Por que você deveria filmar seus filhos.
118
0

Por que você deveria filmar seus filhos.

MARCOS HOELZ BARROS
0 min
118
0

Legal, você aí, na luta diária da paternidade / maternidade, tentando não errar muito, já sabendo que vai, e eu aqui falando que você deveria achar tempo para filmar mais seus filhos.

Bem, me desculpe, mas sim. Deveria.

E aqui está o porquê.

Além da óbvia: ¨ Porque nao custa nada¨ e da clichê:  ¨Porque o tempo passa rápido¨, a minha primeira (ou terceira) resposta seria:

  • Porque não !? Você já fica pendurado nesse celular (eu tb fico), tem wi-fi que eu sei, tem nuvem barata que todo mundo sabe e tem até edição grátis do google pra você.
  • Mas já tiro muita foto. Já não é bom o bastante?
  • Não. E pra defender meu ponto vou me usar como exemplo.

Meu nome é Marcos, 40 anos, pai da menina Maya de 4 e do garotão Martin que nasce em Outubro. E se você é dessa minha geração, pegamos toda a revolução digital. 

Você também deve ter suas fotos de criança já meio amareladas. Aquela sua moleque sentado no capô de uma brasília ou de um fusca. Outra com todos seus primos nas férias de 85. E a clássica de festa de aniversário com refrigerante em garrafas de vidro de 1 litro (como 1 litro rendia tanto?) e seus jovens avós em volta da mesa.

Todos dessa geração tem mais ou menos as mesmas fotos.

Elas fazem parte de algumas que você viu e reviu enquanto crescia.

Não são tantas assim, são só aquelas. Sua infância em um punhado de fotos.

Para nossos pais, fotografar não era barato ou de graça como é hoje. Tinha que ter dinheiro pra máquina, o  filme certo, e pra revelar, bem,  você tinha que ter tempo.

É bem provável, aliás, que o verbo ¨revelar¨ venha  justamente daí. Daquele clique desfocado até a foto na sua mão, exigia-se  paciência.

Saciar a curiosidade demorava..e essa era a ¨revelação¨ do momento que você havia registrado.

Agora, antes de falarmos de nossos filhos, pense nas lembranças de infância dos nossos pais. 

Eu já vi algumas fotos de meus pais crianças,...talvez tenha visto umas 10? 20? São as mesmas 10, 20 que eles viram a vida inteira...e ainda bem que alguém pôde naquela época, com limitações maiores do que a nossas, ter feito algum registro da infância deles. 

Bem..nossos avós, talvez tenham 1 ou 2...daquelas que até hoje eu não sei se é foto ou pintura...todos sentados e sérios como uma família real.

Os registros que você fizer hoje, serão as lembranças que seus filhos terão no futuro.

Você não sai de casa e entra numa sala com dezenas e dezenas de pessoas para ver slides de fotos. Mas num cinema, você topa pagar pela experiência de, por algumas horas, ser ¨transportado¨ para outra realidade.

 Suas histórias serão melhor contadas por filmes do que por fotos. 

Eu não quero que você seja diretor de cinema ou algo parecido, nem coloco em mim essa pressão, mas entenda, quando peço para você filmar e não só fotografar é porque eu sei que no futuro, como sempre aliás,  a tecnologia estará onde ainda nem conseguimos imaginar. Ela vai gerar pra você, vídeos fantásticos que hoje editores penam pra fazer. Vídeos emocionantes, que estarão guardados para sempre.

 Nossos filhos, netos, e bisnetos verão o filme da vida deles, dos avós e bisavós como nós nunca pudemos ver. Na verdade, como ninguém nunca viu.

Apenas filme e guarde. Você só precisa ter o material para produção.

Pense como se fosse uma poupança de lembranças para os pequenos.

1º Viagem da Maya 
1º Viagem da Maya 

É um comprometimento de longo prazo, eu sei. O que eu não sei, é de algo realmente gratificante que não seja.

Marcos H Barros

Instagram: @mhbarros