Como se a vida fosse controlável como um helicóptero.
20
0

Como se a vida fosse controlável como um helicóptero.

Meu filho mais velho, ao ler um de meus textos, propôs uma discussão sobre o tema deste colaborando com estes insights.

José Vicente Jr
0 min
20
0

É impressionante e gratificante quando você propõe alguma reflexão e ela avança com a contribuição de quem lê seu texto ou ouve suas indagações.

Eu tenho o privilégio de ter, em casa, um filho que censura, cura e orienta sobre as coisas que eu me atrevo a escrever, às vezes, "de abelhudo".

Numa dessas situações, ele me enviou a nota de rodapé de um dos capítulos de um livro de que está lendo (O Programador Pragmático de Andrew Hunt e Dave Thomas):

"Os helicópteros têm quatro controles básicos. O cíclico é a alavanca que você segura em sua mão direita. Mova-o e o helicóptero se moverá na direção correspondente. Sua mão esquerda segura a alavanca de inclinação coletiva. Puxe-a e aumentará a inclinação em todas as pás, ganhando altura. No fim da alavanca de inclinação, fica a aceleração. Para concluir, você tem dois pedais, que variam a quantidade de empuxo do rotor traseiro e, portanto, ajudam a virar o helicóptero."

Foto: Dreamstime
Foto: Dreamstime

Nossa discussão se deu em torno da possibilidade de as pessoas tocarem as suas vidas como se tivessem os controles nas mãos e, com a manipulação destes de acordo com as instruções, a vida teria os resultados e consequências esperadas.

Mas a vida é um sistema complexo e, por mais instruções que tenhamos, ela sempre será influenciada pela vida do(s) outro(s) que, também, têm seus próprios controles.

Como os coaches, então, conseguem propor: 8 Hábitos Altamente Eficazes? 

Isso me fez pensar sobre todos estes programas de alinhamento emocional e pessoal propostos pelos mais variados e célebres treinadores.

Em sua grande maioria, me parece, os programas oferecidos têm como alvo principal: construir o helicóptero. Ou seja, quando eu vou ressignificar (termo da moda!!!), na prática eu estou saindo do "menos alguma coisa" para chegar ao zero. Como a reforma de um carro... conserta toda a engrenagem e o coloca em condições de andar.

Ressignificar, talvez, nada mais seja do que me colocar de novo como um virgem com potencial e com disposição. Todos os impeditivos foram anulados e estou pronto para o novo.

Ainda assim, me falta a compreensão de como obter o joystick da minha vida.

Me lembrei, então, do título do show do humorista Nando Viana que rodou o país, com grande sucesso: "A vida não tá nem aí pro teu planejamento".

E, talvez, seja verdade! Por mais que você programe, reprograme, ressignifique e construa seu joystick, ele é único e isso sugere que nenhum de nós está preparado para a natureza das coisas e das pessoas, como uma rajada de vento sem previsão na parte de trás do helicóptero.

Lito Sousa, profissional aeronáutico, funcionário da United Airlines por 23 anos e com mais de 30 anos de experiência, responde a uma indagação que contribui com este texto.
Ao ser perguntado, no Flow PodCast, se os aviões comerciais não precisam mais de piloto, ele responde: "Só por fator psicológico". Dá uma olhada > 

Se você assistiu, vai perceber que ele mesmo se contradiz contando o caso do capitão Sully que tomou uma decisão totalmente improvável se os algoritmos do joystick comandassem a situação naquela pane.

Mais uma vez, fica claro que o Nando pode ter razão e, por mais experiência e controle que você tenha sobre a tal "vida", ela não está nem aí para o teu planejamento, pois apesar de parecer lógica, a vida é um sistema complexo.

Na boa, só Deus tem o joystick!