HARRY POTTER E O PÚBLICO ALVO 🔼
1
0

HARRY POTTER E O PÚBLICO ALVO 🔼

Chegar atĂ© o pĂșblico-alvo correto foi o que a saga Harry Potter precisou para ser publicada, e pode ser o que vocĂȘ precisa para alavancar suas campanhas.

Matheus Fajardo
4 min
1
0

Eu nĂŁo sei vocĂȘ, mas Harry Potter tem uma presença super importante na minha vida desde quando assisti os dois primeiros filmes em uma tarde. 

Me lembro como se fosse ontem, eu na locadora alugando "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Harry Potter e a Cùmara Secreta" para assistir com minha mãe e minha tia (que por sinal também adoraram).

Email image

Mas uma coisa que algumas pessoas não sabem é que os livros quase não foram lançados, diversas editoras negaram os primeiros manuscritos da escritora.

A mudança de chave veio por acaso, quando o editor Nigel Newton desacreditado não deu muita atenção às påginas recebidas do livro e entregou à sua filha, de apenas oito anos.

Algum tempo depois a menina voltou ao pai dizendo que havia amado a histĂłria. "Isso Ă© muito melhor do que qualquer outra coisa" foram as palavras de Alice, filha do editor. 

Motivado pela insistĂȘncia da filha, Nigel fechou um contrato com a escritora e fez a impressĂŁo de 500 exemplares, e daĂ­ pra frente foi um sucesso atrĂĄs do outro.

Mas ai vocĂȘ deve estĂĄ se perguntando, o que isso tem a ver com PĂșblico Alvo? Pois bem, meu jovem bruxo, eu te digo: TUDO!

A IMPORTÂNCIA DO PÚBLICO ALVO

Te contei que vĂĄrias (oito, para ser mais exato) editoras diferentes jĂĄ haviam negado publicar a histĂłria do jovem bruxo ĂłrfĂŁo, nĂ©? 

E porque na nona tentativa isso nĂŁo aconteceu? Porque a histĂłria foi avaliada pelo verdadeiro pĂșblico alvo: crianças e adolescentes. Por mais que tenham senso crĂ­tico, e saibam avaliar o que Ă© e o que nĂŁo Ă© atrativo para o mercado, um editor (ou vĂĄrios!) podem deixar passar um manuscrito que tem tudo para ser um sucesso para seu pĂșblico.

Para alguns adultos esse mundo de fantasia nĂŁo faz sentido e nĂŁo seria algo que o pĂșblico consumiria, mas o pĂșblico pode pensar diferente. 

Quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém

O pĂșblico-alvo Ă© um grupo determinado, com caracterĂ­sticas demogrĂĄficas, comportamentais e socioeconĂŽmicas definidas, que vocĂȘ se baseia para criar seus produtos e suas campanhas de marketing.

Saber quem sĂŁo seus clientes e o que os agrada faz com que vocĂȘ vĂĄ alĂ©m de uma comunicação genĂ©rica e entregue algo inesperado e que converse de igual a igual com seu pĂșblico.

BASES DA SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO ALVO

Existem diversos fatores que vocĂȘ pode levar em consideração na hora de segmentar seu pĂșblico-alvo. Essas sĂŁo algumas das variĂĄveis de segmentação mais utilizadas na hora desse trabalho:

  • GeogrĂĄfica: leva em consideração a localidade onde a pessoa vive e outros aspectos do local como clima, se Ă© regiĂŁo urbana ou rural;
  • DemogrĂĄfica: essa fala sobre as caracterĂ­sticas da pessoa e da sua vida como idade, gĂȘnero, status civil, escolaridade, religiĂŁo, configuração da famĂ­lia;
  • PsicogrĂĄfica: aqui a gente analisa como Ă© o estilo de vida das pessoas, se sĂŁo mais saudĂĄveis, criativos, engajados com causas sociais, sua personalidade, valores e interesse;
  • Comportamental: nessa variĂĄvel vocĂȘ estuda o pĂșblico em relação ao mercado, sua marca e suas campanhas, se sĂŁo clientes regulares desse tipo de produto ou serviço, o nĂ­vel de interesse, o que mais levam em consideração na hora de decisĂŁo.

Se sua empresa trabalha com o mercado B2B essas variĂĄveis mudam, nesses casos vocĂȘs precisa levar em consideração caracterĂ­sticas como: segmento de atuação, nĂșmero de funcionĂĄrios, localização e faturamento.

 EXEMPLOS DE PÚBLICO-ALVO

Para uma agĂȘncia de turismo com pacotes mais luxuosos, por exemplo, o pĂșblico-alvo sĂŁo pessoas com 50 anos ou mais, aposentadas, com renda mensal maior do que R$5000,00, que gostam de viagens internacionais e nĂŁo tem compromissos como cuidar de filhos e etc.

JĂĄ para uma agĂȘncia especializada em viagens em famĂ­lia com programas para as crianças, o pĂșblico seria, preferencialmente, pais e mĂŁes com filhos atĂ© 16 anos, com renda familiar acima de R$ 5000,00.

Viu sĂł como para um mesmo setor vocĂȘ pode ter pĂșblicos totalmente diferentes. E Ă© essencial que vocĂȘ tenha isso definido para saber se comunicar, afinal, vocĂȘ nĂŁo atrai a atenção desses dois pĂșblicos da mesma forma, concorda?

AtĂ© Aquele-Que-NĂŁo-Deve-Ser-Nomeado sabia bem qual era seu pĂșblico alvo: bruxos de famĂ­lias com sangue puro e com influĂȘncia no mundo mĂĄgico, alĂ©m, Ă© claro, de serem magos poderosos e com o pensamento excludente como o dele.

Trabalhe isso dentro da sua empresa e vocĂȘ conseguirĂĄ desenvolver campanhas de marketing mais efetivas e que conversem melhor com seus clientes. Atente-se na hora de fazer isso, para que suas estratĂ©gias realmente funcionem Ă© necessĂĄrio pesquisas e um olhar atento ao mercado tambĂ©m.