Torcedores do Flamengo acusam Renato de entregar jogo para o Grêmio. Absurdo. Ele apenas errou, como em tantas outras vezes
112
0

Torcedores do Flamengo acusam Renato de entregar jogo para o Grêmio. Absurdo. Ele apenas errou, como em tantas outras vezes

"Renato, boa noite. Como você se sentiu com tantos pedidos de torcedores do Grêmio pedindo para aliviar a vida para o tricolor que esta e uma situação complicada podendo cair para a Série B. O Flamengo aliviou?

Mauro Cezar Pereira
3 min
112
0
Renato à beira do campo nos 2 a 2 entre Grêmio e Flamengo - Foto: Alexandre Vidal/CRF/Divulgação
Renato à beira do campo nos 2 a 2 entre Grêmio e Flamengo - Foto: Alexandre Vidal/CRF/Divulgação

"Renato, boa noite. Como você se sentiu com tantos pedidos de torcedores do Grêmio pedindo para aliviar a vida para o tricolor que está em uma situação complicada, podendo cair para a Série B. O Flamengo aliviou?

A pergunta, duríssima, foi feita pela repórter Chris Mussi, dos canais Disney, na entrevista coletiva de Renato Gaúcho Portaluppi após o técnico fazer substituições, tirar Vitinho, que fizera os dois gols rubro-negros, para colocar o volante Píris da Motta. Resultado, sua equipe vencia por 2 a 0 e sofreu o empate em 2 a 2 com o Grêmio, que tinha 10 homens desde os 15 minutos do segundo tempo.

"Olha, Cris, esse é o tipo de pergunta que me ofende. Por que eu sou profissional eu trabalho num grande clube, da mesma forma que é um grande o clube o Grêmio também e minha equipe jogou pra vencer, foi o que aconteceu hoje. A gente tem que tomar um pouco mais de cuidado, você no caso, em termos de perguntas, porque uma pergunta dessas está desrespeitando o profissional. E acredito que você tenha visto o jogo, né? Então o jogo foi bastante pegado como eu falei, poderíamos inclusive até ter vencido, até porque tínhamos um jogador a mais. Agora eu vou repetir, é uma pergunta que ofende qualquer profissional, então, se liga na próxima pergunta que for fazer para um profissional", rebateu o treinador.

Sim, a pergunta poderia ser formulada de outra maneira. Como nas redes sociais não eram poucos rubro-negros que simplesmente afirmavam que o técnico "entregou" o jogo para seu ex-clube, talvez fosse mais adequado transferir essa, digamos, séria acusação de flamenguistas até para que ele pudesse se defender.

Algo como: "Renato, muitos torcedores estão afirmando que você fez substituições que pioraram o time para ajudar o Grêmio na luta contra o rebaixamento. Eles acham que você entregou o jogo de propósito, abrindo 2 a 0 e levando o empate. O que você tem a dizer a esses torcedores?"

A resposta provavelmente seria parecida. E não há dúvida de que ninguém tem condições de afirmar, e muito menos provar, que Renato quis prejudicar o time que dirige para ajudar o que dirigiu por anos. Seria absurdo, sem nexo. E é leviano, desonesto afirmar algo assim. Ele tem razão de sentir-se ofendido. As trocas foram ruins, sim, mas isso já aconteceu outras vezes em jogos anteriores.

Renato não poder ser acusado de desonesto, de forma alguma. Apenas não é um treinador à altura do elenco e do investimento do Flamengo atual. Por isso mexe mal, por isso mexeu mal em Porto Alegre. É algo que não vai mudar, independentemente do resultado da decisão da Libertadores.