Grandes Mestres | Kentaro Miura
59
3

Grandes Mestres | Kentaro Miura

Bem vindos à série 'Grandes Mestres' aqui na Pingback! Serão mais de 10 autores que marcaram e/ou mudaram a indústria dos mangás. Devo confessar que quando tive a ideia de falar sobre grandes mangakás, não pensei em começar por Kentaro Miura,...

Matheus Joy Boy
3 min
59
3

Bem vindos à série 'Grandes Mestres' aqui na Pingback! Serão mais de 10 autores que marcaram e/ou mudaram a indústria dos mangás. Devo confessar que quando tive a ideia de falar sobre grandes mangakás, não pensei em começar por Kentaro Miura, autor de Berserk. Mas devido à sua morte recente (6 de maio de 2021) me senti compelido a iniciar logo com ele.

Email image

Kentaro Miura nasceu no dia 11 de julho de 1966 em Chiba, Japão. Especializou-se no gênero Dark Fantasy tendo Berserk como obra de maior importância em sua carreira e foi bem ativo - até demais - no seu ofício de 1985 a 2021, totalizando 36 anos de trabalho árduo, o que pode ser notado através de suas mensagens - quase pedidos de socorro - nas orelhas dos volumes encadernados de Berserk.

Berserk começou a ser publicado em 1989 e continuou até a morte de Miura em 2021. Tendo vendido mais de 50 milhões de cópias, Berserk é um dos mangás mais vendidos de todos os tempos. Tendo influência assumida em 'Hokuto no Ken' de Buronson e Tetsuo Hara, assim como em 'Violence Jack' de Go Nagai.

Hokuto no Ken (1983) à esquerda e Violence Jack (1973) à direita.
Hokuto no Ken (1983) à esquerda e Violence Jack (1973) à direita.

Mas mais importante que falar sobre Berserk, é falar sobre a história de Kentaro Miura em si. Com 10 anos, em 1976, ele criou seu primeiro mangá chamado 'Miuranger', publicado na escola(!) totalizando, prestem atenção: 40 volumes! Pelo visto não faltou incentivo. 'Miuranger' foi um ponto de ignição para o menino Miura forjar sua vontade de se transformar num mangaká. No ensino médio, em 1982, ao lado de um amigo mangaká, criou um mangá de ficção científica, enviado para aprovação da Weekly Shonen Sunday, mas... foi recusado.

Aos 18 anos, trabalhou como assistente de George Morikawa, autor de 'Hajime no Ippo'. Em 1985, Miura apresentou um One-Shot chamado 'Futatabi' ('Uma Vez Mais', em tradução livre) e foi aprovado pela universidade Nihon. 'Futatabi' posteriormente daria a Miura, o prêmio de melhor autor na Weekly Shonen Magazine. Ainda em 1985, Miura publicou NOA na Fresh Magazine, mas não obteve sucesso. Foi em 1988 que sua carreira como mangaká começou a deslanchar: enquanto trabalhava como ilustrador ao lado do roteiro de Buronson num projeto chamado 'Oro' (Rei dos Lobos), Miura enviou um protótipo de 48 páginas do que seria Berserk para a revista Monthly ComiComi da Hakusensha, ganhando o 2º lugar na competição.

Kentaro Miura trabalhando.
Kentaro Miura trabalhando.

A serialização de Berserk começou na Monthly Animal House, outra revista da editora Hakusensha, em 1989. Em 1990, uma sequência de 'Oro', chamada 'Oro Den' (A Lenda do Rei dos Lobos) foi publicada nessa mesma revista. Em 1992 a Monthly Animal House mudou de nome para Young Animal e, além da continuidade de Berserk, a revista rebatizada foi lar de mais uma colaboração entre Kentaro Miura e Buronson: Japão.

Berserk foi ganhando popularidade ao ponto que, em 1997, Miura supervisionou um anime de 25 episódios adaptando sua obra e em 1999 supervisionou um jogo para Dreamcast chamado 'Sword of the Berserk: Gut's Rage'. Em 2002 recebeu o prêmio de excelência no 6º Prêmio Cultural Osamu Tezuka justamente por Berserk. A partir de 2006, começariam os hiatos frequentes - e às vezes longos - do mangá. Em 2013, Kentaro Miura escreveu e ilustrou um mangá curto chamado 'Gigantomachia'. Em 2018, Berserk já contava com 40 volumes encadernados (tankobons) e diversos produtos complementares: estatuetas, jogos de videogame, jogo de TCG, artbooks, etc.

Berserk. As imagens ilustram os arcos 'Era de Ouro' e 'Convicção'.
Berserk. As imagens ilustram os arcos 'Era de Ouro' e 'Convicção'.

E foi no dia 6 de maio de 2021 devido a uma dissecção na aorta, que Kentaro Miura veio a falecer aos 54 anos. Sua morte só seria anunciada no dia 20 de maio de 2021. Através de Berserk, Kentaro Miura influenciou muitas obras vindouras nas mais diversas mídias: personagens com espadões seriam mais comuns como Cloud Strife de 'Fintal Fantasy VII', Dante de 'Devil May Cry' além de toda a estética da série de jogos Dark Souls.

Ainda lembro quando li o grande clímax do arco 'Era de Ouro'. Sim, o Eclipse. A construção narrativa nesses primeiros 100 capítulos de Berserk foi brilhante. Miura trabalhou tanto ao ponto de ter uma vida quase que exclusivamente dedicada à sua profissão - o que acontece com a maioria dos mangakás. Como ser genial então sem ter vivido experiências plurais fora do estúdio? A resposta para Miura ter atingido o nível visto em Berserk só pode ser uma: muita pesquisa, muito estudo e muita leitura sobre os temas abordados na obra. Só temos a agradecer por termos tido o privilégio de conhecermos um gênio através de suas histórias.

Kentaro Miura.
Kentaro Miura.

Kentaro Miura veio, viu e venceu. De 'Futatabi', passando por 'Oro' e seu relacionamento intenso com 'Berserk'. Não há como parar, nem mesmo frear, o que suas obras representam para o mundo dos mangás. Que seu trabalho seja lembrado com respeito e que seja conhecido por mais e mais pessoas. Descanse em paz, Miura!