Seu gerenciador de tarefas fica sempre no 100%? 🤯
0
0

Seu gerenciador de tarefas fica sempre no 100%? 🤯

Estamos vivendo em uma sociedade que nos "obriga" a pensar a maior parte do tempo. A informação nos persegue onde quer que nos vamos, até o instagram que surgiu para ser uma rede social para compartilhar fotos com amigos hoje está repleta de ...

Matheus Fajardo
4 min
0
0

Estamos vivendo em uma sociedade que nos "obriga" a pensar a maior parte do tempo. A informação nos persegue onde quer que nos vamos, até o instagram que surgiu para ser uma rede social para compartilhar fotos com amigos hoje está repleta de conteúdos educacionais.

Essa avalanche de informações aliada com o pensamento de multitarefa faz com que fiquemos o tempo inteiro querendo realizar o máximo de atividades ao mesmo tempo

Eu mesmo, por exemplo, tenho mania de enquanto estou trabalhando colocar um podcast sobre algum tema que estou curioso para poder aprender ao mesmo tempo em que trabalho. O problema é que isso se estende na hora do lazer, quando estou assistindo série e coloco o idioma em Inglês ou Espanhol para poder treinar o idioma enquanto assisto.

Se você procurar no Google a palavra "multitarefa" o resultado será esse aqui:

Definição de "Multitarefa". Fonte: Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa
Definição de "Multitarefa". Fonte: Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa

Percebeu como ele dá a definição para um sistema operacional

É porque ele sim consegue ser multitarefa, a gente não!

O ser humano não foi feito para ser multitarefa!
O ser humano não foi feito para ser multitarefa!

Olha, eu não quero que você pense que deve se contentar com "pouco" ou não se dedicar ao máximo no que você faz, até porque eu estaria sendo a pessoa mais hipócrita do mundo (estou escrevendo esse texto às 21h14 de um feriado).

O lance aqui é focar na tarefa que você está fazendo no momento e realizá-la da melhor forma possível. Se você está fazendo uma reunião e ao mesmo tempo respondendo um e-mail, lendo um artigo e fazendo sabe-se lá mais o que, você acha mesmo que vai estar dando o seu melhor e aproveitando ao máximo o seu potencial?

(Se você respondeu que sim, sinto te informar que não é assim que funciona)

O mundo ao nosso redor é moldado pelo o que estamos prestando a atenção e não o contrário. Você pode achar que sua mente está processando as diversas tarefas simultâneas como os computadores, mas deixa eu te contar uma coisa: nem os computadores realizam todas as tarefas de forma simultânea (eles só trocam de um para a outra de forma tão rápida que nós não conseguimos perceber).

Por mais magnífico que seja o funcionamento do nosso cérebro, ele não dá conta de processar tanta informação ao mesmo tempo, e no fim do dia você vai estar exausto e com a sensação de que não chegou em lugar nenhum (e vai ser verdade na maioria das vezes!).

Você já percebeu que quando estamos olhando para algo, todo o restante em volta fica "desfocado"? Isso acontece porque nosso olho só interpreta a informação de onde estamos focando nos olhos e não tudo que está presente no nosso campo de visão, e precisamos aplicar isso também nas nossas vidas.

Se você procurar por ai vai encontrar diversas técnicas de produtividade que podem te ajudar como a 80/20 e a Pomodoro. Cada uma delas tem suas particularidades, mas o ponto central sempre é o mesmo: ORGANIZAÇÃO.

Na segunda-feira, pela manhã, faça com que a sua primeira atividade (depois do café da manhã, por favor!) seja organizar a sua semana. Defina as tarefas que você precisa fazer, seus compromissos e reuniões e separe tempo para cada uma dessas coisas.

E o mais importante: defina também horários para descansar, levantar um pouco da cadeira, tomar água ou café e ir ao banheiro (cinco minutinhos já são o suficiente se o seu dia estiver muito cheio).

Atitudes como essa vão te ajudar a estar mais focado em suas tarefas e sem dúvidas te ajudarão a ser mais produtivo sem terminar o dia com uma sensação de exaustão enorme. Com o tempo você vai entender como a qualidade das tarefas é bem mais importante do que a quantidade.