O milagre de Israel - Startup Nation.
88
2

O milagre de Israel - Startup Nation.

O que desbravei por lá e por que eles são foda? 

Mauro Mendes
7 min
88
2

O que desbravei por lá e por que eles são foda? 

Muro das Lamentações - Jerusalém - Israel.
Muro das Lamentações - Jerusalém - Israel.

Todos já devem ter ouvido as histórias do povo Judeu e sua epopeia de perseguição e superação, relatos bíblicos esses que são mundialmente conhecidos. O  meu intuito aqui não é o de contar a história do povo de Israel em detalhes, mas sim, explorar os GATILHOS que fazem com que sejam uma potência no mundo do empreendedorismo, startups e tecnologia. 

Primeiramente vale ressaltar que Israel é um país do Oriente Médio às margens do Mar Mediterrâneo, territorialmente estreito e pequeno com apenas 22.000 km 2 ( menor que o estado do Sergipe por exemplo) e aproximadamente apenas 2% de água potável para abastecimento, rodeado por países Hostis em seu perímetro como Jordania, Cisjordania, Síria, Libano, Egito e a Periculosa Faixa de Gaza , esse último muito conhecido pelos seus enfrentamentos incessáveis exposta em toda mídia. Isso tudo com uma população de aproximadamente 9 milhões de habitantes, indicando uma alta densidade demográfica. Tudo isso com um incrível PIB de 300 bilhões de dólares e um IDH de 0,967 , o que o torna o vigésimo segundo país do mundo em desenvolvimento humano. Agora, a pergunta que fica é, como um país que tinha tudo para dar errado dá tão CERTO e possui a maior proporção de startups por metro quadrado do globo terrestre , tendo criado gigantes bilionárias como Waze por exemplo? É o que veremos.

O ano era 2017, eu desde criança tinha o sonho de conhecer Israel, não apenas pelo mundo das startups em si, mas pela mística religiosa, por lá ter nascido a primeira religião Monoteísta ( judaísmo), e eu sempre fui muito fã de história. Depois, me apaixonei ainda mais pela quantidade de Startups e pelo POTENCIAL INOVADOR de execução daquele povo, Startups como Waze ( para quem é da mais nova geração ) ou bate papo como ICQ  ( para quem é Crunge... rsrs) surgiram justamente ali. Mas como disse , nesse mesmo ano de 2017 Ganhei um concurso de intercâmbio desse mesmo país promovido pelo Banco do Nordeste, ´´Quem Inova vai mais Longe``, teria a oportunidade de mostrar soluções que havíamos desenvolvido aqui no Ceará de Nanotecnologia sem utilização de água, além de poder , enfim, REALIZAR esse sonho e entender melhor quais são esses gatilhos, que pontuo um por um ,a partir de agora. 

1. CULTURA 

Israel , por ter um povo com uma história de perseguição milenar, egípcios, romanos, gregos e principalmente os mulçumanos ( preciso nem narrar o quão lamentável foi o regime nazista e holocausto), é um povo que aprendeu o conceito de viver a vida intensamente, de agradecer pelo simples fato de poderem viver, a palavra ´´gratidão`` inclusive, nem existe no vocabulário ´´Hebraico``, pelo simples fato de que isso para eles é quase que uma obrigação, retribuir aquilo que lhe foi dado. Existe um ditado árabe sobre as tâmaras ( frutas típicas da região) que diz ; ´´quem colhe tâmaras, não colhe tâmaras``., antigamente as tamareiras tinham um tempo de maturação de 100 anos para serem colhidas, hoje em 10 anos com advento de novas tecnologias. Além disso, vale ressaltar que Israel é um dos países mais INCLUSIVOS e que apoiam a diversidade no mundo, tanto no que tange as mulheres, quanto a comunidade LGBT, negros , pardos, o que for, você não se sentirá excluído. Lembro bem de que em uma apresentação na cidade universitária de Beer Sheba , nosso time composto apenas por Homens, nos foi questionado qual o motivo de não haverem mulheres na nossa delegação? Sim, motivo de vergonha, mais um aprendizado. 

2. Burocracia e estímulo a Inovação .

Israel é o país no Mundo que mais investe em P & D ( inovação), aproximadamente 5 % do PIB é direcionado para que novas tecnologias e tendências possam estar sendo apresentadas ou forjadas. O erro por lá é quase que uma obrigatoriedade, errando que se aprende , lá é uma PREMISSA, diferente do que vemos por aqui, você consegue abrir um CNPJ em 3 dias , operando com Lucro já em 1 semana. Nas universidades outra aula de Burocracia zero, enquanto em países como o brasil o Professor ou pesquisador é tratado quase como um forasteiro nos projetos universitários, não podendo ter seu cpf vinculado a empresas nascentes ou qualquer sociedade que seja, lá, eles são incentivados a participarem desses projetos tendo equity na sociedade. Porém, vale ressaltar que as prioridades dos projetos de inovação disponibilizada pelo governo de Israel são para atender demandas militares, dada hostilidade enfrentadas por eles por seus países de maioria mulçumana vizinha . O famoso Pen drive que você utiliza , ou utilizava , surgiu de uma necessidade de espiões israelenses transitarem grandes quantidades de documentos sigilosos , sem serem percebidos pelos países vizinhos. Homens são treinados para o Serviço Militar obrigatório por 3 anos, assim como as mulheres 2 anos, tendo após esse período de serviço, direito ao que eles chamam de A Grande Viagem, onde por 6 meses escolhem destinos mundiais para apenas ´´serem felizes``.

3. Parcerias tecnológicas ( Hub de Inovação)

Israel tem menos de 9 milhões de habitantes – 0.1% da população mundial – mas apresenta mais empresas listadas na Nasdaq do que qualquer outro país, salvo Estados Unidos e China. Além disso, tem mais startups, cientistas, capital de VCs, engenheiros, patentes médicas, taxa de gasto em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e profissionais em tecnologia do que qualquer país do mundo em termos per capita. Israel é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos ecossistemas empreendedores mais maduros do mundo. Intensa integração e alinhamento em termos da importância do empreendedorismo para o país entre players da iniciativa privada, governamental, acadêmica, grandes empresas, startups, militares somados com capital abundante, cultura que apoia o empreendedorismo e visão focada em criar negócios globais. Mais de 300 multinacionais apresentam centros de pesquisa de alta tecnologia no país, incluindo as gigantes Microsoft, IBM, Apple, Cisco, HP e Intel.

4. Capital abundante para startups e integração

  • Capital abundante para startups na nova economia (high tech companies). Apenas em 2017, mais de US$5,2 bilhões foram investidos por VCs (venture capitalists) em Israel. Sendo que 84% deste capital veio de fundos estrangeiros. Em 2016, mais de US$ 4,831 bilhões foram investidos por VCs em Israel; sendo que 87% veio de fundos não baseados em Israel.
  • Sociedade dá boas vindas a imigrantes. Dos cerca de 8,8 milhões de habitantes, mais de 3,1 milhões são imigrantes, sendo mais de 1 milhão oriundos da Rússia. Grande parte destes imigrantes russos chegaram em Israel com alto nível de educação.
  • Alta exposição cultural para outras culturas. Dentre os 8,8 milhões de habitantes, mais de 4 milhões dos habitantes viajaram para o exterior. Essa proporção é extremamente alta. De acordo com o professor Udi, essa curiosidade pelo novo e por outras culturas ajuda a explicar porque Israel inova tanto. Eu concordo, costumo dizer que não importa qual a pergunta, a resposta é viajar. Mais de 30% dos israelenses com mais de 20 anos viajou ao exterior pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores, segundo o Centro Nacional de Estatísticas do país.
  • Integração acadêmica com foco em aplicações práticas. Em Israel, temos 9 universidades, 54 colleges, #3 em publicação cientifica no mundo, foco em pesquisas com fins práticos. Orgulho em ter muito conhecimento em transferência e comercialização de conhecimento.
  • Integração do Exército na sociedade. Tecnologias criadas para fins militares acabam sendo usados em outros fins. Israel é um dos principais exportadores de armas do mundo e de drones. Ao completar 18 anos os homens vão para o exército por 3 anos. As mulheres por 2 anos.
  • Valoriza a educação. Maior número de engenheiros e cientistas per capita (135 engenheiros e 140 cientistas e técnicos por 1 mil empregados). 12 ganhadores do premio Nobel, 6 na última década (a verdade é que muitos são Judeus e não necessariamente vivem em Israel hoje. O costume diz que se o filho de mãe é judia, é judeu.
  • Condições especiais para empresas internacionais buscando investir em abrir centros de pesquisa e desenvolvimento em Israel. Destacou que a presença da China pode ser sentida cada vez mais forte aqui em Israel. Tente adivinhar aonde Alibaba abriu seu primeiro centro de pesquisa fora da China. Xiaomi, Huawei e outras gigantes chinesas já possuem centro de pesquisa e desenvolvimento em Israel.
  • O país é muito pequeno em termos de população total. Portanto, os empreendedores aqui criam empresas que desde o primeiro dia são globais. O professor Udi destacou que ficou surpreso ao conhecer empreendedores brasileiros que possuem websites que não apresentam versão em inglês.

Sem dúvidas , foi um divisor de águas na minha jornada empreendedora, voltei de lá mais Humano, mais Objetivo, mais corajoso, com uma sensibilidade ainda maior de inclusão, e mais suscetível a erros, mas o PRINCIPAL , foi a pontualidade , jamais me esquecerei do dia que tomei umas a MAIS em um PUB, acabei perdendo a Van achando que o jeitinho brasileiro do famoso ´´espera mais 5 minutinhos`` iria dar certo, não esperariam nem o presidente. Tomei um rombo no bolso por ter que pegar um táxi as pressas para me reencontrar com o restante do grupo ( rsrsrs). Espero voltar em breve, pois foi paixão a primeira vista. 

Como disse muito bem Bem Gurion ( primeiro ministro do estado de Israel):

" Todos os especialistas estão sempre voltados ao que já passou, não existem especialistas naquilo que ainda o esta por vir. A visão portanto deve substituir a experiência. "

Mauro fernando.