Busque a felicidade e a saúde
0
0

Busque a felicidade e a saúde

A felicidade só é alcançada quando se está plenamente saudável, se o corpo ou a mente não estiverem bem dificilmente se chega a felicidade plena, pois algo sempre estará faltando.

Melina
4 min
0
0

Acredite, eu sei como é difícil tanto se perceber com um transtorno ou doença mental como procurar ajuda para solucioná-lo.

Antes de nos percebermos com um desses “problemas”, tentamos justificar certas dificuldades que podem aparecer, tentamos dar desculpas, disfarçar, nos ocupar ou nos distanciar de pessoas próximas para não termos que lidar com sintomas que possamos estar sentindo.

Quando já estamos mergulhados nos sintomas e por um acaso já conseguimos perceber que temos um problema, fazemos o possível para que outros não percebam, procuramos soluções alternativas pela internet ou nos aconselhamos com amigos, que normalmente não ajudam por não termos um diagnóstico correto.

E o problema não é só com quem sente ou passa pela dificuldade, amigos e pessoas próximas também tem dificuldade em perceber e em lidar com o que é apresentado, ainda se tem muito receio, sentimento de culpa e em alguns casos até preconceito em apontar um transtorno ou doença mental.

Não se sabe muito a respeito sobre depressão, esquizofrenia, bipolaridade, ansiedade entre tantos outros diagnósticos que tanto se fala, mas pouco se esclarece.

Muita coisa mudou na medicina, farmacologia e métodos psicoterapêuticos de tratamento desde que se começou a estudar a mente humana.

Mesmo sendo quase moda se falar em diagnósticos psicológicos, pouco se dá valor a saúde mental. Existem muitos “mas” quando se trata deste assunto.

Mas ele tem tudo, mas ela é tão linda, mas ele tem tanto dinheiro, mas ela é bem-sucedida entre outros, mas saiba que nada disso importa ou faz efeito em quem está passando por isso.

Independente de termos adquirido a doença ou transtorno mental por meios internos ou externos, a química cerebral foi alterada e por isso; mesmo que se tenha dinheiro, sucesso, amor ou tudo que possa parecer motivo de satisfação, felicidade e realização; os sintomas continuam e os pensamentos mais desconcertantes aparecem, gerando mais mal estar, mais dificuldade em procurar ajuda, mais dificuldade em falar do assunto. Com isso os sintomas se agravam, são gerados atritos em relacionamentos podendo chegar a situações drásticas ou irreversíveis.

Novamente gostaria de dizer que entendo como esta situação é difícil, mas saiba que existem profissionais de saúde que podem ajudar e o que não tem cura, tem tratamento, para que se possa voltar a ter uma vida feliz e agradável.

Se você está com dificuldade em reagir, tente nos momentos de maior lucidez sobre seu problema, pedir ajuda de formas mais claras, fale com o maior número de pessoas, pois alguma delas não vai se sentir intimidada e poderá te ajudar, não hesite em procurar um psicólogo ou psiquiatra, escreva o que e como se sente, física e mentalmente, para quando for procurar alguma ajuda, caso não consiga se expressar ou acredite que não era bem um problema, terá tudo escrito e saberá que pelo menos em alguns momentos se sentiu “daquela forma”.

Saiba que não é difícil só para quem sente os sintomas, pessoas próximas tem tendência a negar a situação por acreditar que poderiam ter feito algo para mudar a situação, por medo ou por culpa, mas fale ou escreva o que sente para estas pessoas mesmo assim, pois todos se beneficiarão quando a ajuda certa for encontrada e o tratamento der resultado.

Busque sua felicidade e sua saúde, se não está se sentindo bem e feliz, procure a sua melhora, se não está dando certo com o que está fazendo por você mesmo, procure um método diferente até que encontre o seu bem-estar novamente.

Se só remédios não estão ajudando o suficiente, procure psicoterapia, se isso também não o satisfizer, procure mudar alimentação, se exercitar, tem tantas formas terapêuticas de lidar com sofrimento psíquico, mas fique atento, profissionais de saúde mental são indispensáveis, mas se o que estiver fazendo ainda não fizer o bem necessário é porque tem algo faltando ou não está na medida certa, fale com quem te orienta e mude, alterne, agregue, só não fique esperando o que te faz mal passar.

E para quem tem que lidar, cuidar ou conviver com pessoas com algum transtorno mental, saiba que você também pode e deve procurar ajuda como psicoterapia ou em grupos de apoio, para aprender a lidar com o assunto, para expor seus medos e angustias, para aprender melhor sobre o diagnóstico e para não adoecer junto com a pessoa, porque como disse algumas vezes, sei bem como é difícil lidar com este assunto, tão delicado, doloroso e assustador em muitos momentos.

Acredite, o normal é se sentir bem e buscar a felicidade e a saúde, mental e física, se você não está se sentindo bem, se acha que tem algo errado, procure ajuda, ninguém se beneficiara mais com seu bem estar do que você mesmo.