Carreira: Funcionário Inquilino
0
1

Carreira: Funcionário Inquilino

Toda empresa tem diversos colaboradores que tem características e comportamentos diferentes. Sempre é possível analisar alguns padrões e hoje vamos falar do Funcionário Inquilino, aquele que aluga um lugar na empresa e na cabeça de seus super...

José Campos
2 min
0
1

Toda empresa tem diversos colaboradores que tem características e comportamentos diferentes. Sempre é possível analisar alguns padrões e hoje vamos falar do Funcionário Inquilino, aquele que aluga um lugar na empresa e na cabeça de seus superiores e colegas.

A primeira característica deste tipo de colaborador é sempre, todo dia, às vezes vários momentos do dia, está ao lado de seu chefe ou de algum colaborador que tem interesse em algo para semear e cultivar algum tipo de ideia.

Em via de regra, nunca é uma ideia para aumento de produtividade ou ajudar a empresa, mas sim tentar dedurar alguém, mentir ou denegrir alguém ou desestimular alguma ação que lhe trará mais trabalho.

Frases como: "Olha, não quero dizer nada, mas fulano poderia ter feito de tal jeito.", "Chefe, desse jeito, ficará complicado pois tenho muito trabalho a fazer.", "Fulano não pensa na empresa, está pensando só nele." ou "Fulano ganha mais que merece pois quem está ao seu lado chefe, somos sempre eu e ciclano.".

Email image

Outro comportamento comum é a inveja e ações de contaminação negativa dos colegas contra alguém ou algum setor. Muitas vezes dura pouco, outros momentos perdura durante muito tempo, mas quando ele é confrontado nunca assume o que diz ou o que pensa, ou seja, é covarde por essência.

Terceira característica é ser o dono da verdade. Ninguém está certo além dele. Ele é o máximo, ele que faz certo, que faz acontecer, etc.

Enfim, todos nós temos colaboradores na empresa que estamos que podem ser Funcionários Inquilinos. E como lidar com eles?

Com 4 passos:

1- Sempre fale a verdade. Contra mentirosos, a verdade não falha.

2- Confronte-os. Eles fogem do confronto pois não tem argumentos.

3- Use dados e números. Geralmente, esse tipo de funcionário fala mentiras e coisas da cabeça, unindo ao seu discurso a emoção, nunca dados reais.

4- Antecipe os passos deles. Podem parecer espertos, mas são extremamente previsíveis.

Não dê lugar ao funcionário inquilino, nem na sua equipe nem na sua empresa.

" Ser odiado por um bando de idiotas é o preço que se paga por não ser um deles." Paulo Vieira