O que é um hacker ético?
10
0

O que é um hacker ético?

O que fazem os “hackers do bem” e como eles mantêm a sua empresa longe de ameaças

Matheus Banhos
3 min
10
0
Email image

O que fazem os “hackers do bem” e como eles mantêm a sua empresa longe de ameaças

É muito comum que, ao ouvirmos a palavra “hacker”, já imaginemos ideias ruins e malignas, e é de se entender o porquê: o Brasil ocupa alta posição no ranking de países com mais invasões e crimes cibernéticos. No entanto, este pensamento de que os hackers trabalham sempre visando ao mal é ultrapassado e errado.

Explico melhor: você já ouviu falar em Hacker Ético? Traduzido do inglês “ethical hacker”, a demanda da profissão surgiu da seguinte perspectiva: para deter e se defender de invasões hackers, você precisa pensar como um. Basicamente, precisa estar do outro lado da moeda.

Esses profissionais atuam na área da segurança da informação e são especializados em identificar vulnerabilidades em sistemas e em seus métodos de proteção. Em português claro, o hacker ético é contratado para penetrar nas redes de uma corporação, por exemplo, com a finalidade de identificar suas falhas de segurança.

Um dos testes de segurança mais famosos e requisitados por empresas são os PenTests (Leia aqui o nosso post sobre o PenTest e seus benefícios), que são simulações de situações reais de penetração em sistemas, onde o PenTester – também um hacker ético – invade e verifica quais informações estão desprotegidas ou vulneráveis.

Por que confiar em profissionais Hackers?

Em primeira instância, a segurança da informação é uma área a ser cada vez mais explorada em nosso mundo, de modo que, ter um hacker ético de sua confiança é uma necessidade imprescindível. Afinal de contas, os prejuízos causados por invasões em sistemas são, muitas vezes, incalculáveis, já que crescem exponencialmente a depender do porte da empresa.

Mais do que nunca, informações sigilosas precisam ser guardadas de forma prudente, e, para isso, o ideal é não medir esforços para construir uma rede de informações segura e confiável.

Ainda que uma grande parte das pessoas se sintam inseguras ao contratar estes profissionais, com anseios de que possam agir de má fé com as informações privadas, é necessário entender que são pessoas certificadas e que trabalham de forma cautelosa.

Mas, seja precavido: priorize os profissionais com certificações na área e com boas indicações. Um contrato com termos bem definidos acerca dos serviços que serão prestados e com limites pré-estabelecidos para as invasões é também de suma importância.

Caso a sua companhia seja maior e em escala, uma outra alternativa é construir o seu próprio setor de TI. Assim, pode haver uma vigilância maior e, portanto, menos vulnerabilidades na segurança.

É melhor prevenir do que remediar

Em todo caso, seja o seu um pequeno ou grande negócio, uma empresa que está no começo ou uma corporação gigante, o que você precisa admitir é: nada é mais importante do que manter os seus dados e os de seus clientes longe de estranhos.

Em um país como o Brasil, em que as invasões e o acesso fácil às informações privadas são tão comuns, os prejuízos causados podem custar muito mais do que capital, mas também uma reputação construída e zelada. Por isso, é sempre melhor estar prevenido e não correr nenhum risco.

Se você tá interessado em manter a sua empresa longe de ameaças, entre em contato conosco através deste link, e – nós garantimos – você jamais perderá o que demorou tanto para construir. 

  • https://pentest.prosect.com.br/
  • https://prosect.com.br/o-que-e-um-hacker-etico/