Sertanejo, como surgiu até a explosão no século XXI – Parte 4
0
0

Sertanejo, como surgiu até a explosão no século XXI – Parte 4

Já estamos nos anos 1960, outra mudança bastante significativa na música sertaneja aconteceu nessa década, como dito na parte 3 houve uma mudança nas composições não somente falando sobre a vida no campo e apresentando outros temas que fizera...

Mauro Rodrigues
2 min
0
0

Já estamos nos anos 1960, outra mudança bastante significativa na música sertaneja aconteceu nessa década, como dito na parte 3 houve uma mudança nas composições não somente falando sobre a vida no campo e apresentando outros temas que fizeram grande sucesso.

Mas a década de 60 foi um divisor de águas na música em geral, com a introdução da televisão no país houve uma desaceleração da música regional (sertaneja) acabando assim perdendo espaço com o avanço da tecnologia, mas mesmo assim foi uma década muito importante para a música sertaneja.

Nessa década houve muitas músicas gravadas em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que são;

- A Marca da Ferradura – Tonico e Tinoco (1960)

- Romaria – Luizinho e Limeira (1961)

- Ceguinha – Abel e Caim (1968)

- Virgem Aparecida – Vieira e Vierinha (1968)

- Milagrosa Nossa Senhora – Tonico e Tinoco (1969)

Houve muito mais músicas sertanejas em homenagem a Padroeira do Brasil gravadas em outras épocas a frente.

Nesse período, a rádio nacional promoveu festivais para descobrir novos talentos na música e celebrar grandes nomes do sertanejo na época. Essa década foi a época de reformulação da música sertaneja, foi o início da fase romântica que é famosa até os dias de hoje. Querendo buscar um público cada vez mais jovens, houve a inserção de instrumentos variados como a guitarra elétrica e alguns com uma orquestra.

Essa pode ser considerada a segunda geração da música sertaneja, onde perdeu de usar o nome caipira para sertaneja. E passou a ter uma influência de novos ritmos que incorporando as músicas e fazendo parte do gênero, incorporando novas sonoridades, letras e utilizadas, e assim com advento da evolução da tecnologia o gênero evoluiu junto e se desenvolveu conforme ocorria o crescimento da população.  

Em breve virá a parte 5, falando de 3 décadas importantes para a música sertaneja brasileira.