Sertanejo tem sim, posso provar
0
0

Sertanejo tem sim, posso provar

Chegamos em um momento que a desinformação é o mal que existe entre nós, falei para mim quando vi a noticia, não vou falar nada e tals mas não aguentei.

Mauro Rodrigues
3 min
0
0

Chegamos em um momento que a desinformação é o mal que existe entre nós, falei para mim quando vi a noticia, não vou falar nada e tals mas não aguentei.

Vamos lá, o programa Altas da Horas da Rede Globo exibido sábado dia 13/08/2022 a atriz e produtora Jennifer Dias falou "A gente não vê sertanejo preto", que foi replicado em matéria ao site G1  publicado no dia 14/08/2022. 

Bom vamos do começo, existe e existiu cantores sertanejos pretos, e inclusive uma dupla sertaneja de bastante sucesso(irei citar mais abaixo). E não é só isso, um dos integrantes dessa dupla quando fez carreira solo ganhou um Grammy Latino de melhor disco de música sertaneja. 

A música sertaneja ou música caipira é conhecida de muitos(irei fazer um texto contando a história do gênero), ela foi difundida pelos interiores do Brasil e chegou ao grande publico das grandes capitais meados dos anos 80 por intermédio das rádios FM. A primeira música sertaneja gravada no Brasil foi "Jorginho do Sertão" em 1929 gravado pelo jornalista Cornélio Pires(só para contextualizar o gênero musical). 

Desde a primeira gravação, tivemos diversos cantores sertanejos pretos, entre eles estão a dupla Pena Branca (José Ramiro Sobrinho (1939-2010)) e Xavantinho (Ranulfo Ramiro da Silva (1942-1999)) que alçaram o sucesso no meado dos anos 1960 com a música Cuitelinho que posteriormente foi gravado por Inezita Barroso, Milton Nascimento, Nara Leão, Renato Teixeira, Almir Sater, Rio Negro e Solimões, entre outros.

Temos o grande cantor instrumentista Tião Carreiro (José Dias Nunes (13/12/1934 - 15/10/1993)), que foi o grande violeiro brasileiro e precursor do "pagode". Ele teve a dupla de maior influencia do meio sertanejo, Tião Carreiro e Pardinho ( Antonio Henrique de Lima (14/08/1932 - 02/06/2001)), e um dos grandes sucesso deles foi Pagode Brasilia.

Trazendo para um passado mais recente, temos o cantor Rick (Geraldo Antônio de Carvalho (05/12/1966 )) que faz dupla com o cantor Renner ( Ivair dos Reis Gonçalves (19/11/1971)) que eles tem 25 anos de carreira como dupla e Rick já teve uma breve carreira solo, e além é um dos maiores compositores da música brasileira com diversos hits gravados por inúmeros artista como por exemplo "Página de Amigos"  que compôs junto com Alexandre e gravado pela uma das maiores duplas do sertanejo, Chitãozinho e Xororó.

Não podemos esquecer do João Paulo (José Henrique dos Reis (28/07/1960 - 12/09/1997)) que fazia dupla com o cantor Daniel (José Daniel Camillo (09/09/1968)), que também era compositor e sua música preferida segundo Daniel era  'Poeira da Estrada', composição sua com o Rick dupla com Renner (olha só né..). João Paulo é uma das melhores segundas vozes do sertanejo elogiado por muitos e suas composições são um detalhe a parte.

E trazendo para a nova geração temos o Thacio (Thacio Cândido Silva (20/10/1991)) que faz dupla com Lucas Reis (Lucas Cássio dos Reis Rosa (21/12/1992)) que em sua música mescla a juventude universitária, romantismo e sertanejo raiz. Uma das músicas de sucesso da dupla é Caipirinha que atualmente tem mais de 4 milhões de views no youtube.

Esses são apenas alguns nomes importantes do sertanejo, e como dito pela atriz "a gente não vê sertanejo preto"  podemos comprovar o contrário, desde do inicio da música sertaneja temos sertanejo preto e inclusive como uma dupla e com grandes compositores.