O Instagram ouviu nossas preces (as minhas, pelo menos)
0
0

O Instagram ouviu nossas preces (as minhas, pelo menos)

No início deste ano Adam Mosseri, head do Instagram, fez um anúncio que vai mudar (mais uma vez) a experiência de uso da rede social. 

Matheus Fajardo
3 min
0
0

No início deste ano Adam Mosseri, head do Instagram, fez um anúncio que vai mudar (mais uma vez) a experiência de uso da rede social. 

Não sei se você se lembra, mas o feed do Instagram antigamente era apresentado de forma cronológica, as últimas postagens no topo e as mais antigas apareciam enquanto você rolava a tela. Pois bem, para os amantes desse formato (assim como eu) tenho uma boa notícia: O FEED CRONOLÓGICO VAI VOLTAR!!

"Achamos que é importante que vocês tenham um feed cronológico, em que seja possível, caso interesse, ver rapidamente as postagens recentes dos perfis que você segue."

A previsão é que a nova função seja liberada para os usuários até o fim do primeiro semestre desse ano, e podemos navegar por três tipos diferentes de feed:

  • HOME: segue o mesmo padrão que vivenciamos hoje, com a mistura de conteúdos dos perfis que seguimos e recomendações  do algoritmo.
  • FAVORITOS: nessa opção você pode montar uma lista com contas específicas e apenas postagens dessas contas aparecerão para você. É uma ótima ferramenta para separar em um só lugar, postagens relacionadas a trabalho ou estudo.
  • SEGUINDO: esse é o para a vanguarda da rede social, aqui só veremos posts das contas que seguimos e de forma cronológica 
Email image

Essa mudança vai precisar ser acompanhada de algumas estratégias por marcas e criadores de conteúdo, afinal, se existe a possibilidade de não ter contato sempre com todos os perfis, como se fazer ser visto sempre?

Resta aos interessados em ter um engajamento alto na rede social elaborar conteúdos interessantes que conquistem seus seguidores e levem eles a adicionar seus perfis no seu feed de favoritos, por exemplo. Mais do que nunca será necessário criar uma conexão forte e verdadeira com os seguidores.

E se aquele lance de "hora boa para postar" não era algo comum de se ouvir mais, com a volta do feed cronológico o horário das publicações volta a ser um fator importante na hora de montar um planejamento. Se eu posto algo em um horário que não tem muitas pessoas na plataforma, quando essas acessarem, meu conteúdo irá para uma posição inferior do feed, após as publicações mais recentes.

Ao mesmo tempo, se você faz um post às 6h da manhã, por exemplo, quando as pessoas forem rolar o feed assim que acordam, seu post será um dos primeiros a aparecer. Tudo é uma questão de testes e de entender como seu público e seus concorrentes se comportam.

O foco é criar conteúdos que valham a pena para seus seguidores e que se encaixem nos três feeds da maioria das pessoas.