Empunhando a mangueira, empurrando a sujeira... da cabeça!
15
0

Empunhando a mangueira, empurrando a sujeira... da cabeça!

Poucas são as oportunidades de você estar só e poder refletir sobre alguns assuntos. Lavar uma varanda, é um excelente e raro momento.

José Vicente Jr
0 min
15
0

Poucas são as oportunidades de você estar só e poder refletir sobre alguns assuntos. Lavar uma varanda, é um excelente e raro momento.

Limpando a sujeira da cabeça.
Limpando a sujeira da cabeça.

O exercício da reflexão é árduo, principalmente pela falta de oportunidade para se concentrar no ponto que deseja refletir, já que estamos cercados de distrações tecnológicas e afins.

Eu sempre gostei de lavar varanda, quintal, calçada e tudo o mais. Só não suporto lavar carro, isso eu delego para quem faz melhor que eu.

Me dei conta que, sempre que eu paro aqueles minutos para lavar, eu tenho a oportunidade de encontrar meus pensamentos e, junto, a mangueira vai limpando e empurrando toda a sujeira. Comecei, então, a fazer exercícios sobre os assuntos que eu gostaria de dar mais alguns momentos de atenção, enquanto lavo.

É curioso o fato de parecer movimentos sincronizados. À medida que vou limpando o solo, vou limpando a mente, deixando para trás um rastro de limpeza e uma nova aparência.
É verdade que nem sempre dá para deixar limpo! Tem pedaço encardido que precisa de mais ação efetiva para limpar e assim, também tem funcionado alguns assuntos.

Ontem, tive uma experiência legal que, inclusive, me motivou a escrever este texto.

Os dias têm sido chuvosos, então estava tudo molhado. Ao começar a lavar a varanda, fui indagado da razão daquilo, já que estava tudo molhado. Mas, quem disse que estar molhado, quer dizer estar limpo?

Molhado, os cachorros pisam no gramado à volta (que às vezes tem pedaços com terra) e a sujeira é maior do que seco.

E é ai que entra o lance da reflexão. 

Minha empresa cresceu bem em 2020 (um pequeno negócio de gestão de tráfego), mas quem disse que por ter crescido, está estável? Não precisa avaliar processos, pessoas e gestão, para tracionar?

Estar molhado, quer dizer que está molhado... e só!
Ter crescido, quer dizer que cresceu... e só, também!

Ter crescido, quer dizer que o esforço anterior resultou em algo. Mas pode só estar molhado e pode não estar limpo.

Eu tenho percebido que muitas pessoas aproveitam a esteira da academia, as corridas ao ar livre em que postam os resultados do STRAVA nas redes sociais (sei lá o motivo de divulgarem para as pessoas seus exercícios) e os momentos em Uber, táxi ou busão mesmo para ouvir podcasts. Eu acho sensacional, aproveitar o tempo assim! O podcast é o livro que estávamos lendo nas viagens.

Quero terminar convidando você a pegar um destes momentos e não fazer nada, a não ser exercitar suas percepções. Um encontro com você mesmo e seus pensamentos, sem a influência do coach ou do guru da vez.

Como você acha que Deus pode falar com você, se você não tira o fone do ouvido e a sua atenção das palavras alheias?

Entenda Deus como quiser, fica tranquilo(a).

Este é meu primeiro texto na Pingback e eu estou muito honrado de escrever aqui.
Uma startup de uns moleques de BH que vai ganhar o mundo, pois foi pensada para ele.