ALWAYS DAY ONE. A carta de despedida de Jeff Bezos.
81
0

ALWAYS DAY ONE. A carta de despedida de Jeff Bezos.

ALWAYS DAY ONE . A carta de despedida de Jeff Bezos.

Mauro Mendes
0 min
81
0

ALWAYS DAY ONE . A carta de despedida de Jeff Bezos.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Jeffrey Preston "Jeff" 'Bezos, isso mesmo, o icônico e disruptivo empreendedor fundador da Amazon, Blue Origin entre outros investimentos com foco em Inovação. Mas quando pensamos em Bezos, o que mais fascina é a MENTALIDADE Day One criada por ele culturalmente em todos os seus empreendimentos. Não obstante, a Amazon hoje é uma das 3 (três) maiores BIG TECHS , ultrapassando 1 trilhão de dólares em Valuation. Vamos agora verificar os principais pontos do CONCEITO DAY ONE E DAY TWO criado por ele .

Always Day 1 (one):

A.    Começar pequeno : Para Bezos, em qualquer empreendimento que se proponha, é necessário pensar pequeno, enxuto, pois isso te permitirá ser ágil, desburocratizar processos e ter feedbacks mais claros dos seus clientes e da solução proposta.

B.    Pensamento de Startup : Bezos sempre acreditou piamente em um DAY ONE focado como pensamento de STARTUP, foco em agilidade, tomadas de decisões mais rápidas e descentralizadas , tornando menos complexo eficácia no resultado final.

C.    Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento : Para Bezos, aqui isso é ser sempre DAY ONE, investir incessantemente afim de mitigar gargalos e encontrar novos produtos, oceanos azuis inexplorados anteriormente aumentando assim o portfólio de produtos.

Sometimes Day 2 ( two) :

O Day 2 proposto por Bezos é a COLHEITA abundante de todo investimento no conceito Day One, é a morte LENTA da organização, quando você deixa de inovar, mas CAPITALIZA e faz o processo organizacional amadurecer como um TODO, funciona como uma espécie de validação , uma amostra ao mercado de que o PLAYBOOK faz sentido. Feito isso, retroalimenta-se o conceito DAY 1, em outras palavras, na Amazon é SEMPRE DIA 1.

Acontece que esse gênio agora está se despedindo, pelo menos INTEGRALMENTE de suas funções na Amazon, para ter mais tempo a seus outros projetos, tão disruptivos quanto, ou será que a CONQUISTA ESPACIAL é algo que vemos corriqueiramente no dia a dia¿ Não, não é.

Dito, isso compartilho meio que como uma homenagem a tudo que foi feito na Amazon, sua carta de despedida aos colaboradores, na íntegra, para que a reflexão esteja sempre presente.

"Amigos da Amazon,

Tenho o prazer de anunciar que neste terceiro trimestre farei a transição para presidente do conselho da Amazon e Andy Jassy se tornará o CEO. Na função de presidente do conselho, pretendo concentrar minhas energias e a atenção em novos produtos e novas iniciativas. Andy é bem conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele será um líder notável e tem toda a minha confiança.

Essa jornada começou há cerca de 27 anos. A Amazon era apenas uma ideia e não tinha nome. A pergunta que me faziam com mais frequência naquela época foi: "O que é a internet?" Felizmente, não tenho de explicar isso há muito tempo.

Hoje, empregamos 1,3 milhão de pessoas talentosas e dedicadas, atendemos centenas de milhões de clientes e empresas e somos amplamente reconhecidos como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

Como isso aconteceu? Invenção. A invenção é a raiz do nosso sucesso. Fizemos coisas malucas juntos e depois os tornamos normais. Fomos pioneiros em reviews de consumidores, em compras com 1-Clique, recomendações personalizadas, remessa incrivelmente rápida do plano Prime, compras no modelo Just Walk Out, compromissos climáticos, Kindle, Alexa, marketplace, infraestrutura de computação em nuvem, escolhas de carreira e muito mais. Se você acerta, alguns anos depois de uma invenção surpreendente, a nova coisa se torna o padrão. As pessoas bocejam. E esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber.

Não conheço outra empresa com um histórico de invenções tão bom quanto o da Amazon, e acredito que estamos no nosso momento mais inventivo. Espero que você esteja tão orgulhoso de nossa criatividade quanto eu. Eu acho que você deveria estar.

À medida que a Amazon se tornou grande, decidimos usar nossa escala e escopo para liderar em importantes questões sociais. Dois exemplos de alto impacto: nosso salário-mínimo de 15 dólares a hora e o Compromisso Climático. Em ambos os casos, demarcamos posições de liderança e depois pedimos a outros que nos acompanhassem. Em ambos os casos, está funcionando. Outras grandes empresas estão vindo em nossa direção. Espero que você também esteja orgulhoso disso.

Jeff Bezos.
Jeff Bezos.

Acho meu trabalho significativo e divertido. Eu trabalho com os companheiros de equipe mais inteligentes, talentosos e engenhosos. Nos tempos de fartura, vocês foram humildes. Quando tivemos momentos difíceis, vocês foram fortes e solidários, e fizemos um ao outro rir. É uma alegria trabalhar nessa equipe.

Por mais que eu ainda esteja no escritório, estou animado com essa transição. Milhões de clientes dependem de nós para nossos serviços e mais de 1 milhão de funcionários dependem de nós para seu sustento. Ser o CEO da Amazon é uma responsabilidade profunda e desgastante. Quando você tem uma responsabilidade como essa, é difícil colocar a atenção em qualquer outra coisa. Como presidente executivo, continuarei envolvido em iniciativas importantes da Amazon, mas também terei o tempo e a energia de que preciso para me concentrar no Fundo Day 1, no Fundo Bezos Earth, na empresa Blue Origin, no Washington Post e em minhas outras paixões. Nunca tive mais energia e não se trata de me aposentar. Estou muito entusiasmado com o impacto que acho que essas organizações podem ter.

A Amazon não poderia estar melhor posicionada para o futuro. Estamos acelerando em todas as direções, assim como o mundo precisa de nós. Temos coisas em desenvolvimento que continuarão a surpreender. Atendemos indivíduos e empresas, e fomos pioneiros em dois setores completamente novos e em uma classe totalmente nova de dispositivos. Somos líderes em áreas tão variadas como aprendizado de máquina e logística, e se uma ideia da Amazon exigir mais uma nova habilidade institucional, somos suficientemente flexíveis e pacientes para aprendê-la.

Continue inventando e não se desespere quando a princípio a ideia parecer maluca. Lembre-se de vagar. Deixe a curiosidade ser sua bússola. Continua sendo o Dia 1. Jeff"

Email image

Bônus : acompanhe aqui o Link sobre as cartas de Bezos aos seus acionistas:

O Jeito Amazon: 22 lições das cartas anuais de Jeff Bezos - AAA Inovação (aaainovacao.com.br)

Até a próxima.