Estratégias de vendas
1
0

Estratégias de vendas

Não temos como controlar o tipo de cliente que vai entrar em nossa empresa, mas temos como nos preparar para atender bem a todos eles. Seja qual for o seu produto ou serviço, a venda tem sempre um roteiro, então ter um planejamento é essencia...

método REAL
2 min
1
0

"Satisfazer o cliente é obrigação. o diferencial é mantê-lo encantado"

Email image

Não temos como controlar o tipo de cliente que vai entrar em nossa empresa, mas temos como nos preparar para atender bem a todos eles. Seja qual for o seu produto ou serviço, a venda tem sempre um roteiro, então ter um planejamento é essencial.

Antes de tudo forneça aos colaboradores que estarão na linha de frente todo o treinamento e informações sobre seu produto ou serviço. Qualquer que seja a venda passar confiança ao cliente de que sabe do que esta a falar é primordial.

Vender não é apenas ter simpatia e conversa pronta. Os clientes estão cada vez mais informados e exigentes. A empresa que não consegue acompanhar esse processo fica para trás.


Aqui vamos lhes mostrar os passos a seguir para uma venda de sucesso e como fazer com que o cliente perceba que não está apenas a fechar um negócio consigo, ele está a encontrar a solução de um problema.

Todo profissional precisa de disciplina, e com o vendedor não é diferente. Respeitar as etapas do processo de venda é a chave que vai abrir a porta para o seu sucesso.

  • Raio x do cliente
    Quando falamos em Raio X do cliente, estamos nos pondo em uma situação onde o cliente vai em busca do seu produto ou serviço, chamamos de venda passiva.

    Neste caso o cliente já está dentro do perfil da sua empresa e cabe à pessoa que o vai receber colher informações ocultas, ou informações não verbais, para entender que tipo de cliente vai ser trabalhado.

  • Abordagem
    Nesta hora que entra a pessoa simpática e disposta a resolver qualquer problema que o cliente possa ter. Seja o mais amistoso possível e procure entender as necessidades que o cliente trás, pois se ele entrou em sua empresa, lá tem algo que o interessa.

    Faça perguntas para entender qual o problema a ser resolvido, mas tenha cuidado para não ser invasivo, observe as reações que o cliente passa e deixe-o confortável para falar.
  • Ouvir
    Um bom vendedor ouve mais do que fala. Se o vendedor consegue entender o motivo pelo qual o cliente procurou sua empresa, fica muito mais fácil fazer a proposta certa e levar o cliente ao próximo nível do funil de vendas.

  • Concretização da Venda 
    Como já citei no começo deste texto, os clientes estão cada vez mais informados, então não adianta ocultar informações que possam por em risco o seu negócio no futuro.

    A honestidade na hora de concretizar a venda é importantíssima, então é neste momento que deve ser passado ao cliente todas as informações necessárias sobre o serviço ou produto de modo a deixá-lo ciente que está adquirindo uma solução e não outro problema.

  • Fidelização
    Um dos pontos chave para a fidelização é uma boa experiência. Se o cliente passou por todas as fases descritas à cima com todo profissionalismo e se sentiu acolhido, a empresa já tem muitas de chances deste cliente voltar e indicar seus serviços.

    Usamos também de algumas táticas para esta fidelização, como os cartões cliente ou programas que lhes tragam algum benefício exclusivo.

Vale sempre lembrar que manter os clientes que já temos retido é tão importante quanto conseguir novos e que além disto os benefícios financeiros para a empresa também são vantajosos.

Coloque-se no lugar do cliente, mas nunca invada o espaço dele, não há nada mais satisfatório do que ser bem atendido.