fiscalização se não aplicar todas as medidas instituídas pela LGPD – a nova Lei Geral de Proteção de Dados. Em suma, em cada uma das possibilidades, o nome e a reputação da sua marca serão destruídos – e uma reconstrução, você sabe, nem sempre é possível.

Portanto, a nova realidade precisa ser aceita: Segurança da Informação não é mais um luxo. É uma necessidade para qualquer empresa.

O que é a Segurança da Informação e como instituí-la 

A Segurança da Informação é o ramo da TI (Tecnologia da Informação) especializado em manter dados de sistemas e redes longe de qualquer tipo de ameaça e invasões. Para isso, os profissionais atuantes, Hacker Éticos, quando contratados por uma empresa, adentram o sistema e identificam qualquer possível vulnerabilidade que possa ocasionar problemas. Após isso, as soluções devidas são aplicadas.

Algumas práticas que aplicamos às empresas que estão começando agora os investimentos em Segurança Ofensiva são, em primeiro lugar, as diversas formas de PenTest – o famoso Teste de Intrusão. O teste é uma simulação de uma situação de invasão real – feita por um Hacker Ético de confiança da empresa – em que ele tenta invadir o sistema da empresa, como se fosse alguém com más intenções. Dessa maneira, pensando como o inimigo, ele poderá identificar as principais falhas de segurança.

Outro serviço que indicamos – e oferecemos aos nossos clientes – é a Consultoria em Segurança da Informação, porque esse serviço consiste em um acompanhamento particular e minucioso para cada empresa, com várias etapas de identificação, discussão, solução e manutenção aplicadas às vulnerabilidades. 

Você deve investir – mas também precisa saber em quem confiar 

Nós já te mostramos que Segurança Ofensiva é para todos – sem exceção. No entanto, você há de convir que é um ramo sensível e perigoso. Afinal de contas, serão os seus dados completamente expostos a um profissional, a sua instituição completamente dependente dele para se manter longe de ataques.

Portanto, não hesite em procurar por empresas com boas recomendações, que realmente se importem com a segurança dos seus dados.

Nos envie uma mensagem abaixo e – nós te asseguramos – faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para manter a sua empresa segura.

  • https://prosect.com.br/afinal-para-quem-e-o-servico-de-seguranca-ofensiva/
  • https://pentest.prosect.com.br/